Testes a Quadros Eléctricos Norma - IEC 60439-1

Bloqueado
Sievel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 09 dez 2008, 18:55
Localização: Porto

Testes a Quadros Eléctricos Norma - IEC 60439-1

Mensagem por Sievel »

Bom dia,

Este é o meu primeiro post no forum, comecei a pouco tempo a trabalhar como Engenheiro de Projecto numa empresa que executa projectos eléctricos para a industria.

Ora quando comecei pouco ou mais exactamente nada percebia do assunto. Entretanto fui aprendendo muitas vezes com recurso ao vosso forum.

Entretanto já desenhei alguns quadros ( maior parte com autómatos ) e foi comprada uma maquina para efectuar testes a quadros eléctricos que devo começar a usar.

Ora esta maquina efectua 3 testes:

Withstanding voltage test 1000 V/500 VA

Pelo que entendi da norma dever-se-á aplicar esta tensão durante um pequeno periodo ( 1 segundo ) a todas as fases ( chantadas entre si ) sendo a condição que todos os componentes do quadro tenham uma tensao de isolamento de 60 V ou inferior ( o que se aplica aos nossos quadros ). Não consegui entender se o quadro deverá estar ligado a terra fisicamente. Deste teste deverei ler valores de tripping out current, ou idealmente ter nao ter correntes deste tipo.

Insulation resistance test 500V DC

Este pareceu-me ser simples tendo de medir a resistencia entre fases e terra e que deverá ser superior a 20 Mohm.

Continuity test 10A

Neste teste pelo que entendi deverei obter resultados da resistencia entre a terra e o proprio quadro ( neste caso a platine ) embora nos nossos quadros a terra e a platine estão ligados, nao entendendo entao qual o objectivo do teste... E sem saber se devera estar ligado fisicamente a terra tambem.

Pedia então caso haja algum membro do forum que ja tenha efectuado este tipo de testes que me pudesse esclarecer e tambem se tem conhecimento de algum documento explicativo da norma... A norma é muito complicada e muita extensa e gostaria de nao torrar nenhum quadro por efectuar algum teste incorrectamente.

Muito Obrigado

Sievel


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Testes a Quadros Eléctricos Norma - IEC 60439-1

Mensagem por nelmindo »

Sievel Escreveu:Bom dia,

Este é o meu primeiro post no forum, comecei a pouco tempo a trabalhar como Engenheiro de Projecto numa empresa que executa projectos eléctricos para a industria.

Ora quando comecei pouco ou mais exactamente nada percebia do assunto. Entretanto fui aprendendo muitas vezes com recurso ao vosso forum.

Entretanto já desenhei alguns quadros ( maior parte com autómatos ) e foi comprada uma maquina para efectuar testes a quadros eléctricos que devo começar a usar.

Ora esta maquina efectua 3 testes:

Withstanding voltage test 1000 V/500 VA

Pelo que entendi da norma dever-se-á aplicar esta tensão durante um pequeno periodo ( 1 segundo ) a todas as fases ( chantadas entre si ) sendo a condição que todos os componentes do quadro tenham uma tensao de isolamento de 60 V ou inferior ( o que se aplica aos nossos quadros ). Não consegui entender se o quadro deverá estar ligado a terra fisicamente. Deste teste deverei ler valores de tripping out current, ou idealmente ter nao ter correntes deste tipo.

Insulation resistance test 500V DC

Este pareceu-me ser simples tendo de medir a resistencia entre fases e terra e que deverá ser superior a 20 Mohm.

Continuity test 10A

Neste teste pelo que entendi deverei obter resultados da resistencia entre a terra e o proprio quadro ( neste caso a platine ) embora nos nossos quadros a terra e a platine estão ligados, nao entendendo entao qual o objectivo do teste... E sem saber se devera estar ligado fisicamente a terra tambem.

Pedia então caso haja algum membro do forum que ja tenha efectuado este tipo de testes que me pudesse esclarecer e tambem se tem conhecimento de algum documento explicativo da norma... A norma é muito complicada e muita extensa e gostaria de nao torrar nenhum quadro por efectuar algum teste incorrectamente.

Muito Obrigado

Sievel
http://www.schneiderelectric.pt/miniweb ... mas/N3.pdf
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Testes a Quadros Eléctricos Norma - IEC 60439-1

Mensagem por Mário »

Boas

1- Actualiza o perfil (profile)
2- pesquisando no forum encontrei
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... electricos
3- Qual a marca e modelo. Prefiro da Chauvin ou Amprobe .

"Ora esta maquina efectua 3 testes:
Withstanding voltage test 1000 V/500 VA
Pelo que entendi da norma dever-se-á aplicar esta tensão durante um pequeno periodo ( 1 segundo ) a todas as fases ( chantadas entre si ) sendo a condição que todos os componentes do quadro tenham uma tensao de isolamento de 60 V ou inferior ( o que se aplica aos nossos quadros ). Não consegui entender se o quadro deverá estar ligado a terra fisicamente. Deste teste deverei ler valores de tripping out current, ou idealmente ter nao ter correntes deste tipo."

Esse teste serve para confirmar a resistência até 1000v com intensidade de 500VA pode ser superior a 1 seg.

"Insulation resistance test 500V DC"

Creio que é de 2500V actualmente, e com 20 miliamperes.

"Continuity test 10A"

Este teste é para medir as continuidades do terra, os 10 Amp se me lembro é só para condutores acima de 6 mm2, porque podes regular qual a intensidade que queres nos testes, dado que não deves de por 10 Amp em condutor de 1 mm2.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Sievel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 09 dez 2008, 18:55
Localização: Porto

Re: Testes a Quadros Eléctricos Norma - IEC 60439-1

Mensagem por Sievel »

Obrigado pelas dicas.

A Maquina em questão é da Metrel, Multiservicer MI 2171
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Testes a Quadros Eléctricos Norma - IEC 60439-1

Mensagem por Mário »

Boas Sievel

Vê este.
Anexos
teste Quadroselectricas CA 6160 3504 08.pdf
(216.49 KiB) Transferido 238 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Sievel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 09 dez 2008, 18:55
Localização: Porto

Re: Testes a Quadros Eléctricos Norma - IEC 60439-1

Mensagem por Sievel »

Pois... O problema é que já foi comprado aquele modelo que indiquei... Agora tenho de me arranjar com o que tenho!

Estou é a ver que não têm capacidade para efectuar os testes correspondentes à norma.

Ainda por cima os valores para os testes são completamente fixos nesta maquina. A unica coisa que consigo configurar é o threshold para o qual ele me diz se passou ou nao no teste!

Estou feito.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Testes a Quadros Eléctricos Norma - IEC 60439-1

Mensagem por Mário »

Boas Sievel

É tentar que troquem ou, 1º tenta ver se a norma em vigor já é de 2500V para o teste, porque se for, o equipamento não cumpre com a norma (verificar se na data de aquisição cumpria ou não) .

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Testes a Quadros Eléctricos Norma - IEC 60439-1

Mensagem por Mário »

Boas Sievel

Vê se te serve.

Cump.
Mário
Anexos
Copy of Final_inspection.xls
(63.5 KiB) Transferido 249 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Bloqueado

Voltar para “Legislação Técnica”