Bases de Dados Climáticas, painéis fotovoltaicos, inversores

Responder
Franciscos
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 21 set 2011, 17:02
Localização: Évora

Bases de Dados Climáticas, painéis fotovoltaicos, inversores

Mensagem por Franciscos »

Base de Dados Climatica para Europa:
http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php#

Base de Dados Climatica para Africa:
http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/ ... map=africa

Base de Dados Inversores:
http://www.photon-database.com/inverter_en.aspx

Base de Dados de Paineis Fotovoltaicos:
http://www.photon-database.com/solarmodule_en.aspx


parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Bases de Dados Climáticas, painéis fotovoltaicos, invers

Mensagem por parreirajoao »

Eu quando faço uma "Due Dilingence" ou um "Sites Developement Viability" para determinados terrenos, utilizo as seguintes bases de dados:

1 - Meteonorm

http://meteonorm.com/

2 - NASA

http://eosweb.larc.nasa.gov/cgi-bin/sse ... i?+s01#s01

3 - Satel Light

http://www.satel-light.com/

4 - PV-GIS

http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/

Normalmente tem-se em conta se existe alguma estação metereológica por perto.
Franciscos
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 21 set 2011, 17:02
Localização: Évora

Re: Bases de Dados Climáticas, painéis fotovoltaicos, invers

Mensagem por Franciscos »

Muito bom.

Na realidade eu uso um software de cálculo fotovoltaico que permite com um simples copy paste por qualquer inversor, painel e dado climatico poupando dessa forma meia hora de busca e inserção de parametros, dado que eles ja tem o copy/paste sincronizado/filtrado com a informação dessas paginas. Só funciona com as bases de dados que postei.

A photon é uma entidade de referencia e podemos sempre confiar.

Relativamente a um estudo duma central acima dos 250kW realmente seria justificado efectuar esse tipo de estudo, ate aos 250kW falamos de 5% de margem de erro e se calhar um sistema de calculo pv com uma base de dados local (e no caso do pvgis classic desactualizada - vejam o help do pvgis) serve.

Sendo assim e pessoalmente a minha opiniao é que uma base de dados meteorológica até 5 anos desactualizada serve para efeitos de simulação em casos ate 250 kW, acima disso, ja recorreria a medições no terreno através de piranómetros e/ou das estações meteorológicas locais.

Este assunto é deveras interessante e agradeço ao Joao Parreira ter contribuido!! Aliás o tema da "bondade" das bases de dados para estudos de energias renováveis dá pano para mangas e gostaria de o ver aqui mais debatido.

Quem quiser saber "quase tudo" sobre bds climáticas e outras pode ver no help dos principais softwares de dimensionamento fotovoltaicos como ponto de partida e depois adaptar às necessidades.

Não me lembro bem do nome mas em tempos ja tive instalado um software que é fornecido por um site gratuitamente que quem quer pode comprar uma estação meteorologica por cerca de 1000€ e depois partilha os dados numa base de utilizadores mundial... se quiserem posso procurar.

Cumps e bom trabalho.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Bases de Dados Climáticas, painéis fotovoltaicos, invers

Mensagem por parreirajoao »

Fiz para lotes de 2MW, de acordo com despacho da DGEG, para PIPs de demonstração.
Franciscos Escreveu:Muito bom.

Na realidade eu uso um software de cálculo fotovoltaico que permite com um simples copy paste por qualquer inversor, painel e dado climatico poupando dessa forma meia hora de busca e inserção de parametros, dado que eles ja tem o copy/paste sincronizado/filtrado com a informação dessas paginas. Só funciona com as bases de dados que postei.

A photon é uma entidade de referencia e podemos sempre confiar.

Relativamente a um estudo duma central acima dos 250kW realmente seria justificado efectuar esse tipo de estudo, ate aos 250kW falamos de 5% de margem de erro e se calhar um sistema de calculo pv com uma base de dados local (e no caso do pvgis classic desactualizada - vejam o help do pvgis) serve.

