Aprovação de projectos

Responder
HV07
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 15 out 2010, 09:02

Aprovação de projectos

Mensagem por HV07 »

Bom dia
Considero que não existe colaboração pelo LIQ na aprovação de projectos. Quando os consulto para esclarecimento de projecto, alguns técnicos, dizem-me sempre "Leia as Regras técnicas" - "É um exemplo" - "Não lhe podemos fazer o projecto" - "Pode haver mais casos de..." - "Já estou a ajudar de mais", "Não lhe podemos dizer tudo, tem que consultar a legislação", "aqui não é uma escola" - "São imposições da CERTIEL", "Se não vier tudo bem à primeira, devolvemos o projecto com parecer não aprovado", não falando de outras coisas que ... faltas de edcucação e respeito.

Informei a certiel sobre este problema, e disseram-me que tais situações não se podia repetir e que iriam tomar posições. ?

Todos deviam frequentar um curso sobre deontologia e ética, como frequentei na ordem.
Enfim coisas só para complicar. O papel deles é esclarecer os projectista e não deixa-los sem apoio, penso.

O QUE PODEMOS FAZER?
QUEM TAMBÉM SE QUEIXA?


Avatar do Utilizador
fastshark1982
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 09 out 2010, 12:22

Re: Aprovação de projectos

Mensagem por fastshark1982 »

Bom dia

Nem me fale nesses senhores sff!!!!

Há uns meses tive (a empresa onde trabalho) um problema com esses senhores. Implicam com tudo e mais alguma coisa e segundo me parece são mais burocratas do que técnicos, pois chamam à atenção de N situações que são pouco importantes e quanto a aspectos técnicos falam pouco, sendo que argumentam sempre que está nas regras técnicas, mas não sabem ou não querem falar sobre o assunto.

O mais engraçado é que um mês antes de mandarmos para o LIQ este projecto para apreciação enviamos um praticamente igual para o ISQ (de quem só tenho a dizer bem!!!) e passou, tivemos só 3 ou 4 chamadas de atenção mas nada de grave, enquanto que o requisito de não conformidades que nos chegou do LIQ tinha 10 páginas, naquela letra minúscula, agora imagine quantas eram as não conformidades...

E lamentável!! Mas é isto que acontece quando se metem burocratas no lugar dos Engenheiros!!...


Cumprimentos
Fastshark
Fastshark
g20
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 172
Registado: 28 jun 2010, 15:47

Re: Aprovação de projectos

Mensagem por g20 »

Bom dia!
Lido com o LIQ frequentemente! Até a data nunca tive um projecto reprovado (se calhar ainda vai ser esta semana! :lol: ).... e tenho noção que os projectos vindo do LIQ estão imaculadamente correctos e exemplares!
Não tenho qualquer problema de perguntar tudo o que me apetece e tudo que preciso para aprovar o projecto..... se houver respostas daquelas infelizes (em qualquer lado, profissão, e a qualquer nivel profissional- na minha opinião) que isto não é nenhuma escola experimentem dizer que assim sendo vão fazer a questão directamente a CERTIEL ou à DGGE por escrito.... e voltem a fazer a mesma questão num volume ainda mais baixo que da primeira vez! :lol: :P :twisted:
Nunca sehjam mal educados e nunca digam que não fazrem ou não sabem! Desmostrem sempre vontade de fazer aquilo que 'eles' querem e vontade que o projecto seja aprovado.... Procurem-nos sempre para esclarecimentos nos primeiros dias dos 45 e nunca apresentem as correcções no 45º dia (como é obvio) e vão ver que não têm problemas com eles!



Mas o melhor melhor é tentar de todos os modos insentivar o Carlos Zorrinho a tomar as diligencias necessarias para (re)formular o DL e (re)coloca-lo à aprovação da assembleia.... depois das eleições presidencias, obviamente.


Cumprimentos


Cumprimentos
Cordialmente
g20



P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
luzinhas
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 08 jan 2010, 17:05

Re: Aprovação de projectos

Mensagem por luzinhas »

Viva.

3 ou 4 não conformidades no ISQ, com mais uns pósitos de perlim pim pim, que sejam 5 ou 6, contra 10 páginas no LIQ (um autentico testamento do homem mais rico de cemitério), leva-me a concluir que, só foi enviada a ficha de identificação do projecto para o ISQ.

A mentalidade da palmadinha nas costas e de que todos somos responsáveis pelo que fazemos, olhem para os vários casos dos governos nos últimos anos, Sucatas, Bancos, Submarinos, Gestão portuária, Offshores, Motas, Costas, Martife's, ..........

Aguardo, desde finais de Agosto, com 3 telefonemas posteriores, que um projectista de SCIE me diga quais os detectores a instalar numa sala de segurança e na sala técnica do gerador, tudo isto para não alterar o autor da propriedade intelectual do projecto. Claro que como gosto de ser bom profissional, fui estudar o caso e encontrei a solução. Tão fácil!

Todos pretendem ser bons profissionais, todos defendem a sua entidade, ninguém pretende ser visto como um mau prifissional, cada um especializa-se em algo.

Sou pobre, o meu testamento fica por aqui.
g20
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 172
Registado: 28 jun 2010, 15:47

Re: Aprovação de projectos

Mensagem por g20 »

luzinhas Escreveu: 1- A mentalidade da palmadinha nas costas e de que todos somos responsáveis pelo que fazemos, olhem para os vários casos dos governos nos últimos anos, Sucatas, Bancos, Submarinos, Gestão portuária, Offshores, Motas, Costas, Martife's, ..........

2 - os detectores a instalar numa sala de segurança e na sala técnica do gerador, tudo isto para não alterar o autor da propriedade intelectual do projecto. Claro que como gosto de ser bom profissional, fui estudar o caso e encontrei a solução. Tão fácil!

3 - Todos pretendem ser bons profissionais, todos defendem a sua entidade, ninguém pretende ser visto como um mau prifissional, cada um especializa-se em algo.
Tretuliando um pouco:

1- acharia estupido incluir nestes exemplos também a CERTIEL?
2 - Quer partilhar esta informação com a comunidade?
3- é obvio: está a falar de Homens

e fico por aqui pois sou Rico: muito rico de espirito e não me conformo com o presente de forma alguma e quero mais! e quero experimentar nem que seja para chegar à conclusão que errei!

Cumprimentos
Cordialmente
g20



P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”