DUVÍDAS SOBRE INSPEÇÃO CERTIEL

Responder
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

DUVÍDAS SOBRE INSPEÇÃO CERTIEL

Mensagem por ENERGY »

Boa noite caros colegas.
Tenho uma duvida que passa pelo seguinte:
Um cliente particular,aluga uma casa e pede directamente na Certiel uma Inspeção à sua Instalação doméstica, inspeção esta que resultou em algumas não conformidades, o cliente solicita-me que faça essas correções das não conformidades.
Passado algum tempo vem solicitar-me que peça uma Inspeção/Reinspeção dessa mesma Instalação.
A minha pergunta é a seguinte:
A Instalação em causa, mesmo depois de rectificadas as não conformidades que o Inspector deixou ao cliente, continua com outras não conformidades que o Inspector não viu, ou fez que não viu.
Será que ao pedir a Inspeção o Inspector vai verificar apenas as não conformidades deixadas pelo seu colega, ou uma vez que a Instalação foi alterada com as correções das não conformidades este vai verificar toda a Instalação e de acordo com as RTIEBT???
Cumprimentos.


Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5385
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: DUVÍDAS SOBRE INSPEÇÃO CERTIEL

Mensagem por nelmindo »

depende do técnico, mas o normal é fazerem tudo de novo.
Não é como as inspecções dos carros, que se reprovar, só vão ver aquilo que foi corrigido, na reeispecção.
Como às vezes o técnico não é o mesmo, a reeipeição é efectuada, pncipalmente quando existe um lapso muito grande entre reeispecções.

ENERGY Escreveu:Boa noite caros colegas.
Tenho uma duvida que passa pelo seguinte:
Um cliente particular,aluga uma casa e pede directamente na Certiel uma Inspeção à sua Instalação doméstica, inspeção esta que resultou em algumas não conformidades, o cliente solicita-me que faça essas correções das não conformidades.
Passado algum tempo vem solicitar-me que peça uma Inspeção/Reinspeção dessa mesma Instalação.
A minha pergunta é a seguinte:
A Instalação em causa, mesmo depois de rectificadas as não conformidades que o Inspector deixou ao cliente, continua com outras não conformidades que o Inspector não viu, ou fez que não viu.
Será que ao pedir a Inspeção o Inspector vai verificar apenas as não conformidades deixadas pelo seu colega, ou uma vez que a Instalação foi alterada com as correções das não conformidades este vai verificar toda a Instalação e de acordo com as RTIEBT???
Cumprimentos.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: DUVÍDAS SOBRE INSPEÇÃO CERTIEL

Mensagem por ENERGY »

Neste caso não se trata de uma reinspeção, pois o cliente em condições normais teria de ter um Técnico para assinar o pedido de Inspecção junto da Certiel, tal situação não aconteceu, pois o Cliente deslocou-se à Certiel, e fez um pedido de Inspecção que foi aceite e como tal pagou a quantia de 124€ e não os 49.68€ referentes a uma Inspecção pedida por umTécnico.
Uma Instalação em condições normais em que sejam detectadas durante a Inspecção não conformidades que justifiquem uma Reinspeção, quando da Reinspecção apenas são vistoriadas as não conformidades detectadas anteriormente.
A minha duvida é se neste caso também se aplica a mesma regra.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: DUVÍDAS SOBRE INSPEÇÃO CERTIEL

Mensagem por eng_jersilva »

caro energy pela alguma experiencia que tenho em inspeções posso sugerir o seguinte:

faça as alteraçoes que tenha a fazer(de acordo com as não conformidades observadas pelo técnico). tire umas quantas fotografias ilustrando bem que as não conformidades foram feitas e depois ou leva isso a certiel ou envia por mail( identificando a obra e as não conformidades em causa) se estiver tudo bem eventualmente a certiel aprova lhe a obra ( como ja aconteceu comigo por duas vezes). o melhor era ter feito isso antes de eles emitirem a não aprovação da obra mas se isso ja aconteceu informe se com a certiel se o procedimento que fiz ainda é valido por forma a que não seja necessario uma nova inspecção.

sem outro assunto, João silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: DUVÍDAS SOBRE INSPEÇÃO CERTIEL

Mensagem por ENERGY »

NOTA.
A Certiel já aceita um novo sistema de pedidos de Inspecção que se chama "INSPECÇÃO A PEDIDO DO CLIENTE"
neste novo sistema qualquer cliente comum,(não precisa de ser técnico ou Engº) pode se deslocar à Certiel e pedir uma Inspecção da sua Instalação, é só pagar 124€, esta Inspecção serve apenas para verificar se existe algumas não conformidades, penso não servir para efeitos de aumentos de potência.

No dia da Inspecção não é necessário a presença de nenhum Técnico,basta estar alguem que facilite o acesso as Instalações.

Contudo se durante a Inspecção se verificarem não conformidades o Inspector deixa um relatório, e fica ao critério do cliente mandar fazer ou não as correções às não conformidades, se mandar fazer as correções e depois quizer pedir nova Inspecção, para ver se já esta tudo Ok, esta nova inspecção já terá de ser pedida por um Técnico que pagará a quantia de 49,68€.