Sendo assim e pessoalmente a minha opiniao é que uma base de dados meteorológica até 5 anos desactualizada serve para efeitos de simulação em casos ate 250 kW, acima disso, ja recorreria a medições no terreno através de piranómetros e/ou das estações meteorológicas locais.

Este assunto é deveras interessante e agradeço ao Joao Parreira ter contribuido!! Aliás o tema da "bondade" das bases de dados para estudos de energias renováveis dá pano para mangas e gostaria de o ver aqui mais debatido.

Quem quiser saber "quase tudo" sobre bds climáticas e outras pode ver no help dos principais softwares de dimensionamento fotovoltaicos como ponto de partida e depois adaptar às necessidades.

Não me lembro bem do nome mas em tempos ja tive instalado um software que é fornecido por um site gratuitamente que quem quer pode comprar uma estação meteorologica por cerca de 1000€ e depois partilha os dados numa base de utilizadores mundial... se quiserem posso procurar.

Cumps e bom trabalho.
dirtyfrank
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 29 out 2007, 22:09

Re: Bases de Dados Climáticas, painéis fotovoltaicos, invers

Mensagem por dirtyfrank »

Boas,

Os sites mencionados são bastante úteis.

Mas em relação ao pvgis tenho as seguintes duvidas, caso me possam esclarecer:

a) É possível através do pvgis saber a irradiancia em W/m2?

b) É possível saber as horas sol pico (media mensal)?

Cumprimentos
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Bases de Dados Climáticas, painéis fotovoltaicos, invers

Mensagem por parreirajoao »

Sim. Vê o anexo.
dirtyfrank Escreveu:Boas,

Os sites mencionados são bastante úteis.

Mas em relação ao pvgis tenho as seguintes duvidas, caso me possam esclarecer:

a) É possível através do pvgis saber a irradiancia em W/m2?

b) É possível saber as horas sol pico (media mensal)?

Cumprimentos
Anexos
Alcaria Cova_Estói.pdf
(7.4 KiB) Transferido 74 vezes
Franciscos
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 21 set 2011, 17:02
Localização: Évora

Re: Bases de Dados Climáticas, painéis fotovoltaicos, invers

Mensagem por Franciscos »

Para calcular as horas pico dum local qualquer:

STC (Standard Test Conditions), pressupostos: (STC corresponde aos dados a que os paineis sao testados, embora novas indicações do IEC ja peçam pelo menos nos folhetos técnicos a inclusão da Tensão e Corrente, potencia, para NOCT que é mais realista *)
Irradiancia Solar = 1000 W/m2 (valor medio da potencia incidente solar no pico para o plano horizontal por m2)
Temperatura = 25ºC (temperatura do painel e nao do ambiente)
AM = 1,5 (Massa de Ar percorrida)

Não é comum ter as horas pico, ou pelo menos é mais fácil ter acesso ao valor médio da irradiação por dia num dado local.

Sendo assim atendendo à definição de horas pico, basta dividir o valor médio diário de irradiação em Wh/m2/dia pelo valor de 1000 W/m2, obtemos assim as horas pico medias diarias para um dado local.

No exemplo do pdf teriamos:
Hh = 4890 Wh/m2/dia

Logo:

horas pico para Alcaria Estoi = 4890 Wh/m2/d / 1000 W/m2 = 4,89 h/d de sol equivalente no pico.

Não esquecer que ao utilizar as 4,89 horas/dia, devemos ou podemos pelo menos considerar um factor de correcção para a inclinação, orientação do painel.

Se tiverem tabelas com os factores de correcção informem, obrigado.

