Luzes de led fundiram? Resposta - Puxaram a humidade...lol

Responder
Avatar do Utilizador
ricardo_frg
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 06 jan 2010, 21:40
Localização: Seixal

Luzes de led fundiram? Resposta - Puxaram a humidade...lol

Mensagem por ricardo_frg »

Boas

Tenho uma duvida que gostaria que alguem, que tenha passado pelo mesmo me pudesse esclarecer.
Fiz uma moradia na qual, instalei uns pontos de luz em led de balizagem, em uma passadeira que dá acesso do portão de entrada da moradia à entrada da casa. Estes leds supostamente são estanques e blindados, e começaram a fundir aos poucos, notado-se pelo vidro alguma humidade. Os cabos que vem de origem com os leds apenas tem cerca de 1 metro, e tive de uni-los com pontas de cabo maior para poderem chegar à caixa estanque onde está o transformador. Estas uniões foram feitas com soldadura e manga termoretractil.

Optei por contactar o comercial da marca dos led`s, a qual é uma marca bastante conceituada, em que combinou comigo uma reunião no local da instalação para verificar o problema. Assim foi, o sr. chegou lá olhou para as uniões dos cabos e respondeu-me que os led´s fundiram devido às más ligações nas uniões, por que não eram estanques, e os led´s puxaram a humidade pelos cabos, logo fundiram :shock: :shock: :shock: :shock: Trabalho em electricidade à muitos anos mas nunca tinha ouvido uma justificação destas... Perante isto, será verdade :?: :?: os led´s tem a capacidade de puxarem humidade pelos condutores e fundir???

Acho que é uma manobra para a marca não assumir responsabilidades em um equipamento que tem apenas 6 meses, e fazer com que o instalador seja responsavel...

Obrigado pelo esclarecimento


ricardo_frg
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Luzes de led fundiram? Resposta - Puxaram a humidade...l

Mensagem por jaimereis »

esse "fenonemo" por vezes acontece, principalmente em instalações submersas ou em zonas de rega, apesar da iluminaria ser estanque, o cabo no seu interior não o é, e quando a iluminária arrefece "chupa", se é que se pode usar esse termo, a humidade

mas isto são situações raras, a manga termoretil, que usou é de vulcanização? ao retrair, fica restos de resina nos topos

se puder faça um ensaio, mas registe

tambem já me aconteceu situações parecidas......e fiquei como o amigo...............incredulo............mas é a unica explicação que tenho


p.s. actualize o seu perfil
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
ricardo_frg
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 06 jan 2010, 21:40
Localização: Seixal

Re: Luzes de led fundiram? Resposta - Puxaram a humidade...l

Mensagem por ricardo_frg »

Ok, obrigado pela sua colaboração amigo jaimereis.... Mas continuo espantado :shock: :shock: de como isto pode acontecer.
Sim, a manga é boa, é da 3M, e sim contem resina...

Quer dizer por este andar qualquer dia para puxar agua dos furos nos lençóis friaticos começa-se a usar cabos eléctricos em vez de tubos de canalização e bonbas elécticas :lol: :lol:

Moral da história, se calhar o comercial tem razão...
ricardo_frg
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4053
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Luzes de led fundiram? Resposta - Puxaram a humidade...l

Mensagem por Varejo »

Boas, se a manga tem resina e foi bem colocada, supostamente deveria ficar estanque e não "chupar"! :mrgreen:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Luzes de led fundiram? Resposta - Puxaram a humidade...l

Mensagem por ENERGY »

ricardo_frg Escreveu:Boas

Tenho uma duvida que gostaria que alguem, que tenha passado pelo mesmo me pudesse esclarecer.
Fiz uma moradia na qual, instalei uns pontos de luz em led de balizagem, em uma passadeira que dá acesso do portão de entrada da moradia à entrada da casa. Estes leds supostamente são estanques e blindados, e começaram a fundir aos poucos, notado-se pelo vidro alguma humidade. Os cabos que vem de origem com os leds apenas tem cerca de 1 metro, e tive de uni-los com pontas de cabo maior para poderem chegar à caixa estanque onde está o transformador. Estas uniões foram feitas com soldadura e manga termoretractil.

