Renovação de coluna montante ja existente
Renovação de coluna montante ja existente
Bom dia;
Tenho previsto mudar uma coluna montante de um predio, este tem 8 frações mais o comun que n tem elevador, no total da 44,85 KVA, nao sendo obrigatório projecto.
A minha ou as minhas questoes são:
-Renovando a coluna montante é preciso informar a EDP ?
-Se quizermos um aumento de potencia pk o predio de momento so tem 24.14KVA temos de por a coluna montante seguindo as regras actuais?
-É preciso a aprovação da CERTIEL?
Agradeço desde já a ajuda
Abraço
Tenho previsto mudar uma coluna montante de um predio, este tem 8 frações mais o comun que n tem elevador, no total da 44,85 KVA, nao sendo obrigatório projecto.
-Se quizermos um aumento de potencia pk o predio de momento so tem 24.14KVA temos de por a coluna montante seguindo as regras actuais?
Abraço
Re: Renovação de coluna montante ja existente
ja fiz varios trabalhos desses e nao foi preciso nada, só é necessario avisar a edp para tirar os selos se fores enfiar as derivaçoes novas tambem,
Agradeço a ajuda;
Mas a edp informou me que deveriam mudar ocabo de baixada e para isso a Certiel devia aprovar a coluna montante...
Tudo isto começou porque pedi a edp para me cortarem temporariamente a energia para poder desligar e voltar a ligar o cabo de baixada na nova portinhola do predio.
Mas a edp informou me que deveriam mudar ocabo de baixada e para isso a Certiel devia aprovar a coluna montante...
Tudo isto começou porque pedi a edp para me cortarem temporariamente a energia para poder desligar e voltar a ligar o cabo de baixada na nova portinhola do predio.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
guillaume Escreveu:Bom dia;
Antes (8x3,45+3,45 = 24,14Kva
Agora (8x6,9x0,75+3,45 = 44.85 KVA)
Penso que sim, não só para a autorização da descelagem dos contadores como também será necessário
alterar dos diferenciais de 15A para 30A, ainda que não seja muito significativo é um aumento de potência
e a EDP terá de verificar a disponibilidade da mesma.
Julgo que não, mas para ficar descansado faça um telefonema para a Certiel e coloque a questão.
Abraço
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Curioso
- Registado: 12 fev 2010, 17:10
Bom dia
Qualquer alteração da potência máxima de uma instalação, seja ela comum ou não, desde que ultrapasse a potência de certificação, necessita de nova certificação.
No seu caso como é previsível um aumento de potência significativo é de primeiro contactar a EDP para saber:
1º - Qual a potencia máxima certificada para a coluna montante?
2º - A baixada tem capacidade para o aumento de potência pretendido?
L.L.
Qualquer alteração da potência máxima de uma instalação, seja ela comum ou não, desde que ultrapasse a potência de certificação, necessita de nova certificação.
No seu caso como é previsível um aumento de potência significativo é de primeiro contactar a EDP para saber:
1º - Qual a potencia máxima certificada para a coluna montante?
2º - A baixada tem capacidade para o aumento de potência pretendido?
L.L.
Desde ja agradeço=)
Pronto ja falei com a Certiel e fiquei mais exclarecido, eles vao certificar a coluna montante, e as entradas, so mais uma pergunta,
- As entradas para os apartamentos o minimo sao 6mm2, ponho 6mm2 ou ponho 10mm2 para estar preparado para 30A ??
Obrigado
Abraço
Pronto ja falei com a Certiel e fiquei mais exclarecido, eles vao certificar a coluna montante, e as entradas, so mais uma pergunta,
- As entradas para os apartamentos o minimo sao 6mm2, ponho 6mm2 ou ponho 10mm2 para estar preparado para 30A ??
Obrigado
Abraço
Obrigad;
Ja agora aproveito para perguntar onde posso aranjar as tabelas actuais de condutor x amperagem y?? a partir dos 15A
Ja agora aproveito para perguntar onde posso aranjar as tabelas actuais de condutor x amperagem y?? a partir dos 15A
- JLEzequiel
- Curioso
- Registado: 20 abr 2010, 15:21
- Been thanked: 3 times
Boa Tarde
Vê de Isto Serve.
Vê de Isto Serve.
