Dúvida: Instalação terra em prédios antigos

Responder
ups
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 22 out 2009, 16:56
Localização: Porto

Dúvida: Instalação terra em prédios antigos

Mensagem por ups »

Primeiro: não! Não estou minimamente a pensar em fazer instalações eléctricas sozinho ou mal acompanhado!

A minha pergunta é mera curiosidade.

Num prédio antigo (>50 anos) que não tenha instalação de terra nas tomadas e que se queira refazer esta instalação, como é que é feita a "nova" terra?

Ainda no outro dia se espreitei para detrás de um fogao (que tinha uns bons 30 anos) na casa de um amigo e a terra era literalmente um fio enfiado na parede mas obviamente estas instalações já não sao assim. :P

Hoje em dia, como é que se converte estas instalações antigas em novas seguras? É possivel "criar" a Terra?


pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 402
Registado: 24 abr 2009, 00:08
Localização: Oliveira do Hospital

Re: Dúvida: Instalação terra em prédios antigos

Mensagem por pedro_mendes »

Boas,

Amigo quewr queira quer não para ter um terra tem que fazer uma ligação com um ou mais electrodos para ter um valor de terra aceitavel, não é ligar um fio a uma canalização como se fazia antigamente, em que alguem levava com essa passagem.
Agora se esta num predio não é muito facil mas tem que haver uma maneira de o fazer, exteriormente ou mesmo pelo inteiro e ate pode ser que os outros vizinhos queiram também.
É bom que o faça, porque as coisas não acontecem só aos outros,

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
jcarlosj
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 17 ago 2010, 00:35
Localização: 2,5 km da Praia

Re: Dúvida: Instalação terra em prédios antigos

Mensagem por jcarlosj »

Caro ups,
Se pretende que o seu fogo tenha uma ligação á terra , não sei em que piso mora ! uma maneira relativamente simples é descobrir numa viga ou pilar da casa , com um ponteiro e uma maçeta escavar a volta de um bocado do ferro do pilar ou viga, limpar bem, enrolar alguns centímetros de fio de cobre, de 2,5 mm diâmetro que tem o isolamento amarelo e verde, voltar a fechar o buraco com cimento ,fazer chegar o fio de terra a uma tomada , e a partir dai desenfiar fio e voltar a enfiar 3 fios , fase neutro e terra, para a próxima tomada e assim sucessivamente.
Logicamente trabalho a ser feito por alguém tecnicamente habilitado.


Bom trabalho

JCarlosj
"Alguém hoje esta sentado á sombra, porque outro alguém, há muitos anos, se lembrou de plantar uma árvore."WB
ups
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 22 out 2009, 16:56
Localização: Porto

Re: Dúvida: Instalação terra em prédios antigos

Mensagem por ups »

Obrigado pelas respostas.

No fundo era como suspeitava, mas fiquei curioso se haveria algum metodo especial: como o das vigas.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Dúvida: Instalação terra em prédios antigos

Mensagem por ohmico »

jcarlosj Escreveu:Caro ups,
Se pretende que o seu fogo tenha uma ligação á terra , não sei em que piso mora ! uma maneira relativamente simples é descobrir numa viga ou pilar da casa , com um ponteiro e uma maçeta escavar a volta de um bocado do ferro do pilar ou viga, limpar bem, enrolar alguns centímetros de fio de cobre, de 2,5 mm diâmetro que tem o isolamento amarelo e verde, voltar a fechar o buraco com cimento ,fazer chegar o fio de terra a uma tomada , e a partir dai desenfiar fio e voltar a enfiar 3 fios , fase neutro e terra, para a próxima tomada e assim sucessivamente.
Logicamente trabalho a ser feito por alguém tecnicamente habilitado.


Bom trabalho

JCarlosj

Boas,

atenção que isto é uma vigarice, só pode ser recomendado por um técnico de informática.

Faça uma pesquisa neste forum que vai encontrar este assunto já bastante discutido.

ohmico
Responder

Voltar para “Dúvidas”