motor com platinados

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KWh
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motor com platinados

Mensagem por KWh »

Caros colegas.
Estou com um problema, tenho um motor da RABOR com platinados.
Quando o liguei a corrente ele ficou indeciso para que lado arrancar e arrancou para o lado certo, mas nem sempre arranca para o mesmo lado.
Substitui o condensador que é de 70 micro farades e continua igual.
Nunca me tinha aparecido um motor com platinados, por isso não sei como funcionam.
Alguem me pode ajudar explicando o seu funcionamento?
Desde já agradeço a ajuda.
KWh


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carlos_cfr7
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Re: motor com platinados

Mensagem por carlos_cfr7 »

o que chamas de platinados? platinados só conheço o interruptor que os motores a gasolina antigos tinham para detectar a posição da cambota e disparar a vela...
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Narciso Ferreira
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Re: motor com platinados

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas

O platinado e um interruptor centrifugo ou seja esta fechado quando o motor esta parado e faz com que a tensão do condensador entre no motor para dar o arranque mas depois deste arrancar e atingir cerca de 80% a 90% da rotação este abre e o condensador sai de serviço.

Têm que verificar se os contactos do platinado não estão isolados ou as molas partiram com corrusão etc.. Este situa se dentro da tampa da parte de traz do motor junto da bobinagem.
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Re: motor com platinados

Mensagem por Bobinador »

É como diz o Narciso Ferreira, os "platinados" é um dispositivo centrifugo que desliga o enrolamento auxiliar depois do arranque, desligando ao mesmo tempo o condensador. O condensador e o enrolamento auxiliar só são necessários durante o arranque. O motor fica indeciso e não arranca porque não chega ao enrolamento auxiliar a corrente que vai do condensador. Se o condensador está bom deve-se vericar todas as ligações, mas cá para mim o motor queimou, provavelmente o enrolamento auxiliar que é o mais frequente por causa do dispositivo actuar muito tarde, o motor precisa de ser rebobinado e verificar o estado do dispositivo

Espero ter ajudado
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carlos_cfr7
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Re: motor com platinados

Mensagem por carlos_cfr7 »

nao conhecia por esse nome.. deve ser ou o enrolamento ou o "platinado"...
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Re: motor com platinados

Mensagem por Bobinador »

O "dispositivo" que é este o nome pelo qual eu conheço é que é composto por umas molas que estão colocadas no veio do motor e que provocam o contacto, através de uns platinados, entre as bobines auxiliares do motor e do condensador no estado de parado motor até o mesmo atingir determinada rotação. Quando o motor atinge determinada rotação e por isso já não precisa do campo mágnético do enrolamento das bobines auxiliares, as molas devido ao movimento centrifugo esticam e os platinados que estão na tampa do motor abrem o circuito da corrente entre as bobines auxiliares e o condensador fica aberto.

De referir, que se por algum acaso o motor não arrancar ou o dispositivo depois do arranque não actuar, o enrolamento das bobines auxiliares queimam de imediato, porque estas só podem receber corrente por breves momentos, só o tempo que o motor precisa para ir do estado de parado até ao máximo de rotações por minuto.
KWh
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Re: motor com platinados

Mensagem por KWh »

Caros colegas, muito obrigado a todos pela ajuda prestada.
Vou verificar o que estara mal e reparar a avaria.
KWh
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