Comandos a cabo: Uso do azul e V-Amarelo

Responder
Avatar do Utilizador
MIG666
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 02 ago 2008, 21:24
Localização: Lisboa - Portugal

Comandos a cabo: Uso do azul e V-Amarelo

Mensagem por MIG666 »

Face ao novo regulamento, o que devemos fazer para ligar um comutador de escada, por ex., a cabo: podem pintar-se os azul e verde-amarelo ou enfitar a termo-retráctil, para serem usados como retornos? Já li aqui no forum um tópico em que a Certiel aprovaria o azul, já que também é um condutor activo. (Só que já não consigo encontrar esse tópico).
Já pensaram o que é preciso para ligar um inversor de grupo? Dois cabos?
Precisaríamos ter certezas.

Cito informação da Certiel (FAQ - RSIUEE)_[ http://www.certiel.pt/questoesinstutilizacao#exec_12 ]:

P: Quando em instalações a cabo, poderei utilizar condutores com isolamento de cor azul ou verde - amarelo para fazer o retorno de um interruptor ou comutador?
R: Não. Não é permitida a utilização de condutores com isolamento de cor azul ou verde/amarelo, para substituir o condutor de fase, podem, nestes casos, utilizar-se cabos trifásicos, não utilizando os condutores de protecção e de neutro.
P: Posso utilizar um condutor verde/amarelo como condutor de fase ou neutro, identificando-o com fita isoladora ou manga termo-retráctil da cor correspondente?
R: Não é permitido utilizar condutor verde/amarelo como fase ou neutro mesmo com as identificações referidas.

Apesar da interpretação da Certiel ser no âmbito do RSIUEE, já fomos obrigados pelo respectivo fiscal, há poucos meses, a substituir um cabo com condutores pintados. Nem o uso de manga termo-retráctil de cor admitem, apesar de ser uma marcação estável!


mig666
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Comandos a cabo: Uso do azul e V-Amarelo

Mensagem por Duzia12 »

E no caso do automático de escada a 3 fios ou telerruptor, em que o Neutro vai aos botões que cor usar?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Comandos a cabo: Uso do azul e V-Amarelo

Mensagem por nelmindo »

para adiantar possivel resposta: http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=10&t=3345

Mas aguardemos por mais respostas
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Comandos a cabo: Uso do azul e V-Amarelo

Mensagem por Mário »

Boas

Usas a cor de fase mas identificados "numerados".

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pjlcoelho
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 19 jul 2010, 11:33
Localização: Luanda, Angola

Re: Comandos a cabo: Uso do azul e V-Amarelo

Mensagem por pjlcoelho »

Em relação a este assunto, não consultei o regulamento.

Mas sei que a certiel e os seus inpectores (iep no caso), não permitem que o azul(neutro) e o v/a(terra) seja utilizado como fase, nem pode ser pintado nem ser colocado a manga para o identificar.

Para situações especificas aconselho a pesquisar no mercado cabos para alem das cores habituais (azul, verde/amarelo, castanho).

A mim já me aconteceu outra situação diferente.

Projecto aprovado com alimentação ao quadro geral a VV 4*185 (este cabo é que não se encontra mesmo no mercado), pelo novo regulamento a secção do neutro deverá ser igual à das fases.

Foi colocado a questão ao projectista, que colocou ao IEP (ao responsavel pelas vistorias no iep, que não importa o nome).

A solução dada foi:

Passar cabos monopolares VV 1*185 ou XV 1*185 (cabo com bainha exterior preta), e identificar nas pontas com a respectiva cor (O neutro a azul).
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Comandos a cabo: Uso do azul e V-Amarelo

Mensagem por nelmindo »

identificar o neutro ou terra de portecção, com as respectivas cores, em cabos ou condutores normalmente usando para fase, é possivel. O contrário já não. ver comentérios do post sugerido.
Responder

Voltar para “Dúvidas”