Como ligar condensador em motor monofásico

Responder
ricardofilipelopes
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 22 dez 2008, 20:54

Como ligar condensador em motor monofásico

Mensagem por ricardofilipelopes »

Boa noite pessoal
Estou com uma pequena duvida,
para ligar um condensador, num motor monofásico, ligo-o paralelamente ( em fase e neutro), ou ligo-o em série com o condutor de fase.

Obrigado


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Como ligar condensador em motor monofásico

Mensagem por Mário »

Boas

Nem de uma nem da outra.

O condensador em motores sem dispositivo de arranque e sem relé de arranque, é ligado entre o enrolamento de trabalho e do arranque.

Pode ser que ajude http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... monofasico

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Nelson_1492
Curioso
Curioso
Mensagens: 80
Registado: 18 out 2009, 01:01
Localização: Margem Sul

Re: Como ligar condensador em motor monofásico

Mensagem por Nelson_1492 »

Boas,

O outro tópico deixa ainda algumas duvidas, por isso....
No caso do motor monofásico com condensador de arranque o esquema que deverás montar é o seguinte :

Imagem

No caso de teres acesso às 4 pontas dos enrolamentos ou a 3 ( uma delas é a comum ), medes e verificas a resistência Ohmica dos dois enrolamentos, o enrolamento auxiliar( enrolamento de arranque ) tem aproximadamente o dobro da resistência do enrolamento de trabalho, o interruptor é ligado durante o arranque.
Caso te depares com dois enrolamentos com a mesma resistência, então é um motor que trabalha com um condensador permanente, ligas exactamente do mesmo modo mas tendo em atenção que o dispositivo que abre após o arranque nesse caso não é montado ( neste esquema principio seria o interruptor).

Cumprimentos
Cumprimentos
Nelson
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Como ligar condensador em motor monofásico

Mensagem por Mário »

Boas
Nelson_1492 Escreveu:Boas,

O outro tópico deixa ainda algumas duvidas, por isso....
No caso do motor monofásico com condensador de arranque o esquema que deverás montar é o seguinte :

Cuidado dado que ele não diz condensador de arranque

No caso de teres acesso às 4 pontas dos enrolamentos ou a 3 ( uma delas é a comum ), medes e verificas a resistência Ohmica dos dois enrolamentos, o enrolamento auxiliar( enrolamento de arranque ) tem aproximadamente o dobro da resistência do enrolamento de trabalho, o interruptor é ligado durante o arranque.

E se não tiveres interruptor de arranque, tens relé



Caso te depares com dois enrolamentos com a mesma resistência, então é um motor que trabalha com um condensador permanente, ligas exactamente do mesmo modo mas tendo em atenção que o dispositivo que abre após o arranque nesse caso não é montado ( neste esquema principio seria o interruptor).

Tens motores com dispositivo de arranque ou relé que tem condensador de arranque e condensador permanente
Cumprimentos
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Nelson_1492
Curioso
Curioso
Mensagens: 80
Registado: 18 out 2009, 01:01
Localização: Margem Sul

Re: Como ligar condensador em motor monofásico

Mensagem por Nelson_1492 »

Viva,
Mário Escreveu:Boas
Tens motores com dispositivo de arranque ou relé que tem condensador de arranque e condensador permanente
Cumprimentos

Exacto e nesse caso tem em conta que a capacidade do condensador permanente em geral é cerca de 10 a 20% superior à capacidade do condensador de arranque. Posso indicar-te o esquema de ligação se for esse o caso.

Cumps.
Cumprimentos
Nelson
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Como ligar condensador em motor monofásico

Mensagem por Mário »

Boas

"Exacto e nesse caso tem em conta que a capacidade do condensador permanente em geral é cerca de 10 a 20% superior à capacidade do condensador de arranque."

Olha que não, o condensador de arranque é sempre maior em capacidade, e menor em tensão, e o de plena carga é de menor capacidade e de tensão superior.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Nelson_1492
Curioso
Curioso
Mensagens: 80
Registado: 18 out 2009, 01:01
Localização: Margem Sul

Re: Como ligar condensador em motor monofásico

Mensagem por Nelson_1492 »

Obrigado pela correcção. :wink:


Cumprimentos
Cumprimentos
Nelson
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”