Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

patal
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 13 jun 2011, 01:49
Localização: Covilhã-Portugal
Contacto:

Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

Mensagem por patal »

Estou com um problema, tenho uma bomba submergível monastical e está a fazer disparar um diferencial de 500mA, desliguei o térmico que liga a bomba e continua a disparar o diferencial, agradecia um tópico para a avaria mais provável! Visto eu já ter tirado a bomba e rompi a ligação , voltei a efectuara nova ligação, com lidadores de pressão cravados com alicate de terminais, isolei os 3 fios com a manga de 6mm, depois coloquei a manga mais larga que isola a ligação total dos fios,e ainda voltei a colocar outra manga um pouco mais comprida em cima da que já estava aplicada! Impossível entrar humidade ! Testei a bomba dentro de um barril de 200 Litros, meia hora a tirar agua e a voltar a introduzi-la no barril, tudo bem! Meti a bomba no furo de 20m e estava a funcionar, passado 1H desligou o diferencial sem com a bomba desligada! O que não acontecia anteriormente, só desligava com a bomba a tirar agua. Visto a bomba trabalhar bem a seco, até o térmico disparar, e ter trabalhado no barril meia hora sem problemas, eu acho que deve ser uma deficiência de isolamento no neutro que dá passagem para a agua! Ao ter encharcado bem a bomba de agua dentro do furo a agua foi entrando ate chegar ao neutro, pela deficiência de algum isolamento e agora faz disparar sempre o diferencial. Anteriormente só disparava com o motor a trabalhar cerca de 30 seg. depois de ter reforçado a ligação com nova manga ficou a disparar sem trabalhar e desligado! O que acham que pode ser?

Agradeço alguns palpites!
Desde já muito obrigado.


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

Mensagem por Mário »

Boas

1º Preenche o perfil "profile"
2º Mediste o isolamento?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

Mensagem por ohmico »

Boas,

as mangas utilizadas têm cola?

A bomba tem flutuador?

Não seria pior especificar o modo como está ligada.

ohmico
patal
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 13 jun 2011, 01:49
Localização: Covilhã-Portugal
Contacto:

Re: Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

Mensagem por patal »

As Mangas tem cola e ficou muito bem isolado. Por ai não pode ser. Quando tirei a bomba do furo a primeira coisa que fiz foi ver se havia passagem entre a terra e o neutro nem a terra e a fase ! Não havia acusou qualquer valor, o único valor era entre a fase e o neutro e a fase e o arranque, mas isso tinha de dar ou a o motor estaria queimado caso não tivesse resistência, (já não recordo os valores) mas estava tudo normal. A bomba é monofásica sem boia de sonda, tem um condutor preto (fase) castanho (arranque) Azul (neutro) ainda tem o amarelo e verde mas fica desligado dentro da manga, pois está ligado ao chassi e o chassi esta dentro de água não necessito ligar a terra a água faz passagem para a terra a 20m de profundidade onde está a bomba. Tem um condenador entre a fase e o arranque, e o neutro passa direto para motor. Depois tem um Disjuntor térmico para quando o furo seca, a bomba a trabalhar em seco desliga passado alguns segundos,(coloquei o térmico porque no verão o furo chega a secar depois de algumas horas a regar ! ( o Grande problema é que a bomba e a turbina tem cerca de 1,5 metros e quase 40 Kg, para a tirar foi um problema, agora voltar a tirar !! Queria ver se resolvia a coisa sem a tirar ! Talvez ligar a bomba direta sem diferencial e medir com o amperêmetro o neutro para ver se está a dar passagem. caso esteja qual o valor, se for relativamente baixo ligar ligar direto sem diferencial, (mas não sei como, pois é o da EDP que está a disparar) Eu já ouvi dizer que se ligar só a fase e tiver uma boa terra não necessita do neutro ! não sei, uma vez fiz isso com uma lampada e parecia uma vela, mas era uma terra em terreno muito seco e com pedras e cascalho ! No Brasil eles ligam a terra ao neutro ante de entrar no quadro geral ! Em alguns estados fazem isso, pois eu vi um comentário sobre isso, o neutro é uma terra perfeita!

Eu queria ver se resolvia isto sem tirar a bomba novamente mas deve ser impossível, agradeço sugestões e dicas, mesmo que tenha de ligar sem diferencial. Se for o isolamento dentro do motor estou feito. Mas não dava passagem quando a testei ca fora, nem a seco nem dentro do barril! Há lá coisas do arco da velha.....
Obrigado pela ajuda.
patal
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 13 jun 2011, 01:49
Localização: Covilhã-Portugal
Contacto:

Re: Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

Mensagem por patal »

Desculpa não percebi o que queres dizer com preencheste o profile ?
Acho que é a primeira vez que estou a postar no fórum e não sei bem como funciona, embora costume visitar algumas vezes, mas até entrava se fazer login, só quando era necessário para poder ver alguns comentários..
Se o Profile tem a ver com as características da bomba, ela vei de França e não sei a marca nem modelo.. nada apenas o que já descrevi.
patal
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 13 jun 2011, 01:49
Localização: Covilhã-Portugal
Contacto:

