Duvidas regime TT

Responder
PAiroach
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 07 out 2009, 23:37

Duvidas regime TT

Mensagem por PAiroach »

Boas,

Tenho algumas duvidas sobre o regime TT, que não consigo esclarecer com a literatura que tenho encontrado.

O que acontece se o neutro no referido regime não for ligado à terra? Esta pode parecer uma duvida simples, mas que a maior parte dos eng.ºs provavelmente não sabe responder bem.

Tive a experiência recente numa instalação provisória alimentada apartir de um gerador (Gerador > Quadro Eléctrico), em que inicialmente foi executado o regime TT (Terra de serviço = Terra de protecção) tendo-se testado os diferenciais e tudo ok. Acontece que a determinada altura ocorreu um defeito numa das saídas do Quadro Eléctrico (Que tinha 4 conjuntos de saídas protegidas por interruptores diferenciais) tendo disparado o diferencial do gerador (Toda a instalação ficou sem energia). Foi-me dada ordem para que tal não volta-se a acontecer que desliga-se a terra do gerador (retirei a terra de serviço), uma vez que o diferencial do gerador não tinha regulação e seria certamente de maior sensibilidade que os diferencias do quadro. Testei novamente todos os diferenciais e td ok. Foi dai que me surgiu a duvida, de que raio eu tinha feito, se a segurança contra contactos indirectos estava garantida e porque raio serve a terra de serviço.

Vim para casa pesquisar na net e encontrei o vosso forum, que acho k vou passar a utilizar frequentemente.

Se alguem me conseguir dar um esclarecimento simples sobre este assunto agradecia.

Os melhores cumprimentos


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Duvidas regime TT

Mensagem por Mário »

Boas

Se fizeres uma pesquisa no forum de certeza que encontras, dado que foi assunto já referido.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Duvidas regime TT

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

O colega Mário é sempre uma grande ajuda, não é?

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... it=gerador

Cumprimentos.
absorto
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 31 jan 2009, 17:28
Localização: Porto

Re: Duvidas regime TT

Mensagem por absorto »

PAiroach Escreveu:...executado o regime TT (Terra de serviço = Terra de protecção)...
Boas,

Acho que não entendi... a terra de serviço era a mesma da terra de protecção?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Duvidas regime TT

Mensagem por nelmindo »

absorto Escreveu:
PAiroach Escreveu:...executado o regime TT (Terra de serviço = Terra de protecção)...
Boas,

Acho que não entendi... a terra de serviço era a mesma da terra de protecção?
Sim, parece que existe alguma confusão.
Para podermos ajudar, proponho que se informe melhor sobre os regimes ou Equemas das Ligações à Terra ou ELT (IT, TT ou TN), que estão cada uma das instalações, tando a do gerador como da instalação ligada à rede.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”