Licenças para CCTV apertam dia-a-dia

Responder
Avatar do Utilizador
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 419
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Localização: Lisboa
Contacto:

Licenças para CCTV apertam dia-a-dia

Mensagem por Fernando »

Pois é caros colegas,
de dia para dia as fiscalizações têm estado a ser mais consecutivas aos sistemas de vídeo-vigilância.

Convêm alertarem os vossas clientes que todos os sistemas de vídeo-vigilância que abranjam áreas publicas ou 3ºs tais como clientes, transeuntes a passar no raio das câmaras, etc...
têm de estar registados e autorizados pela CNPD.

As multas são altas e não merece a pena facilitar por uns 100 €uros anuais.

Aqui fica o formulário de pedido de autorização da CNPD

Abraços


flaxe
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 23 jan 2008, 23:20
Localização: Quinta do Conde
Contacto:

Re: Licenças para CCTV apertam dia-a-dia

Mensagem por flaxe »

Boas!
Incluindo a nível particular?
Tenho uma Cambra na moradia que apanha a entrada da casa mais um bocado do passeio. Também se enquadra inclui nessa legislação!?
Ou este é um caso relativo??
Se poder esclarecer um pouco mais agradeço.
Cumprimentos
João Ramalho
:)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Licenças para CCTV apertam dia-a-dia

Mensagem por ENERGY »

Num edificio de habitação, para instalar CCTV é necessário a concordância de todos os moradores, se algum estiver em desacordo basta apresentar queixa na CNPD e logo o sistema será desligado, por ordem desta comissão.
Cpts.
Energy
securitas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 30 jul 2010, 16:03

Re: Licenças para CCTV apertam dia-a-dia

Mensagem por securitas »

Olá

Tenho duas camaras de vigilancia na minha recidencia que apanham um pouco da via publica, tenho que as registar no CNPD isso do registo tem custos.
Agradecia uma resposta por favor.
Obrigado
Avatar do Utilizador
pjlc68
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 30 out 2010, 10:16
Localização: Corroios

Re: Licenças para CCTV apertam dia-a-dia

Mensagem por pjlc68 »

O Sr. Fernando tem razão.
Temos que passar a afinar as camaras um pouco mais para dentro das propriedades, para evitar sermos chamados á atenção, mas penso que isto só se aplica em espaços publicos e desde que haja gravação de imagens.
Se não, qualquer dia temos que passar a registar os nossos sistemas de video porteiros...
Cumprimentos
pjlc68
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4053
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Licenças para CCTV apertam dia-a-dia

Mensagem por Varejo »

Boas, todos os estabelecimentos que recebam publico teem de ter autorização da CNPD para a gravação de imagens!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
Luisgomes
Curioso
Curioso
Mensagens: 89
Registado: 23 jun 2010, 19:08
Localização: Vilares

Re: Licenças para CCTV apertam dia-a-dia

Mensagem por Luisgomes »

Hoje em dia já existem camaras em que é possivel ajustar a imagem e selecionar o que está faz parte da via publica e quando gravam nesses locais aparece tudo escuro, ou seja por exemplo tems uma porta para a via publica podes colocar uma mascara, consegues ter imagens de tudo o resto menos do que se ve atravez da porta
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Licenças para CCTV apertam dia-a-dia

Mensagem por ENERGY »

Fernando Escreveu:Pois é caros colegas,
de dia para dia as fiscalizações têm estado a ser mais consecutivas aos sistemas de vídeo-vigilância.

Convêm alertarem os vossas clientes que todos os sistemas de vídeo-vigilância que abranjam áreas publicas ou 3ºs tais como clientes, transeuntes a passar no raio das câmaras, etc...
têm de estar registados e autorizados pela CNPD.

As multas são altas e não merece a pena facilitar por uns 100 €uros anuais.

Aqui fica o formulário de pedido de autorização da CNPD

Abraços
Boas

No prédio aonde moro a administração mandou instalar um destes sistemas de CCTV sem autorização de todos os moradores e passado dois anos um morador zangou-se com a administração e esta teve de desligar o sistema a mando da CNPD.
Não valeu muito a ordem da CNPD pois a administração passado algum tempo voltou a ligar o sistema sem dar cavaco a ninguém, como ninguém quer problemas com a administração alguns fizeram denuncias anónimas de novo à CNPD que nada fez até ao momento e já lá vai cerca de um ano.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
DiogoFigueiredo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 24 fev 2012, 17:23
Localização: Viseu

Re: Licenças para CCTV apertam dia-a-dia

Mensagem por DiogoFigueiredo »

Boas,

Eu sou novo nesta área, digam-me então claramente se eu entendi bem...

Existe uma entidade reguladora paras as cctv à qual temos de comunicar sempre que instalamos as camaras em local publico ou que implique locais residenciais que englobem vários fogos.

Existe algum impresso para preencher e enviar? é preciso apresentar algum tipo de projecto? e as quotas? 100 euros anuais?

Isso pelo que o colega em cima mencionou é só para vir buscar dinheiro aos bolsos da malta, pois no exemplo acima não foram desligar as camaras já lá vai um ano...

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Licenças para CCTV apertam dia-a-dia

Mensagem por joaoosvaldo »

DiogoFigueiredo Escreveu:Boas,

Eu sou novo nesta área, digam-me então claramente se eu entendi bem...

Existe uma entidade reguladora paras as cctv à qual temos de comunicar sempre que instalamos as camaras em local publico ou que implique locais residenciais que englobem vários fogos.

Existe algum impresso para preencher e enviar? é preciso apresentar algum tipo de projecto? e as quotas? 100 euros anuais?

Isso pelo que o colega em cima mencionou é só para vir buscar dinheiro aos bolsos da malta, pois no exemplo acima não foram desligar as camaras já lá vai um ano...

Cumprimentos
Boas.

Desde já bem vindo. Faça a sua apresentação e preencha os campos de perfil tal como referido no vídeo do link seguinte: http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=11&t=13249.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Licenças para CCTV apertam dia-a-dia

Mensagem por Kykoo »

DiogoFigueiredo Escreveu:Boas,

Eu sou novo nesta área, digam-me então claramente se eu entendi bem...

Existe uma entidade reguladora paras as cctv à qual temos de comunicar sempre que instalamos as camaras em local publico ou que implique locais residenciais que englobem vários fogos.

Existe algum impresso para preencher e enviar? é preciso apresentar algum tipo de projecto? e as quotas? 100 euros anuais?

Isso pelo que o colega em cima mencionou é só para vir buscar dinheiro aos bolsos da malta, pois no exemplo acima não foram desligar as camaras já lá vai um ano...

Cumprimentos
Viva DiogoFigueiredo,

Vá ao site da comissão nacional de protecção de dados. Lá tem toda a informação actualizada que precise de saber.
Moradias unifamiliares e fogos habitacionais também carecem de autorização, mesmo não estando o sistema a captar imagem de espaço público, devendo ser preeenchido o impresso próprio para o efeito.

P.S.: Faça a sua apresentação e preeencha os campos do perfil!

Cumpts,
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
Nuno Cordeiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 02 mar 2012, 14:47

Re: Licenças para CCTV apertam dia-a-dia

Mensagem por Nuno Cordeiro »

Bom dia,
Em termos de fiscalização, as autoridades, nomeadamente as de trabalho, têm fiscalizado assíduamente os locais de trabalho? Têm conhecimento desta situação nas vossas áreas de residência ou trabalho?
Vê-se por ai muitos estabelecimentos com câmaras a apontar para os postos de trabalho, de forma indiscriminada e, quase de certeza, sem autorização da CNPD.
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”