Circuito com relés

Responder
RedSoul
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 31 out 2007, 20:14

Circuito com relés

Mensagem por RedSoul »

Alguém me pode dar um exemplo de um circuito simples que utilize um relé da Finder 40.52. é que tenho dúvidas onde se ligam as entradas e saídas deste tipo de relé.


Avatar do Utilizador
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 419
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Circuito com relés

Mensagem por Fernando »

Boas amigo

Não tenho nenhum relé aqui á mão para te poder dar os Nºs dos contactos, mas como a tampa do relé é incolor torna-se simples de identificares.

Se reparares tens uma bobine dentro do relé, essa bobine têm dois fios que ligam aos primeiros contactos do relé depois deveras ter mais seis contactos "no caso de ser bipolar" ao centro é a alimentação e depois tens á frente e a trás os contactos NA e NF.

Vou tentar que percebas com o desenho a baixo

B.....NA...0...NF
B.....NA...0...NF

Se não der para entenderes avisa que te faço um esquema de ligação, se possivel indica a referencia do relé.

Abraços
RedSoul
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 31 out 2007, 20:14

Re: Circuito com relés

Mensagem por RedSoul »

O relé pode ser o 55.32.8.230.0040 da Finder. Penso que seja bipolar. Entendi a tua explicação mais ou menos, mas se puderes desenhar o circuito agradecia. Já agora explica-me a diferença entre disjuntor bipolar, tripolar, unipolar.

Obrigado
Avatar do Utilizador
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 419
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Circuito com relés

Mensagem por Fernando »

A diferença entre os disjuntores que referes basicamente é o corte ou não do neutro no circuito.

Disjuntor Unipolar > Corte á Fase
Disjuntor Bipolar > Corte de Fase + Neutro
Disjuntor Tripolar > Corte ás 3 Fases
Disjuntor Tetrapolar > Corte das 3 Fases + Neutro

Tens aqui o esquema de ligação de um relé "neste caso unipolar" postado noutro tópico.
Imagem


Abraços
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”