Vestiria a uma obra

Avatar do Utilizador
andrect
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 17 fev 2008, 10:03

Re: Vestiria a uma obra

Mensagem por andrect »

As características do projecto que eu falo em cima já estavam atribuídas quando eu peguei no projecto, tendo neste caso a necessidade de fazer a vistoria (visto que já estão a implementar), como forma de ver se esta tudo direito. Como eu nunca fiz nenhuma estou a ver o que é necessário (aconselhável) fazer para não haver falhar.

E como por vezes esquece menos de alguns pormenores, eu abri o tópico para que as pessoas com mais experiência que eu me possam ajudar.

Obrigado.


Avatar do Utilizador
andrect
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 17 fev 2008, 10:03

Re: Vestiria a uma obra

Mensagem por andrect »

rafa2045 Escreveu:Duzia 12 ATENÇÂO!!!!!!

Estás a dar um mau conselho.

.........

Para saber se podes assinar termo, para 74 KVA, precisas de ser técnico com habiltação necessária e estar iscrito como tal na DGE.

Se disseres quais as tuas habiltações/cursos técnicos talvez se possa esclarecer aqui..

Cumprimentos

Já que disponibilizas-te queria fazer-te mais uma pergunta para a além de se posso assinar ou não!
Eu sou recém-licenciado em Eng. electrónica (ramo Electrotécnico) e por isso disseram-me que eu de devo de inscrever na ordem dos Eng. e só depois devo de me inscrever na DGE é mesmo assim ou posso inscrever-me logo na DGE?
Aconselhas-me a inscrever em mais alguma instituição
Avatar do Utilizador
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 132
Registado: 12 fev 2008, 20:46
Localização: Porto / Viseu

Re: Vestiria a uma obra

Mensagem por Checkmat »

Broas

Eu já acabei o curso de Eng. Electrotécnica á 2 anos e por falta de tempo e disponibilidade ainda não me inscrevi na ordem, pois temos de ir fazer o exame escrito....
Vou ver é se me inscrevo na ANET pois é só meter a papelada e o processo e mais rápido, ou seja, menos burocratico (minha opinião, claro).
rafa2045
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 19 fev 2008, 17:28
Localização: Zona de LIsboa

Re: Vestiria a uma obra

Mensagem por rafa2045 »

Pois é....Ohmico pois é.... :shock: 8) :evil:

A coisa vai de mal a pior...... O ensino está-se a degradar.... O nivel profissional nalgumas áreas também.... E o nível de competencia e seriedade dos nossos governantes em geral idem.....
(qd comparo as definições para o termo "mafia" com o posicionamento pessoal da maioria dos nossos politicos/governantes. Á medida que os anos passam apercebo-me de cada vez mais semelhanças :cry: ...)

Testemunho aqui algumas situações reais com que me tenho deparado nos ultimos tempos e que me causam tristeza
(ATENÇÂO: O que vou exprimir pode ser/é polémico. É escrito no intuito de ajudar a tentar esclarecer e não pretende ofender ninguém!!!....)
Da discussão (troca de ideias civilizadamente) nasce a luz .....
Então:

- Nas escolas publicas muitos alunos com dificuldades de aprendizagem intelectuiais, de personalidade, comportamento etc.... terminam o 9ºano (como podem) e geralmente são empurrados para as escolas profissionais (existem escolas que formam técnicos todos com direito a carteira profissional város graus- é conforme... e facilita-se muito)....
- Por via do slogan" ...queremos que todos os portugueses tenham direito à educação gratuita até ao 9º ano..."criam-se regras e leis que mais parece que a lei é " ...canudo do 9ºano para todos dê lá por onde der...." O efeito "visual" final é: a população portuguesa
é muito culta!?"
- Como já falam em ensino obrigatório até ao 12º ano, bem..... ´
- Já há cursos "profissionalizantes" diurnos até 12ºano de várias áreas no ensino secundário em que as disciplinas não são anuais é por módulos, 3 por ano, em que a avaliação é feita estritamente da seguinte forma (30% trab individual, 30% trab de grupo, 30 % um teste de avaliação e 10% comportamento) .... os alunos passam por ex a Matemática com o seguinte cálculo (isto é real!!): [(15*0.3) +(15*0.3) + (6*0.3) + (12 *0.1) ]=11.7 (12) Nota: os trabalhos são na maioria feitos pelo explicador!!! Senão ai...ai
Isto faz, na prática, com que a maioria dos alunos faça matemática do 12ºano sem saber NADA! Alguns até se esqueceram como se somam fracções!!!!!)
- Cursos Superiores há aí milhares... agora encurtaram....(é curioso!! a complexidade dos assuntos técnicos/tecnológicos tem aumentado exponencialmente? ao longo dos anos mas
o tempo para a formação do pessoal superiormente especializado diminuiu) ai EUROPA DECADENTE....

os nossos netos ainda se arriscam a ser todos doutores(eles e todos eles)..... "ganda nice!!!" :roll: :roll: :shock: :shock: :? :?
A continuar assim a este ritmo, ainda temos que inventar, novos nomes para graus de ensino....