Optei por contactar o comercial da marca dos led`s, a qual é uma marca bastante conceituada, em que combinou comigo uma reunião no local da instalação para verificar o problema. Assim foi, o sr. chegou lá olhou para as uniões dos cabos e respondeu-me que os led´s fundiram devido às más ligações nas uniões, por que não eram estanques, e os led´s puxaram a humidade pelos cabos, logo fundiram :shock: :shock: :shock: :shock: Trabalho em electricidade à muitos anos mas nunca tinha ouvido uma justificação destas... Perante isto, será verdade :?: :?: os led´s tem a capacidade de puxarem humidade pelos condutores e fundir???

Acho que é uma manobra para a marca não assumir responsabilidades em um equipamento que tem apenas 6 meses, e fazer com que o instalador seja responsavel...

Obrigado pelo esclarecimento
Boas
Se entrou humidade no cabo através da emenda, os condutores nesse local, devem estar com indicios de verdete, ferrugem, já tentou tirar num desses projetores a manga para ver o estado dos condutores nas uniões???
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
ricardo_frg
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 06 jan 2010, 21:40
Localização: Seixal

Re: Luzes de led fundiram? Resposta - Puxaram a humidade...l

Mensagem por ricardo_frg »

Amigo ENERGY

Sim é verdade, realmente verifiquei as pontas das ligações e algumas, não todas, estavam com verdete, agora o que não percebo, é como se dá esse fenomeno de a humidade percorrer cerca de 0.5 a 1 metro de cabo e entrar dentro do projector de led...

Cumprimentos
ricardo_frg
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Luzes de led fundiram? Resposta - Puxaram a humidade...l

Mensagem por jaimereis »

tem a ver com o aquecimento do projector, aquece dilata, arrefece contrai, e é neste contrair que a humidade entra, é claro que isto não é de um dia para o outro
Jaime Reis
Luis_Said
Curioso
Curioso
Mensagens: 55
Registado: 08 dez 2009, 21:01
Localização: Sintra

Re: Luzes de led fundiram? Resposta - Puxaram a humidade...l

Mensagem por Luis_Said »

Boas, em relação a união que fez com manga termo retractil, isso ficou a vista?
Da próxima vez experimente colocar silicone transparente em volta da manga para dar isolamento, ou então coloque uma caixa de derivação com bucins para garantir uma boa estanquecidade onde ficou a união feita.
Por acaso nunca tinha ouvido que isso podia aconteçer, puxar humidade pelo fios mas bem, vivemos e aprendemos.

Cumprimentos!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1887
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Luzes de led fundiram? Resposta - Puxaram a humidade...l

Mensagem por ohmico »

Boas,

aqui se encontra a justificação do que sucedeu:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Capilaridade

ohmico
Avatar do Utilizador
ricardo_frg
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 06 jan 2010, 21:40
Localização: Seixal

Re: Luzes de led fundiram? Resposta - Puxaram a humidade...l

Mensagem por ricardo_frg »

Obrigado pelas dicas caros colegas

Fiquei esclarecido. Posso chamar a isto um abre olhos.
Para a p´roxima não voltará a acontecer...
Agora resta-me assumir o prejuizo...

Cumprimentos
ricardo_frg
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Luzes de led fundiram? Resposta - Puxaram a humidade...l

Mensagem por jaimereis »

obrigado amigo ohmico por ter contribuido para uma das possiveis explicações das causas do fenonemo
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Luzes de led fundiram? Resposta - Puxaram a humidade...l

Mensagem por ENERGY »

ricardo_frg Escreveu:Obrigado pelas dicas caros colegas

Fiquei esclarecido. Posso chamar a isto um abre olhos.
Para a p´roxima não voltará a acontecer...
Agora resta-me assumir o prejuizo...

Cumprimentos
Boas
Da proxima vez que fizer emendas de cabos que fiquem sujeitos a humidades, em vez de manga termoretratil, utilize um isolamento t/tinta da Wurth, vem numa pequena lata, pode ser aplicado com espatula ou pincel sobre o cabo, e faz um isolamento totalmente estanque.
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1887
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Luzes de led fundiram? Resposta - Puxaram a humidade...l

Mensagem por ohmico »

Boas,

é por isto que são usados, nas emendas dos cabos subterrâneos, os chamados "submarinos".

ohmico
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Luzes de led fundiram? Resposta - Puxaram a humidade...l

Mensagem por projclvm »

e qual o IP/IK, das luminárias?? será o indicado para o local?
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”