Redução do consumo energético

Responder
Avatar do Utilizador
Edgar_Fernandes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 03 mar 2009, 14:21
Localização: Aveiro

Redução do consumo energético

Mensagem por Edgar_Fernandes »

Bom tarde meus senhores,

Trabalho numa firma que foi submetida a uma auditoria energética, onde uma das medidas a implementar foi um equipamento chamado SEBICS http://www.sebicseurope.com/index.php

Estes equipamentos são instalados no Posto de Transformação e tem como principais funções o seguinte:
-Redução dos picos de tensão;
-O equilíbrio das fases;
-Incrementa o limite dos diferenciais e transformadores;
-Redução dos harmónicos;
-Redução de energia reactiva
-Melhora o cos fi.

Não tenho informação técnica sobre estes. Alguém já ouviu falar destes equipamentos? O investimento vai ser alto e estou com algum receio.

Os melhores cumprimentos


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Redução do consumo energético

Mensagem por nelmindo »

Esses auditores deveriam então depois da sugestão, comprometerem-se a verificar se o que sugeriram surtiu efeito e comportar os custos da devolução do equipamento caso isso não se verifique...
Além disso deveriam realizar o retorno financeiro de tal investimento.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Redução do consumo energético

Mensagem por jaimereis »

dizem eles que se obtem uma redução de 20%

quanto custa esse equipamento?? quantos anos se está pagar , para compensar os tais 20%?

acho um bocado dificil, mesmo com os tradicionais filtros activos para armonicas e baterias de condensadores para as reacticas demora anos a pagar

pede mais informações, eles para falarem nisso é porque devem ser os representantes em Portugal
Jaime Reis
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Redução do consumo energético

Mensagem por ohmico »

Edgar_Fernandes Escreveu:Bom tarde meus senhores,

Trabalho numa firma que foi submetida a uma auditoria energética, onde uma das medidas a implementar foi um equipamento chamado SEBICS http://www.sebicseurope.com/index.php

Estes equipamentos são instalados no Posto de Transformação e tem como principais funções o seguinte:
-Redução dos picos de tensão;
-O equilíbrio das fases;
-Incrementa o limite dos diferenciais e transformadores;
-Redução dos harmónicos;
-Redução de energia reactiva
-Melhora o cos fi.

Não tenho informação técnica sobre estes. Alguém já ouviu falar destes equipamentos? O investimento vai ser alto e estou com algum receio.

Os melhores cumprimentos

Boas,

explique lá para percebermos de que instalação estamos a falar.

1- Instalação com PT? Instalação em BT com contagem de Energia reactiva???

2- Qual é o problema que tem a instalação? Está pelas pontas em termos de consumo... com disparos frequentes?


Um dia destes vi, num centro comercial do Porto, uma banca onde se estavam a vender uns milagrosos aparelhos que só falta dizerem que se instalarmos uma dúzia ainda recebemos da EDP.

Claro que tinham um circuito para testarem e "comerem" os incautos. Uma lâmpada circular fluorescente com um amperímetro intercalado, que mostrava a corrente sem o dito aparelho e com o dito aparelho ligado e como todos sabemos não era mais que a correcção do factor de potência que o dito fazia.

Se repararem estes milagres estão a vir de Espanha, e lá, já há muitos anos , que é cobrada energia reactiva aos condomínios, uma vêz que na altura não fazia sentido estar a fazer contagem aos consumidores individuais.

Ora por aqui ainda não temos esse problema, pelo menos para já.

O marketing é uma coisa maravilhosa..., ainda hão-de vender frigoríficos aos Esquimós.

ohmico
Avatar do Utilizador
asubida
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 94
Registado: 11 mar 2009, 12:58
Localização: Vila do Conde
Agradecimento recebido: 5 vezes
Contacto:

Re: Redução do consumo energético

Mensagem por asubida »

Ola a todos !
1 - A gestão inteligente dos consumos energéticos minimiza a factura de energia eléctrica. Disso todos nós os técnicos temos a certeza.
2 - A melhor qualidade da energia eléctrica também minimiza a factura. Melhor qualidade significa: cos fi cerca de 1, sem harmónicos, sem sobre-tensões, sem quedadas de tensão, sem ruídos, sem inter-harmónicos (produzidos por exemplo pelos variadores de velocidade de motores de elevadores e tapetes rolantes) em geral sem componentes com potência apreciável (obtida sem a partir da rede, por isso paga) mas que não produzem trabalho útil ou que perturbam o funcionamento de outros equipamentos consumidores ou da rede em geral.
3 - A escolha da tarifa e do perfil horário dos consumos também minimiza a factura. Utilização e concentração sempre que possível dos consumos em horário super-vazio (por exemplo produzindo e armazenando gelo nas horas super vazio,em que o kWh é muito mais barato, para usar nos casos em que é aplicável em grandes redes de climatização ou de frio nas horas pico de consumos em que kWh é muito mais caro)
Na realidade só com os dados completos da auditoria (facturação, medidas do perfil dos consumos, lista exaustiva dos equipamentos, consumidores, processos e sua interligação com o consumo de energia, , projecto electrico conforme instalado, etc) é que se pode opinar para dar algum suporte técnico.)
Contudo sem querer ferir susceptibillidades de ninguém, lembro uma frase que ouvi a um colega muito mais velho no meu inicio de carreira " conselhos dão-se de graça mas as consultas pagam-se"
4- Sobre o SEBICS eles apresentam comercialmente o aparelho de uma forma "pouco técnica" parece que estão a vender produtos porta a porta a clientes residenciais. Para mim o SEBICS a acreditar no que eles dizem, destina-se a melhorar a qualidade da energia eléctrica mas sozinho com certeza não bastará para um redução na factura na percentagem anunciada.