ISTO JUSTIFICA MUITO DO QUE VEMOS POR AÌ..........

Cumprimentos
rafa2045
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 19 fev 2008, 17:28
Localização: Zona de LIsboa

Re: Vestiria a uma obra

Mensagem por rafa2045 »

Olá Andrect

Electrónica (ramo electrotécnico) não conhecia essa especialização!!!
(A palava electrónica, à primeira vista, não me parece compativel com instalações eléctricas ---- ramo electrotécnico sim ---- não sei :? )

Olha... eu pensei que tinhas algum curso técnico profissional. Perdoa :oops:

Neste momento eu estou um poco ignorante :roll: , pois como já estou inscrito á muitos anos na DGE, nunca mais me procupei com isso.

Antigamente bastava certificado de habilitações e ir às diversas entidades que faziam
as insrições (por ex DGE), e pelo facto (penso eu) de os cursos serem poucos não havia mais nada a inscrever previamente.

Eu sou "sócio" :) da ANET. Inscrevi-me à anos por causa de um trabalho que executei onde isso era necessário.

Ouvi (não esclareci) que as regras estão a mudar nessa área e que os técnicos como eu
tem que renovar(inscrever)/comunicar????.... Deve ser para esfolarem mais uns trocos!!
Há um prazo para isso.

Também vou esclarecer em breve!!!

Lamento pois não poder responder-te directamente. Não seria fiável.

Posso dizer-te:
Vai a "correr" tratar disso senão a vistoria vai ter que ser feita por outro.
Tens de estar inscrito na DGE e cumprir os requisitos. Pega no telefone (ANET ou Ordem conforme o teu curso e/ou DGE) informa-te (os sites podem informar alguma coisa também), pega no teu certificado de habilitações e vai já lá!!

A vistoria terá que ser pedida à Certiel atempadamente (aprox. 15 dias na zona de Lisboa) para coincidir com a conclusão das instalações

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1517
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Vestiria a uma obra

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Cuidado com os abaixamentos nas gruas!
Cpt

Rebelo Cruz
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Vestiria a uma obra

Mensagem por Duzia12 »

As gruas e as cataduplas


Um abraço
Avatar do Utilizador
andrect
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 17 fev 2008, 10:03

Re: Vestiria a uma obra

Mensagem por andrect »

“rebelocruz” e “Duzia12” porque que me dizem para ter cuidado com as com os abaixamentos nas gruas e das catadupas? O que devo de ter em atenção?

“rafa2045” o meu curso é de electrónica em geral, em que nos últimos anos escolhemos o ramo que queremos ir (Robótica, micro electrónica, Electrotecnia,…), eu segui Electrotecnia! Por isso é que eu digo Ramo Electrotecnia. E o meu curso esta amolgado pela Ordem não nesse citando de fazer o exame, eu já me inscrevi ontem, tenho que ficar agora a espera da aceitação. O estanho e que eles me disseram que eu não preciso de me inscrever na DGE, o que acho meio esquisito. Não sabem se tenho ou não que me inscrever na DGE?
Avatar do Utilizador
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 224
Registado: 13 jan 2008, 10:42
Localização: Évora

Re: Vestiria a uma obra

Mensagem por Miguel P. »

Aconselho-te a leitura do documento anexo. Se já estiveres inscrito na Ordem ou na ANET, não é necessária a inscrição na DGEG.
Anexos
dl229_2006.pdf.zip
(101.31 KiB) Transferido 80 vezes
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Vestiria a uma obra

Mensagem por gemini »

andrect Escreveu:“rebelocruz” e “Duzia12” porque que me dizem para ter cuidado com as com os abaixamentos nas gruas e das catadupas? O que devo de ter em atenção?

