Queda de tensao em cabo de comando 24Vdc

Responder
Avatar do Utilizador
toze5
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 17 mai 2008, 18:33
Localização: PORTUGAL-ANGOLA
Contacto:

Queda de tensao em cabo de comando 24Vdc

Mensagem por toze5 »

OLA
NECESSITO URGENTEMENTE DE VOSSA AJUDA, ESTOU NUM ONSHORE FORA DE PORTUGAL E ESTOU A FAZER INSTALA;AO ELECTRICA E AUTOMA;AO DE UMA CENTRAL DE LIMPEZA DE OLEOS. ATE AGORA TUDO BEM MAS SURGIU UM PROBLEMA, UM DOS COMANDOS QUE INCLUI 4 BOIAS *NORMAIS TIPO MERCURIO* E DOIS OU TRES MICROS E RELES PASSARAM PARA UMA AREA REMOTA QUE FICA A CERCA DE 700 METROS DA CENTRAL ONDE SE ENCONTRA O Q.GERAL E MESA DE COMANDO, ISTO FOI DECIDIDO A' ULTIMA DA HORA E O CABO QUE POSSUO ERA PARA MONTAR ESSES COMPONENTES NA MESMA AREA . O CABO QUE POSSUO ERA DE 25X1,5 OLFLEX, MAS AGORA NECESSITO DE ADQUIRIR UM CABO DE COMANDO QUE VAI PASSAR DE UMA AREA PARA A OUTRA *700 METROS DISTANCIA*, QUAL O CABO <SECCAO ?> QUE TENHO DE COMPRAR PARA GARANTIR QUE OS 24VDC CHEGUEM AO LOCAL E ME RETORNE OS SINAIS PARA ENTRAR NO PLC ???????
JA AGORA SE ALGUEM ME SOUBER FAZER OS CALCULOS PARA ESTA DISTANCIA E ESTA TENSAO, FICO BUE DE GRATO !!!!!!
NAO SEI SE PRECISAM DE SABER A CORRENTE ?
A INTENSIDADE NAO SEI AO CERTO, POIS SAO 24VDC QUE VAO APENAQS A CONTACTOS LIVRES DE TENSAO E VAO ENTRAR DEPOIS NA PLACA DE INPUTS DO PLC.
OBRIGADAO E FICO AGUARDAR, CASO SEJA POSSIVEL ENVIE-ME TMB INFO PARA O MEU MAIL, POIS NEM SEMPRE TENHO ACESSO PELA LAPTOP E NO HOTEL ABRO MAIS FACILMENTE OS MAILS, TOZE.5@HOTMAIL.COM, INTE


Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Queda de tensao em cabo de comando 24Vdc

Mensagem por Josecalado »

Se utilizar a seção de 1,5mm2 terá uma queda de tensão de aprox. 10% para uma intensidade de 200 mA, pelo que como tem condutores suficientes para as funções que precisa, poderá utilizar condutores em paralelo, penso que desta forma resolve o problema.
Avatar do Utilizador
asubida
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 94
Registado: 11 mar 2009, 12:58
Localização: Vila do Conde
Agradecimento recebido: 5 vezes
Contacto:

Re: Queda de tensao em cabo de comando 24Vdc

Mensagem por asubida »

Bom dia,

Além da resposta dada neste "post" a mesma matéria segue para o seu email.

Como não especifica que tipo de off-shore é, presumo que a aplicação é na indústria petrolifera. Assim sendo será um dos cabos do catálogo anexo que se encontram nas páginas a partir da 188 . De qualquer a resposta que vai ser dada é genérica para cabos de cobre .
Como sabe Resistência do condutor=resistividade x comprimento : secção e queda de tensão é U=R x I
à falta de informação mais específica do fabricante sobre a alma condutora do cabo ( eles costumam dar a resistência em ohm/km) considera-se a resistividade do cobre recozido = 1,72 x 10⁻² Ohm mm2 /m
Assim a resistência esperada para cada condutor do seu cabo com 700m é : 1,72X10⁻² x7X10² /1,5 = 7,9 Ohm
Se considerarmos que este cabo é de sinal e que a máxima corrente que lá vai passar é 200 mA (como foi dito no "post" anterior, então a queda de tensão será de 7,9 X0,2 =1,58V sendo a tensão nominal do circuito de 24 V isso corresponde a uma queda de tensão de 6.5%.
Para sinal e comando de relés isso não costuma ser problema. contudo veja o normativo a aplicar nessa obra quanto às tolerâncias das tensões. Para alimentação de electrónicos remotos pode ser problema se o consumo se aproximar de 1 A . Nesse caso, para desenrascar, se o normativo aplicável o permitir e tiver condutores de reserva no cabo, coloca-os em paralelo ( mas isso tem de ficar reflectido nas telas finais)
Se tiver de comprar cabo novo com segurança serviria o de 4 mm² contudo como só tem disponível com muito menos condutores adquire cabo desse para usar só onde haja consumo relevante.
Saudações
Anexos
LAPP_OLFLEX.pdf
(6.41 MiB) Transferido 731 vezes
António Subida
Skype:subida
Blog: http://penanet.blogspot.com
email:antoniosubida@yahoo.com.br
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
Avatar do Utilizador
toze5
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 17 mai 2008, 18:33
Localização: PORTUGAL-ANGOLA
Contacto:

Re: Queda de tensao em cabo de comando 24Vdc

Mensagem por toze5 »

BOA, AMIGAO E OBRIGADO VOU ENTRETANTO VER QUAL A CORRENTE LEVANDO EM CONSIDERAÇAO OS RELES , INTE
Avatar do Utilizador
toze5
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 17 mai 2008, 18:33
Localização: PORTUGAL-ANGOLA
Contacto:

Re: Queda de tensao em cabo de comando 24Vdc

Mensagem por toze5 »

DESCULPE, MAS PARA FICAR NO MEU REGISTO E POSSIVEL NECESSIDADE DE UTILIZAR
ESTES CALCULOS, SE PODER DESCREVA-ME ESTAS CONTAS,
JULGO QUE É 1,72 X 10 elev.2 X 7 X 10 elev.2 DIVIDIR POR 1,5, É ISSO ??????

Assim a resistência esperada para cada condutor do seu cabo com 700m é : 1,72X10⁻² x7X10² /1,5 = 7,9 Ohm
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8066
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Queda de tensao em cabo de comando 24Vdc

Mensagem por Mário »

Boas "toze5"

Tens a Caps Lock ligada.

Prenche o Perfil "profile"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5252
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Queda de tensao em cabo de comando 24Vdc

Mensagem por Duzia12 »

DEVE SER
Responder

Voltar para “Dúvidas”