Interruptores para sistemas de domótica

Responder
leonelgomes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 02 jul 2011, 10:04

Interruptores para sistemas de domótica

Mensagem por leonelgomes »

Cumprimentos a todos :wink:

Sei que existem vários sistemas de domótica no mercado, até com bastante informação para consulta. No entanto, nunca vi informação sobre o tipo de interruptores utilizado, do tipo "botão de pressão", em sistemas como o Mordomus ou JG Domótica. Sei que os usados no sistema KNX já têm a electrónica incorporada e não podem ser utilizados noutros sistemas. Alguém que já tenha instalado o sistema Mordomus, por exemplo, que tipo de botões de pressão utilizou? Apenas conheço a gama BTICINO (mais para actuar relés) e da JUNG (muito caros). Alguém tem mais informações? Muito agradecido.


nomukaiki
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 06 mai 2011, 14:50
Localização: Braga
Contacto:

Re: Interruptores para sistemas de domótica

Mensagem por nomukaiki »

Os botões de parede podem ser simples interruptores que fecham um circuito eléctrico ou terem incorporado a electronica própria do sistema de domótica instalado.
Qualquer botão que se utilize numa tecnologia proprietária (feita por apenas 1 fabricante), não pode ser utilizado noutros sistemas. Por isso, botões exclusivos Mordomus ou de outra marca não genérica, ficará dependente sempre desse sistema.
Mas, se usar um interruptor de simples contacto, em principio todos os sistemas estão preparados para essa solução.
Se investigar, não precisa de ser muito, vai verificar que o KNX é o melhor sistema e toda (quase toda) a gente vai dizer-lhe isso.
Há alguns anos atrás o KNX funcionava com botões de contacto simples, e ainda pode funcionar. Ainda tenho alguns módulos desses que agora não servem para nada. A evolução do KNX para os botões actuais é pela simplicidade da sua ligação (apenas 1 cabo do bus ao botão), da sua versatilidade (programar a qualquer momento a função do botão), da economia (1 painel pode contar até 8 botões), qualquer botão pode ser usado para simples on/off, ou para persianas, ou para dimming, etc. Depois vem a vantagem habitual e no meu ponto de vista a principal do KNX: qualquer marca funciona com qualquer outra marca.
Mas se preferir utilizar os tradicionais botões de contacto sem electrónica incorporada, KNX também dá, mas é uma solução que não tem vantagens nenhumas, nem no preço.

Cumprimentos,
João
----
http://www.ligo.tv/
leonelgomes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 02 jul 2011, 10:04

Re: Interruptores para sistemas de domótica

Mensagem por leonelgomes »

Caro João, agradeço o seu comentário. No entanto a questão não era propriamente sobre qual o melhor sistema de domótica actualmente no mercado. O que eu gostava de saber é que tipo (marca/modelo) de interruptores de pressão são utilizados em alguns sistemas proprietários, como é o caso do mordomus. Duvido que seja a empresa que desenvolve o mordomus a desenvolver também os interruptores, por isso têm de vir de um fornecedor externo e serão do tipo botões de contacto simples, genéricos. Também sei que existem muitos interruptores KNX muito elegantes e com bastantes botões (talvez esses 8 que referiu), mas esses não podem ser utilizados no mordomus devido à electrónica incorporada. Será que existem esses interruptores KNX, com até oito botões, sem a electrónica incorporada? É que se assim não for, imagino que um sistema mordomus tenha vários interruptores espalhados pela casa mas do tipo muito básico: on/off de iluminação; subir/descer estores; e pouco mais, o que seria uma grande limitação em relação ao KNX que tem interruptores com vários botões (e elegantes) que, além das funções básicas atrás descritas, também podem ser utilizados para criar cenários e afins. Novamente realço que o post não foi para comparar sistemas, mas interruptores utilizados. Gostava de uma opinião de alguém tenha um sistema mordomus instalado em sua casa ou, sendo instalador, já o tenha instalado numa outra qualquer.
rfssantos
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 09 jun 2011, 11:44
Localização: Porto

Re: Interruptores para sistemas de domótica

Mensagem por rfssantos »

A questão é muito relevante, até porque pretendo utilizar algumas botoneiras convencionais com acopladores de BUS e os botões de pressão adequam-se mais, esteticamente, à restante instalação.

Se alguém souber que ref. esses fabricantes usam, era útil
Avatar do Utilizador
Sparta
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 28 ago 2008, 01:21

Re: Interruptores para sistemas de domótica

Mensagem por Sparta »

leonelgomes Escreveu:Caro João, agradeço o seu comentário. No entanto a questão não era propriamente sobre qual o melhor sistema de domótica actualmente no mercado. O que eu gostava de saber é que tipo (marca/modelo) de interruptores de pressão são utilizados em alguns sistemas proprietários, como é o caso do mordomus. Duvido que seja a empresa que desenvolve o mordomus a desenvolver também os interruptores, por isso têm de vir de um fornecedor externo e serão do tipo botões de contacto simples, genéricos. Também sei que existem muitos interruptores KNX muito elegantes e com bastantes botões (talvez esses 8 que referiu), mas esses não podem ser utilizados no mordomus devido à electrónica incorporada. Será que existem esses interruptores KNX, com até oito botões, sem a electrónica incorporada? É que se assim não for, imagino que um sistema mordomus tenha vários interruptores espalhados pela casa mas do tipo muito básico: on/off de iluminação; subir/descer estores; e pouco mais, o que seria uma grande limitação em relação ao KNX que tem interruptores com vários botões (e elegantes) que, além das funções básicas atrás descritas, também podem ser utilizados para criar cenários e afins. Novamente realço que o post não foi para comparar sistemas, mas interruptores utilizados. Gostava de uma opinião de alguém tenha um sistema mordomus instalado em sua casa ou, sendo instalador, já o tenha instalado numa outra qualquer.
Caro Leonelgomes o sistema Mordomus utiliza qualquer tipo de botão simples de contacto seco, podendo assim usar qualquer marca de aparelhagem conforme o gosto de cada um. Cada botão pode fazer 3 funções diferentes conforme o toque: Toque simples, duplo ou continuo e pode associar cenários ou qualquer outra coisa que queira com as funções If.....Then.

Espero ter ajudado
Sparta
leonelgomes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 02 jul 2011, 10:04

Re: Interruptores para sistemas de domótica

Mensagem por leonelgomes »

Bom dia João,

Ajudou a esclarecer algumas características do sistema Mordomus. Mas o que eu quero mesmo é marcas/fabricantes de botões de pressão genéricos para aplicar nas paredes de casa, será que me pode ajudar nisso?
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Interruptores para sistemas de domótica

Mensagem por amfys »

Legrand, ABB, Siemens, Merten, Efapel, Busch-Jaeger, Berker, etc.
Quase todas as marcas de domótica têm sensores de vários canais que podem ser instalados em caixas de aparehagem e interligar a botões de pressão/interruptores tradicionais.
É uma solução típica para as habitações porque permite alterar facilmente o numero de comandos de um dado local.
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”