- Anexos
-
- Tabelas 001.jpg (172.74 KiB) Visto 3127 vezes
Cumprimentos, JLEzequiel
Agradeço imenso a tabela,
Assim a minha coluna pode ser de 16mm^2 =)
Obrigad =)
Ja agora precisava de saber para preencher o resto da ficha electrotecnica quis os condutores a utilizar para entrada de coluna de 44.85KVA,
que nao está explicito na tabela e depois a EDP nao aceita a ficha electrotecnica sem esse valor. obrrigado
Assim a minha coluna pode ser de 16mm^2 =)
Obrigad =)
Ja agora precisava de saber para preencher o resto da ficha electrotecnica quis os condutores a utilizar para entrada de coluna de 44.85KVA,
que nao está explicito na tabela e depois a EDP nao aceita a ficha electrotecnica sem esse valor. obrrigado
Bom dia;
Bem pela ajuda que me deram aqui e pelo que fui vendo tirei uma conclusao que gostaria que podessem dizer se esta bem ou mal;7
Entao temos um predio com oito apartamentos e serviços comuns sem elevador;
Coluna montante é 8x6.9x0.75= 41.4KVA Coluna montante de 16mm^2
Serviços comuns é de 3.45 KVA Alimentada a 6mm^2
Entrada 41.4 + 3.45 = 44.85 KVA tem de ser de 25mm^2
è assim??
Ramal da EDP entao seria de 4x25mm^2
obrigad pela ajuda
Bem pela ajuda que me deram aqui e pelo que fui vendo tirei uma conclusao que gostaria que podessem dizer se esta bem ou mal;7
è assim??
obrigad pela ajuda

-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Bom dia,
Sim os teus calculos estão bem, mas não te preocupes com o ramal EDP.
Sugiro que se a tubagem existente der mete cabo de 25mm^ na coluna montante senão fica á pele
e se amanhã alguém quiser pedir mais potência será mais fácil.
Uma questão pertinente que colocaste no inicio foi se tinhas de fazer as alterações de acordo com as RTIEBT
já esclareceste este assunto? ... estás por ex. a substituir as caixas de coluna por caixas classe II ?
Sim os teus calculos estão bem, mas não te preocupes com o ramal EDP.
Sugiro que se a tubagem existente der mete cabo de 25mm^ na coluna montante senão fica á pele
e se amanhã alguém quiser pedir mais potência será mais fácil.
Uma questão pertinente que colocaste no inicio foi se tinhas de fazer as alterações de acordo com as RTIEBT
já esclareceste este assunto? ... estás por ex. a substituir as caixas de coluna por caixas classe II ?
guillaume Escreveu:Bom dia;
è assim??
obrigad pela ajuda
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Bem antes de mais agradeço=)
Sim já resolvi, é o seguinte, tenho de mandar um pedido a Certiel para uma nova certificação da coluna, e ter de fazer uma nova ficha electrotecnica, por enquanto e pelos calculos nao tenho problema, o faco de por fios de 25mm^2 é que ja esta feita a coluna nova com caixas novas com fio de 16mm^2, e de facto so quando me disseram que devia ser certificada novamente é que fiz os calculos com uma tabela que nao esta actualizada.
Mas agora sim penso estar tudo operacional, so uma duvida,
a minha coluna é de 16mm^2 que começa na caixa de saida, os serviços comuns sao de 6mm^2 que tb começa na caixa de saida, agora é que estou em duvida qual é o fio que devo por da portinhola ao corte geral??? de 16mm^2 parece-me que não, mas devo obrigatoriamente por 25mm^2??
Pergunto isso porque no PDF da ficha electrotecnica se a fizermos no computador ele obriga a ter a secção de entrada igual a coluna
obrigado
Sim já resolvi, é o seguinte, tenho de mandar um pedido a Certiel para uma nova certificação da coluna, e ter de fazer uma nova ficha electrotecnica, por enquanto e pelos calculos nao tenho problema, o faco de por fios de 25mm^2 é que ja esta feita a coluna nova com caixas novas com fio de 16mm^2, e de facto so quando me disseram que devia ser certificada novamente é que fiz os calculos com uma tabela que nao esta actualizada.
Mas agora sim penso estar tudo operacional, so uma duvida,
a minha coluna é de 16mm^2 que começa na caixa de saida, os serviços comuns sao de 6mm^2 que tb começa na caixa de saida, agora é que estou em duvida qual é o fio que devo por da portinhola ao corte geral??? de 16mm^2 parece-me que não, mas devo obrigatoriamente por 25mm^2??
Pergunto isso porque no PDF da ficha electrotecnica se a fizermos no computador ele obriga a ter a secção de entrada igual a coluna
obrigado