África - 5 sectores onde investir em Angola

Responder
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

África - 5 sectores onde investir em Angola

Mensagem por projclvm »

Conheça os novos sectores em ascenção em Angola.

Tradicionalmente, os investimentos portugueses em Angola concentravam-se nas áreas da banca e da construção civil. Nos últimos anos, tem-se assistido a uma diversificação para sectores como as TI, a logística, o retalho, a distribuição, a consultoria, a formação de recursos humanos, entre outros. A transversalidade do investimento nacional está "no conhecimento, na tecnologia e na qualidade das empresas portuguesas" o que lhes permite, segundo o presidente da CCIPA, actuar "em qualquer sector de actividade e em qualquer província de Angola". Do ponto de vista do governo angolano, que quer diminuir a dependência do sector petrolífero, agropecuária, indústria transformadora, telecomunicações e TI, energia e águas, habitação social, saúde e educação, hotelaria e turismo, são já (e no futuro) sectores chave.

1 - Turismo rende 5 mil milhões de dólares

Agora que alcançou a paz, as autoridades angolanas esperam que o sector do turismo atinja nos próximos dez anos 5 mil e 500 milhões de dólares de facturação. O governo está a apostar nesta actividade que, por enquanto, corresponde a uns modestos 0,5% da riqueza gerada e representa 550 milhões de dólares por ano. O objectivo é que passe a representar 10% do PIB. A criação de empregos é consequência desejada resultante do crescimento do sector. Segundo Carlos Borges, consultor do Ministério da Hotelaria e Turismo, os próximos dez anos serão fundamentais para alterar este quadro negativo. O Plano Director do Turismo em Angola estabelece metas: receber cerca de 4,7 milhões de turistas até 2020 (um crescimento de mais de mil por cento em relação aos números actuais) e colocar o país, já em 2015, entre as principais rotas do turismo internacional. O Plano indica que Portugal é o país que mais alavancou o sector do turismo no país.

2 - Energia e água para todos

Em Luanda há milhares de geradores que compensam, actualmente, a insuficiência dos fornecimentos de energia das barragens de Cambambe e Capanda, inclusivamente para alimentar a iluminação pública. Daí que o processo de reabilitação das infra-estruturas básicas, de energia, água e a construção de barragens hidro-eléctricas, com vista ao aumento da produção/distribuição de energia e água ao país, seja uma das prioridades do executivo. Este esforço financeiro ascenderá a 20 mil milhões de dólares até 2017, a ser suportado por um fundo alimentado com receitas do petróleo. Outro sector com grande potencial de crescimento, com necessidades que vão desde o desenvolvimento de projectos até à sua implementação, é o sector das água e saneamento. Grande parte da população não tem acesso a água potável e, até 2012, o governo traçou a meta de uma taxa de cobertura de 100% nas zonas urbanas e 80% nas rurais. A aposta nos serviços de abastecimento de água e no tratamento seguro de águas residuais é encarada como uma prioridade já que põe em causa um valor essencial que é o da saúde pública.

3 - Produção industrial urgente

Canalizações, cimentos, resinas, a lista é infindável e Angola importa quase tudo de que necessita para a sua reconstrução. Ora as autoridades angolanas querem alterar esta realidade, criando indústria no país, geradora de novos postos de trabalho e de modernização na economia angolana. Nesse sentido, foram criadas as Zonas Económicas Especiais a primeira das quais Luanda-Bengue com vista a albergar estas indústrias. Os empresários angolanos têm prioridade mas as empresas estrangeiras podem abrir portas nestas ZEE desde que os seu sectores de actividade sejam: comércio e serviços, indústria transformadora e agropecuária. Criar postos de trabalho e dar formação aos seus colaboradores é condição essencial.

4 - O potencial das telecomunicações e TI

O mercado das telecomunicações e TI em Angola apresenta um grande potencial de crescimento para os operadores angolanos e estrangeiros. O sector das telecomunicações está em mudança com vista a desenvolver a sociedade da informação e do conhecimento entre 2010 e 2015. O Livro Branco das TIC dá um enquadramento legal que visa garantir concorrência no sector e com ela qualidade a preços competitivos. A aposta na criação de infra-estruturas e na abertura do sector aos operadores privados é, hoje, evidente em Angola.

5 - Formação e qualificação em falta

A falta de qualificação da mão-de-obra é muito significativa em Angola, sendo, dentro de uma política de médio e longo prazo, muito importante uma aposta plena na formação de quadros locais, em contrapartida de expatriados que, pelos seus elevadíssimos custos
e estadias muitas vezes no curto ou médio prazo, não garantem, por si sós, a sustentabilidade dos projectos, devendo ser utilizados só quando não existe alternativa da mesma qualidade e especialização, defende o presidente da CCIPA. É outra área prioritária para as autoridades angolanas.


http://economico.sapo.pt/noticias/5-sec ... 28506.html


Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: África - 5 sectores onde investir em Angola

Mensagem por projclvm »

Um mar de oportunidades, " O El Dorado"
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: África - 5 sectores onde investir em Angola

Mensagem por jaimereis »

pois,pois, e os sócios???

uma empresa para trabalhar lá tem que arranjar um "sócio" local, com este tipo de atitude, para não lhe chamar outra coisa nem 2100 eles cumprem os objectivos
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: África - 5 sectores onde investir em Angola

Mensagem por projclvm »