:D fora do tema para o ohmico por acaso nas entrevistas que faço para os novos vendedores das minha equipa solicito-lhes sempre que me digam 3 razões técnico-comerciais para venderem frigoríficos aos esquimós e quem não consegue dar pelo menos uma razão não tem perfil de vendedor. LOL :lol:

em anexo umas coisinhas sobre variadores que podem ter interesse.
Anexos
variacao velocidade.pdf
(410.01 KiB) Transferido 369 vezes
António Subida
Skype:subida
Blog: http://penanet.blogspot.com
email:[email protected]
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
augustolucas
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 06 fev 2009, 19:47

Re: Redução do consumo energético

Mensagem por augustolucas »

Edgar_Fernandes Escreveu:Bom tarde meus senhores,

Trabalho numa firma que foi submetida a uma auditoria energética, onde uma das medidas a implementar foi um equipamento chamado SEBICS http://www.sebicseurope.com/index.php

Estes equipamentos são instalados no Posto de Transformação e tem como principais funções o seguinte:
-Redução dos picos de tensão;
-O equilíbrio das fases;
-Incrementa o limite dos diferenciais e transformadores;
-Redução dos harmónicos;
-Redução de energia reactiva
-Melhora o cos fi.

Não tenho informação técnica sobre estes. Alguém já ouviu falar destes equipamentos? O investimento vai ser alto e estou com algum receio.

Os melhores cumprimentos
jaimereis Escreveu:dizem eles que se obtem uma redução de 20%

quanto custa esse equipamento?? quantos anos se está pagar , para compensar os tais 20%?

acho um bocado dificil, mesmo com os tradicionais filtros activos para armonicas e baterias de condensadores para as reacticas demora anos a pagar

pede mais informações, eles para falarem nisso é porque devem ser os representantes em Portugal
:o :o
augustolucas
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 06 fev 2009, 19:47

Re: Redução do consumo energético

Mensagem por augustolucas »

Boa tarde,


Não se esqueçam das novas taxas da energia reactiva para 2012 e escolher o comercializador (obrigatório) incluindo a EDPcorporate para tarifas em BTE e M.T.
Há empresas que fazem estes estudos incluindo a EDP e são a custo zero, definem tipo de baterias de condensadores, e apresentam propostas de custos/beneficios.
Última edição por augustolucas em 27 jun 2011, 22:12, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Edgar_Fernandes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 03 mar 2009, 14:21
Localização: Aveiro

Re: Redução do consumo energético

Mensagem por Edgar_Fernandes »

Boas,

explique lá para percebermos de que instalação estamos a falar.

1- Instalação com PT? Instalação em BT com contagem de Energia reactiva???

2- Qual é o problema que tem a instalação? Está pelas pontas em termos de consumo... com disparos frequentes?


Um dia destes vi, num centro comercial do Porto, uma banca onde se estavam a vender uns milagrosos aparelhos que só falta dizerem que se instalarmos uma dúzia ainda recebemos da EDP.

Claro que tinham um circuito para testarem e "comerem" os incautos. Uma lâmpada circular fluorescente com um amperímetro intercalado, que mostrava a corrente sem o dito aparelho e com o dito aparelho ligado e como todos sabemos não era mais que a correcção do factor de potência que o dito fazia.

Se repararem estes milagres estão a vir de Espanha, e lá, já há muitos anos , que é cobrada energia reactiva aos condomínios, uma vêz que na altura não fazia sentido estar a fazer contagem aos consumidores individuais.

Ora por aqui ainda não temos esse problema, pelo menos para já.

O marketing é uma coisa maravilhosa..., ainda hão-de vender frigoríficos aos Esquimós.

ohmico[/quote]


Bom dia,

A minha instalação tem dois PT's e é em MT com contagem de Energia Reactiva.

Passei a ter problemas na energia reactiva a partir deste ano devido ao novo escalão. Também tenho algum problema nas harmónicas.

Apenas será para instalar um equipamento destes num PT.

Só gostava de saber se alguém já viu alguma instalação com um equipamentos destes instalado. Estou a achar muita poupança... :?
Responder

Voltar para “Discussão Energias”