“rafa2045” o meu curso é de electrónica em geral, em que nos últimos anos escolhemos o ramo que queremos ir (Robótica, micro electrónica, Electrotecnia,…), eu segui Electrotecnia! Por isso é que eu digo Ramo Electrotecnia. E o meu curso esta amolgado pela Ordem não nesse citando de fazer o exame, eu já me inscrevi ontem, tenho que ficar agora a espera da aceitação. O estanho e que eles me disseram que eu não preciso de me inscrever na DGE, o que acho meio esquisito. Não sabem se tenho ou não que me inscrever na DGE?
Boas.

Se o teu curso é homologado pela OE, não necessitas de fazer um exame de ingresso na OE, lógico :) é só ires lá inscrever-te! leva o Certificado Habilitações original e cópia do BI e 2 fotos sem esquecer $$ pra pagares quotas :lol:

Quanto á inscrição na DGE, já não é necessário, basta estares na OE.
Saiu um Diploma Legal em Novembro de 2006 que indica isso mesmo e eu, inclusivé, entrei em contacto com a DGE e eles até me enviaram um email com esse Dereto a informar disso mesmo: BASTA INSCREVER NA OE 8)
Anexos
dl229.2006EstTecResp.rar
(100.6 KiB) Transferido 75 vezes
Learning is the goal!!
Avatar do Utilizador
andrect
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 17 fev 2008, 10:03

Re: Vestiria a uma obra

Mensagem por andrect »

Miguel P. Escreveu:Aconselho-te a leitura do documento anexo. Se já estiveres inscrito na Ordem ou na ANET, não é necessária a inscrição na DGEG.
Eu inscrevi-me só agora, e vou fazer estágio curricular.
Vou então dar uma leitura e se tiver alguma dúvida eu comunico. Porque se não precisar de me inscrever é menos uma conta a pagar, e a vida esta difícil para todos.
TRouBLeMaKeR
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 06 dez 2007, 10:51

Re: Vestiria a uma obra

Mensagem por TRouBLeMaKeR »

Eu tenho estas dúvidas porque quando estamos a estudar ninguém nos ensina o que se deve de fazer na prática!
E já agora eu só agora e que vou pedir a carteira profissional.

E obrigado pela ajuda


Ele ainda não tem carteira profissional.
Se só agora a vais tirar ainda tem uns meses pela frente para te preparares, pois tirares a carteira profissional hoje em dia tens de perder uns meses nisso.
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 134
Registado: 02 jan 2008, 12:22

Re: Vestiria a uma obra

Mensagem por Miguel Rocha »

“rebelocruz” e “Duzia12” porque que me dizem para ter cuidado com as com os abaixamentos nas gruas e das catadupas? O que devo de ter em atenção?
Apesar de não ser para mim penso que o que eles querem dizer é que nos abaixamentos os motores poderão trabalhar como geradores, desconheço o tipo de motor que é utilizado, injectando energia na rede... isso tem de ser levado em conta.
Avatar do Utilizador
andrect
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 17 fev 2008, 10:03

Re: Vestiria a uma obra

Mensagem por andrect »

Boas “gemini” e “Miguel P.” eu não entendi uma coisa eu tenho que ser membro efectivo da ordem dos Eng?

Porque eles logo no inicio dizem: “Com efeito, por força do artigo 3.o dos Estatutos da Ordem dos Engenheiros (OE), aprovados pelo Decreto- Lei n.o 119/92, de 30 de Junho, a atribuição do título, o seu uso e o exercício da profissão de engenheiro dependem da inscrição como membro efectivo daquela Ordem.”

Eu como membro estagiário não posso exercer?
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Vestiria a uma obra

Mensagem por gemini »

andrect Escreveu:Boas “gemini” e “Miguel P.” eu não entendi uma coisa eu tenho que ser membro efectivo da ordem dos Eng?

Porque eles logo no inicio dizem: “Com efeito, por força do artigo 3.o dos Estatutos da Ordem dos Engenheiros (OE), aprovados pelo Decreto- Lei n.o 119/92, de 30 de Junho, a atribuição do título, o seu uso e o exercício da profissão de engenheiro dependem da inscrição como membro efectivo daquela Ordem.”

Eu como membro estagiário não posso exercer?
Podes exercer tudo á vontade, mas enquanto fores Membro Estagiário és equiparado a Engº Técnico inscrito na ANET, o que, diga-se a verdade, é plenamente suficiente para 95% das situações que vais precisar no dia a dia ;)

Depois quando fores efectivo.....és efectivo! E pagas quotas como tal (150 euros em vez de 30....xulos :evil: )
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”