Re: Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

Mensagem por patal »

Clico no profile junto ao primeiro comentário que fiz e a net fica bloqueada não sei o que se passa!
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

Mensagem por Mário »

Boas
patal Escreveu:Desculpa não percebi o que queres dizer com preencheste o profile ?
Acho que é a primeira vez que estou a postar no fórum e não sei bem como funciona, embora costume visitar algumas vezes, mas até entrava se fazer login, só quando era necessário para poder ver alguns comentários..
Se o Profile tem a ver com as características da bomba, ela vei de França e não sei a marca nem modelo.. nada apenas o que já descrevi.
Quando te inscreveste no forum tinhas diversos dados a preencher.

Se clicares no teu painel de utilizador vais encontrar à tua esquerda o Perfil, clicas e preenches o que falta.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

Mensagem por joaoosvaldo »

Ver no vídeo do seguinte tópico o que deve fazer:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=11&t=13249
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 183
Registado: 27 out 2009, 22:01
Localização: viseu
Contacto:

Re: Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

Mensagem por windstorm »

isso resolve-se muito facil com um multimetro analógico para ser mais facil....verifica na escala de ohm o isolamento entre o terra e a fase, neutro, condensador....sem tirar a bomba....de certeza que o cabo está com fuga nalgum sitio.
patal
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 13 jun 2011, 01:49
Localização: Covilhã-Portugal
Contacto:

Re: Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

Mensagem por patal »

Boas..
Eu fiz isso a seco e estava tudo bem, o problema é que o terra não costumo ligar fica na manga desligado, (a agua faz terra da bomba bomba não adianta ligar ao eléctrodo) e agora tenho que tirar a bomba que pesa 40kg com agua e tubo! Eu duvido que seja na ligação, ficou muito bem isolada! Só se o cabo tiver algum corte na blindagem e a agua tenha entrado devagar, pois só depois de 1H ou 2h é que disparou o diferencial. Tudo funcionava bem! Vai ser um bife tirar tudo a 20m de profundidade!
Agradeço a dica, já actualizei o perfil como me indicaram!
Voltarei com o desenrolar da situação!
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

Mensagem por Mário »

Boas "patal"

Tens um mega?

Não te esqueças, que a 20metros tens uma pressão de 2 bar no equipamento e no cabo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

Mensagem por DEUS AMIGO »

Qual diferêncial é que dispara? o da EDP que geralmente é de
500MA ou outro no quadro? se for o da EDP não tem mais nenhum no quadro?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

Mensagem por Mário »

Boas
DEUS AMIGO Escreveu:Qual diferêncial é que dispara? o da EDP que geralmente é de
500MA ou outro no quadro? se for o da EDP não tem mais nenhum no quadro?
Ele escreveu " (mas não sei como, pois é o da EDP que está a disparar) "
Até pode ser por corrente que desliga.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
patal
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 13 jun 2011, 01:49
Localização: Covilhã-Portugal
Contacto:

Re: Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

Mensagem por patal »

Boa tarde.
A instalação já tem cerca de 20 anos e só tem o diferencial da EDP, neste caso é de 500mA,
Quanto a pressão não tinha pensado nisso! Embora não tenha como medir a pressão, talvez haja uma formula para isso, pois o furo tem um cano em PVC de 120 de diâmetro e 20m de comprimento, no verão esvazia rapidamente! Eu não sei como fazer os cálculos, mas deve dar para saber quantos metros cúbicos cabem no tubo do furo!!! A relação profundidade deve ser associada aos metros cúbicos de agua, pois se o tubo for de 60 a pressão já não é a mesma ! Ainda não pesquisei sobre isso, os meus conhecimentos de física são fracos, as minhas medias eram baixas no que respeita a matemática e física!
Eu não queria tirar a bomba mas acho não vejo outra solução!

Muito obrigado, agradeço sugestões.
patal
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 13 jun 2011, 01:49
Localização: Covilhã-Portugal
Contacto:

Re: Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

Mensagem por patal »

Boa tarde.
A instalação já tem cerca de 20 anos e só tem o diferencial da EDP, neste caso é de 500mA,
Quanto a pressão não tinha pensado nisso! Embora não tenha como medir a pressão, talvez haja uma formula para isso, pois o furo tem um cano em PVC de 120 de diâmetro e 20m de comprimento, no verão esvazia rapidamente! Eu não sei como fazer os cálculos, mas deve dar para saber quantos metros cúbicos cabem no tubo do furo!!! A relação profundidade deve ser associada aos metros cúbicos de agua, pois se o tubo for de 60 a pressão já não é a mesma ! Ainda não pesquisei sobre isso, os meus conhecimentos de física são fracos, as minhas medias eram baixas no que respeita a matemática e física!
Eu não queria tirar a bomba mas acho não vejo outra solução!

Muito obrigado, agradeço sugestões.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”