NOCT (nominal operating cell temperature, que corresponde a 800W/m2, 20ºC temperatura do AR com vento de 1m/s. e não do painel, em que as costas do painel estao expostas a esse vento e nao num telhado)
dirtyfrank
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 29 out 2007, 22:09

Re: Bases de Dados Climáticas, painéis fotovoltaicos, invers

Mensagem por dirtyfrank »

Boas,

Mas como é que consigo saber o valor médio real da Irradiancia Solar por dia? No exemplo apresentado usou-se o valor teórico de 1000 W/m2.
Franciscos
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 21 set 2011, 17:02
Localização: Évora

Re: Bases de Dados Climáticas, painéis fotovoltaicos, invers

Mensagem por Franciscos »

dirtyfrank Escreveu:Boas,

Mas como é que consigo saber o valor médio real da Irradiancia Solar por dia? No exemplo apresentado usou-se o valor teórico de 1000 W/m2.
Valor real médio da irradiância num dia teria de ser medido com piranómetros (link: http://www.romiotto.com.br/piranometro.htm, por sensores fotovoltaicos ou indirectamente através da análise das imagens de satélite.

Se com o valor médio real pretendia dizer o valor médio simulado com um intervalo de confiança aceitável para um projecto ate cerca de 100kW de energia solar, entao basta ir ao PV GIS (ver link do primeiro post) e seguir os passos.

Importante: existem projectistas que usam o pior dia do ano ou o pior mes do ano, para dimensoes o ano inteiro. Isso esta correcto mas eu defendo usar o valor medio (mais optimista), sendo depois mais conservador no que diz respeito às perdas, logo é apenas uma questao de metodo, mas normalmente o que se usa é o numero de horas pico (ou radiacao diaria) intermedio de todo o ano.

Exemplo:
1) ir a http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php#
2) Clicar na caixa de texto e escrever por exemplo: Portalegre
3) Clicar no separador Monthly Radiation (Radiação Mensal)
4) Apenas deixar sinalizadas as caixas Horizontal irradiation, Irradiation at opt. angle
5) Fazer output para pdf
6) Calcular

Resultados:
Pior mes - Dezembro 1870 Wh/m2/dia (plano horizontal) 3210 wh/m2/dia (35º inclinação)
Melhor mes - Julho - 7320 Wh/m2/dia (plano horizontal) 6800 Wh/m2/dia (35º inclinação)

Médio anual: 4620 Wh/m2/dia (plano horizontal) 5280 Wh/m2/dia (35º inclinação)

Normalmente escolhe-se 4620 Wh/m2/dia ou seja 4,6 horas pico para portalegre e depois tem que se usar o factor correcção por causa da inclinação, ou entao calcula logo a radiacao introduzindo o angulo a que estao os paineis e divide esse valor por 1000, obtendo as horas pico ja corrigidas da inclinação e orientação.

espero ajudar
Anexos
MRcalc.pdf
(22.56 KiB) Transferido 74 vezes
dirtyfrank
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 29 out 2007, 22:09

Re: Bases de Dados Climáticas, painéis fotovoltaicos, invers

Mensagem por dirtyfrank »

Boas,

A simulação que indicou eu já tinha feito, mas a minha duvida e espero não estar a explicar-me mal, e como obtenho a irradiancia em W/m2 e não a energia em Wh/m2/dia?

Eu sei que para se ter um valor real teria que ser com piranómetros, mas já vi tabelas em que indicam a irradiação media mensal, apenas não sei como se obteve. Terá sido por simulação ou existem tabelas na internet que indiquem essa estimativa?

Não sei se me fiz entender.

Cumprimentos
Franciscos
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 21 set 2011, 17:02
Localização: Évora

Re: Bases de Dados Climáticas, painéis fotovoltaicos, invers

Mensagem por Franciscos »

É possivel obter a Irradiancia (W/m2) para um dado mês, mês a mês na opção Daily Radiation, como sabe a potencia é um valor instantaneo.
Os valores de potencia sao os medios mensais para cada hora.
Cumprimentos.
Anexos
DRcalc.pdf
(200.91 KiB) Transferido 64 vezes
dirtyfrank
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 29 out 2007, 22:09

Re: Bases de Dados Climáticas, painéis fotovoltaicos, invers

Mensagem por dirtyfrank »

Boas,

Já tive a fazer algumas simulações, obrigado pela ajuda.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”