Acreditação, assinar projectos, Ordem dos Engenheiros

Responder
Freddy
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 14 set 2009, 18:39
Localização: Porto

Acreditação, assinar projectos, Ordem dos Engenheiros

Mensagem por Freddy »

Boa tarde caros colegas,

Tenho uma questão a colocar que se prende com a acreditação necessária à assinatura de projectos.
Eu conclui recentemente o Mestrado Pós Bolonhesa em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Ramo Automação, curso de 5 anos acreditado pela Ordem dos Engenheiros.

Pretendo agora inscrever-me na Ordem dos Engenheiros (OE) como membro estagiário. Gostaria então de saber:
- Depois de inscrito na ordem, posso assinar projectos de instalações eléctricas? Se sim, com que limitações?
- Passando a membro efectivo, as competências que me são reconhecidas aumentam?

Desde já agradeço toda a ajuda que me possam dar.


Avatar do Utilizador
DMCB
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 20 mai 2007, 15:39

Re: Acreditação, assinar projectos, Ordem dos Engenheiros

Mensagem por DMCB »

Viva colega, antes de mais deixe-me felicitá-lo por ter concluído o seu curso.

- Depois de inscrito na ordem, posso assinar projectos de instalações eléctricas? Se sim, com que limitações?

Pode, assinar projectos, assumir a responsabilidade pela execução e exploração de instalações eléctricas desde que tenham uma tensão nominal inferior a 60 kV, só após 2 anos de experiência poderá exercer sem quaisquer limitações.

Aconselho-o a ler o Estatuto do Técnico Responável, para ter conhecimento dos seus deveres e obrigações para com terceiros. (DR 31/83 - com as alterações introduzidas pelo DL 229/2006).

Boa sorte!


- Passando a membro efectivo, as competências que me são reconhecidas aumentam?

No que respeita às competências relacionadas com projecto, execução e exploração julgo que não existem diferenças de ser estagiário ou efectivo.
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5385
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Acreditação, assinar projectos, Ordem dos Engenheiros

Mensagem por nelmindo »

Não sei se é assim tão linear. Anda por aí uma guerra dentro da modalidade eletrotécnica, por causa de ser ou Engenharia Electrotécnica e de Computadores ou de Sistemas Eléctricos de Energia. Acho que há diferenças e relativamente ao de Engenharia Electrotécnica e de Computadores parece que no seu plano curricular não contempla instalações eléctricas com a profundidade exigida. Para ITED são os mais habilitados, para Instalações de Energia, já tenho as minhas dúvidas. O melhor é informar mesmo dentro das entidades.
http://www.dre-norte.min-economia.pt/
http://www.ordemengenheiros.pt
Freddy
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 14 set 2009, 18:39
Localização: Porto

Re: Acreditação, assinar projectos, Ordem dos Engenheiros

Mensagem por Freddy »

Viva,

O meu curso é de Electrónica e Computadores, o que levanta a tal guerra.
No meu curso particular, eu frequentei duas disciplinas semestrais de instalações eléctricas em que fiz dois projectos, um de uma urbanização e outro de um edifício de habitação e comercio. Dai que tenha uma noções, se bem que desactualizados de como se faz um projecto.

Agora, onde está a guerra, uns dizem-me que o colégio de Electrotecnia é só um e por isso, estando inscrito que não existe distinção entre Electo e Energia, outros argumentam que não é assim.

De resto a ordem não tem sido muito solicita em responder às minhas questões.
Em todo o caso vou dar uma vista de olhos na legislação que referiram antes de fazer mais questões.

Já agora, obrigado pela contribuição.

Cumprimentos.
fmmsfz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 25 jun 2009, 13:43
Localização: Lisboa

Re: Acreditação, assinar projectos, Ordem dos Engenheiros

Mensagem por fmmsfz »

nelmindo Escreveu:Não sei se é assim tão linear. Anda por aí uma guerra dentro da modalidade eletrotécnica, por causa de ser ou Engenharia Electrotécnica e de Computadores ou de Sistemas Eléctricos de Energia. Acho que há diferenças e relativamente ao de Engenharia Electrotécnica e de Computadores parece que no seu plano curricular não contempla instalações eléctricas com a profundidade exigida. Para ITED são os mais habilitados, para Instalações de Energia, já tenho as minhas dúvidas. O melhor é informar mesmo dentro das entidades.
http://www.dre-norte.min-economia.pt/
http://www.ordemengenheiros.pt
Em tenho o curso de Eng. Electrotécnica e de Computadores e estou a preparar a minha inscrição como estagiário na OE, das pessoas com quem falei ninguém me falou em qualquer tipo de restrição deste tipo.
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Acreditação, assinar projectos, Ordem dos Engenheiros

Mensagem por eng_jersilva »

posso informar que até a presente data não existia qualquer restrição pelo facto de pertencer a esta ou aquela variação da Engª electrotécnica. não questão ITED isso ja é um pouco mais complexo.

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”