Desligar AVAC na detecção de incêndios

Responder
bijeu
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 04 jun 2008, 18:40
Localização: Marinha Grande

Desligar AVAC na detecção de incêndios

Mensagem por bijeu »

Bom dia, gostava que me ajudassem numa questão, se possível.

Segundo o que apurei, corrijam-me se estiver errado:
Deve garantir-se que o sistema AVAC deixa de ser alimentado em caso de incêndio. Deste modo pode optar-se pela instalação de um módulo de comando no “loop” para essa função.
Estes módulos têm saídas de relé (contacto seco) para actuar na função desejada. Uma vez que são endereçados, podem ficar em qualquer ponto do loop, de preferência o mais próximo possível do equipamento sobre o qual vão actuar.
No caso do AVAC, o módulo de comando recebe instruções da Central de Detecção e em caso de alarme a central envia um sinal ao módulo e este acciona os relés de saída. A estes relés estão ligados os contactores do quadro eléctrico do AVAC que, por sua vez, também actuam.

Estou com alguma dificuldade em saber como se fazem as ligações entre o módulo e o contactor e como se representa isso em esquema unifilar.
Agradecia a vossa ajuda.
Cumprimentos e um resto de bom dia :)


Obrigado
Cumprimentos
José Ferreira
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Desligar AVAC na detecção de incêndios

Mensagem por Kykoo »

Veja se isto o ajudar...
Anexos
Rcf.pdf
(5.63 MiB) Transferido 472 vezes
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
bijeu
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 04 jun 2008, 18:40
Localização: Marinha Grande

Re: Desligar AVAC na detecção de incêndios

Mensagem por bijeu »

Eu não consigo ver o que me mandou, mas de qualquer modo obrigado na mesma :)
Abraço e um bom dia ;)
Obrigado
Cumprimentos
José Ferreira
Avatar do Utilizador
lmma
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 24 fev 2011, 11:51
Localização: Faro

Re: Desligar AVAC na detecção de incêndios

Mensagem por lmma »

O mais normal é ser um cabo com dois condutores entre o modulo e o equipamento a desligar. Um fusível ou disjuntor para proteger o circuito de comando, vai ao contacto NA ou NF do modulo, segue para a bobina do contactor e dai para o neutro.
rsilva10
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 06 abr 2011, 09:27
Localização: Lisboa

Re: Desligar AVAC na detecção de incêndios

Mensagem por rsilva10 »

Desligar o AVAC por completo ou deixar o sistema em modo de extração apenas?

Pergunto isto, porque acho que não há normas claras que definam isto, e quando se está numa zona fechada, se desligar o AVAC e não houver extinção, a sala vai acumular fumo em excesso ..... tornando dificil a sua extinção pelos bombeiros
A ausência de assinatura implica infração muito grave do codigo penal
bijeu
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 04 jun 2008, 18:40
Localização: Marinha Grande

Re: Desligar AVAC na detecção de incêndios

Mensagem por bijeu »

Obrigado a todos, consegui resolver a situação com a ajuda da Schneider.
A solução consistiu na utilização de um disparador por emissão de corrente MX e um contacto para adaptação desse disparador ao interruptor diferencial do respectivo circuito de alimentação do AVAC.
Desculpem só ter respondido agora mas mas quando se está com algum trabalho em cima, uma pessoa nem sempre se lembra de tudo.
Mais uma vez obrigado e espero que este forum continue assim...
Cumps
José
Obrigado
Cumprimentos
José Ferreira
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Desligar AVAC na detecção de incêndios

Mensagem por CF,Lda »

rsilva10 Escreveu:Desligar o AVAC por completo ou deixar o sistema em modo de extração apenas?

Pergunto isto, porque acho que não há normas claras que definam isto, e quando se está numa zona fechada, se desligar o AVAC e não houver extinção, a sala vai acumular fumo em excesso ..... tornando dificil a sua extinção pelos bombeiros

Boas.
O objectivo de desligar o sistema AVAC pela central de incendios é para impedir a propagação dos fumos e/ou gases provocados pelo incendio no edificio e ao mesmo tempo deixa de haver introdução de oxigénio que como se sabe se trata de um comburente.
Por outro lado existem ou deveriam existir ventiladores a forçarem ar para determinadas zonas de passagem, pressorizando-as, para que estas fiquem livres de fumos permitindo assim a circulação em segurança das pessoas no seu caminho para o exterior. Estes trajectos são defenidos pelos responsáveis da segurança desse edificio. Por isso se vê em alguns edificios umas placas que dizem "... em caso de incendio siga as setas..."
Cps
A. Castro
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”