A minha dúvida é se a nova Inspecção, é só sobre as não conformidades, deixadas no relatório do Inspector, ou se é sobre toda a Instalação???
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: DUVÍDAS SOBRE INSPEÇÃO CERTIEL

Mensagem por eng_jersilva »

boas Energy.. bem disso não sabia!
importas te de dizer onde posso consultar isso de não ser necessario técnico responsavel!?

abraço João silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: DUVÍDAS SOBRE INSPEÇÃO CERTIEL

Mensagem por eng_jersilva »

estive a pesquisar e penso que não é bem assim como o amigo energy diz.

aqui esta o que econtrei no site da certiel

"O Decreto-Lei n.º 101/2007, de 2 de Abril, no seu artigo 4.º, veio atribuir à Certiel, a competência para realizar “a inspecção de instalações eléctricas do seu âmbito de actuação, após a sua entrada em serviço, nomeadamente a pedido das direcções regionais da economia, dos municípios, do proprietário ou da entidade exploradora, cobrando a taxa respectiva.”
A cada pedido corresponderá apenas uma instalação e o valor da taxa será de € 124,00.

ou seja isso deverá ser possivel posteriormente a 1 certificação, isto é se se fizerem alterações posteriormente a 1 inspecção.

pelo menos foi assim que interpretei.

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Mangold
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 07 abr 2009, 15:55

Re: DUVÍDAS SOBRE INSPEÇÃO CERTIEL

Mensagem por Mangold »

Uma questão:

Preciso de criar 2 locais de consumo para 2 fracções que nunca tiveram, para isso terei que entregar um projecto?

Depois a certiel vai ao local verificar alguma coisa?

O que verifica? também vão verificar a coluna do predio? Faço esta pergunta pois o meu electricista diz que quando for o eng certificar vai verificar a coluna e esta está cortada logo vão reporvar o meu pedido
apb
Curioso
Curioso
Mensagens: 96
Registado: 12 set 2008, 22:41
Localização: Coimbra

Re: DUVÍDAS SOBRE INSPEÇÃO CERTIEL

Mensagem por apb »

Boas, caso o edificio tiver Stotal> 50Kva tem de ter projecto.
Quanto à coluna montante estar cortada, se esta for detectada no acto da inspecção não duvido que as instalações sejam reprovadas. No que diz respeito ao que eles vão ver, será tudo o que diga respeito às duas fracções e à cx de coluna respectiva (partindo de prencipio que estamos a falar de um edificio colectivo e que os serviços comuns estão aprovados).

Cumprimentos
Helder Rodrigues
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 19 nov 2008, 22:45
Localização: Silveira-Torres Vedras

Re: DUVÍDAS SOBRE INSPEÇÃO CERTIEL

Mensagem por Helder Rodrigues »

Eu acho muito estranho, haver a possibilidade de pedir inspecções sem ser necessário um técnico responsável....Nesse caso quem será o responsável pela instalação????
apb
Curioso
Curioso
Mensagens: 96
Registado: 12 set 2008, 22:41
Localização: Coimbra

Re: DUVÍDAS SOBRE INSPEÇÃO CERTIEL

Mensagem por apb »

Viva, TR hà sempre pois para que a instalação seja ligada à rede electrica nacional este tem de existir. No entanto, quando esta certificação é pedida por exemplo pelo proprietário, o TR não é necessário comparecer, nem sequer é informado. Caso sejam detectadas não conformidades que ponham em causa a segurança da instalação ou das pessoas a tutela é informada (DGEG) e esta dá um prazo ao proprietário para as corrigir findo o qual manda efectuar a cessação do contracto com o distribuidor. No decorrer deste processo se as não conformidades forem impotadas ao TR da instalação este é "chamado à pedra".

Cumprimentos
andrefaisca
Curioso
Curioso
Mensagens: 36
Registado: 31 jan 2011, 19:42

Re: DUVÍDAS SOBRE INSPEÇÃO CERTIEL

Mensagem por andrefaisca »

apb Escreveu:Viva, TR hà sempre pois para que a instalação seja ligada à rede electrica nacional este tem de existir. No entanto, quando esta certificação é pedida por exemplo pelo proprietário, o TR não é necessário comparecer, nem sequer é informado. Caso sejam detectadas não conformidades que ponham em causa a segurança da instalação ou das pessoas a tutela é informada (DGEG) e esta dá um prazo ao proprietário para as corrigir findo o qual manda efectuar a cessação do contracto com o distribuidor. No decorrer deste processo se as não conformidades forem impotadas ao TR da instalação este é "chamado à pedra".

Cumprimentos




E agora uma pergunta faço eu, é permitido fazer um pt debaixo de uma escada comum e ainda para mais fora do edificio?
e estar só com barras de alumínio removivéis á mão, onde qualquer um entra?
E a chave que abre a parte da EDP estar no meio da rua onde qualquer um tem acesso?
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”