Como calcular as potências para uma urbanização?

Responder
Nefelim

Como calcular as potências para uma urbanização?

Mensagem por Nefelim »

Olá

Quais as potências a usar por consumidor 6,9KVA ou 10,35 KVA, ou mesmo 13,8KVA

As normas recomendam 6,9 KVA até 6 divisões principais, e 10,35 em zonas urbanas.

Será T1 a 6,9 KVA ou 3,45 KVA-----------

T2 a 6,9 KVA;

T3 a 10,35 KVA

e T4 T5 a 13,8 KVA tudo monofásico

Normalmente no cálculo se der uma potência inferior a 630 KVA mesmo 400 KVA a EDP recomenda a instalar 630 KVA para o transformador.
Isto no caso de muito consumidores
As redes poderão ser 2 a 3 armários principais alimentados a 3x315 A em cabo LSVAV 3x185+95 com uma potência cada de S=315 Ax0,692=455 KVA

Nas canalizações principais derivadas os cabo são a LSVAV 4x95 mm^2 e In=200 A S=0,692x200=138 KVA

Se a rede for curta se calhar as opções com a base de cálculo indicada pouco aumenta os custos da rede no maximo se calhar 15% .Não seria uma solução a estudar para evitar pagar comparticipações por vezes elevadas.

Não será limitar a rede calculando a 6,9 KVA

Os 6,9 KVA chegam, pois a EDP fornece mais potências desde que se pague é pena a EDP querer comparticipação, nesse caso cabe aos técncos estudar as melhores soluções e ter em atenção os vários interesses em causa mas devia-se proteger os consumidores futuros.

Eu para já tenho 3,45 KVA e chega-me admito que para 90% dos consumidores os 6,9 KVA são suficientes, mas.....ver as opções sobre aquecimento eléctrico da habitação..........

Os coeficientes baixaram 15%


Um abraço


amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1170
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Como calcular as potências para uma urbanização?

Mensagem por amoreira »

Vai ao site da EDP "documentos normativos para profissionais" e faz o download
do guia para as urbanizações tens lá tudo explicado... já agora aproveita e faz o
download de tudo.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Nefelim

Re: Como calcular as potências para uma urbanização?

Mensagem por Nefelim »

Olá


Eu já tenho isso tudo, apenas queria discutir a diferença de custos entre 6,9KVA e 10,35 KVA, já fiz muita coisa de urbanizações


Um abraço
Nefelim

Re: Como calcular as potências para uma urbanização?

Mensagem por Nefelim »

Olá

O guia já não está lá não sei porquê se calhar está desactualizado



Um abraço
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”