Pois lá isso é verdade. Eles querem é lucro. Tem que dar muito para repartir por tantos. Bem mas que há oportunidade há (só que resultados a dividir por 2).
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: África - 5 sectores onde investir em Angola

Mensagem por jaimereis »

o bolo divide-se é em duas partes e não por dois, um quarto para quem investe e três quartos para eles!!

mamões!!!
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
asubida
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 94
Registado: 11 mar 2009, 12:58
Localização: Vila do Conde
Agradecimento recebido: 5 vezes
Contacto:

Re: África - 5 sectores onde investir em Angola

Mensagem por asubida »

Bom dia!
Como consultor e, responsável por projectos ou mesmo formador, trabalho há muitos anos em Angola ou para empresas de Angola ou a trabalhar em Angola. Conheço muitos casos de sucesso mas também muitos desastres a uma média de 1 caso de sucesso por cada 3 desastres. Isso é uma taxa de sucesso muito má para as empresas e empresários portugueses. É evidente que muito do insucesso é de "patos bravos" e "chicos espertos". Mas também há muitos insucessos de projectos bem intencionados. O mercado de Angola tem de ser encarado como um mercado emergente num país em vias de desenvolvimento, com problemas de organização, regulação e estruturação de mercado deficientes, mas ainda assim assim não tão diferentes das que nós poderemos mesmo encontrar em regiões portuguesas como a Madeira.
Portanto definitivamente não é nenhum "eldorado".
Contudo se algum dos "foristas" tiver um projecto sério para analisar para Angola terei muito gosto em analisar mandem PM.( seja ele de investimento, de parceria, comercial ou outro)
Ao nível público dum forum como este apenas se podem dar sugestões genéricas como:
- Para trabalhar em mercados emergentes deve-se ter elevada competência técnica. Num mercado global, os nossos concorrentes em Angola na maioria das vezes não são Angolanos são empresas europeias( alemãs e francesas), asiáticas, americanas e indianas e claro os nossos maiores concorrentes - os "nuestros hermanos" e os brasileiros. Eu sempre vejo lá aplicar, as últimas tecnologias disponíveis e os chicos espertos TUGAS a tentar impingir material obsoleto através de "esquemas" que são responsáveis por mais de 90% dos desastres.
- Para executar obras em Angola ou para Angola é necessária solidez financeira. Ir para lá tipo " a mala de cartão" não serve para nada.
- Para ter sucesso comercial é necessária uma gestão espartana de recursos e ter orçamentos muito bem feitos , coisa em que uma grande parte dos "navegadores" portugueses falham sistematicamente. Acham que as elevadas taxas de lucro bruto dão para tudo, mas esquecem-se até de coisas tão óbvias que qualquer merceeiro local sabe.
- Não é verdade que legalmente seja necessário ter um sócio Angolano para investir em Angola. Mas que pode ser conveniente se for criteriosamente escolhido é uma verdade insofismável. Contudo para médios e grandes projectos, acima de 2,5 milhões de euros aconselho a via do investimento estrangeiro directo usando ao máximo a diplomacia económica.
- Não é verdade que se tenham de levar todos os profissionais necessários daqui . Lá existem muito bons profissionais de todos os graus de experiência e conhecimentos académicos (muitos formados e com experiencia de trabalho europeia) desde que se lhes pague o mesmo que se pagaria cá por igual capacidade e igual disponibilidade.
- É um mito que se possa investir em Angola considerando que o mais importante é que lá os salários são baixos. Os salários dos CCT realmente muito baixos ( cerca de metade dos de cá ou em alguns caso menos) não permitem uma escolha selecionada de competência e disponibilidade.
- Os custos de instalação em Luanda são elevadíssimos ( dos maiores do mundo ). Na província está-se melhor mas temos de orçamentar todas as condições como por exemplo disponibilidade energética e os respectivos custos.
- O nichos de mercado disponíveis são os que a notícia apresenta e muitos mais. Há nichos de mercado que são muito mais importantes do que os negócios do petróleo e dos diamantes (sectores económicos cujo sucesso toda a gente relaciona com Angola) para o desenvolvimento sustentável do mercado angolano.
- É um mito que em Angola há falta de dinheiro e de investidores
- É um mito que os Angolanos estejam à espera "dos salvadores portugueses" para cumpriremos seus objectivos de desenvolvimento. África é uma terra de leões e os que não são leões podem mais provavelmente "virar" caça do que "virar" caçadores .

Espero ter aguçado a curiosidade dos que realmente querem investir em Angola.
É uma terra muito linda..... http://www.youtube.com/watch?v=t9nj3Y2rkL0

Saudações
António Subida
Skype:subida
Blog: http://penanet.blogspot.com
email:antoniosubida@yahoo.com.br
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 183
Registado: 27 out 2009, 22:01
Localização: viseu
Contacto:

Re: África - 5 sectores onde investir em Angola

Mensagem por windstorm »

façam como quiserem...
mas eu costumo usar um ditado que diz (junta-te aos bons que serás como eles)

ora em africa a corrupção é total e para se fazer seja o que for é preçiso encher as mãos a muita gente....
quem está habituado a funcionar assim aqui, entao que vá com urgencia para lá que é a sua essençia..

com um governo daqueles aquilo é uma bomba relogio....

e dizem voçês que tem que se ter um sóçio de lá....lol se fosse só isso

façam bom proveito
Responder

Voltar para “Notícias”