simulador de factura - HELP

sonyk
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 15 abr 2009, 15:20

simulador de factura - HELP

Mensagem por sonyk »

Boa tarde,

Encontro-me no momento a desenvolver uma aplicação em Excel que permita simular várias coisas numa Empresa a Média Tensão no ambito da eficiência energética. No campo da electricidade, o meu programa funcionará de modo semelhante ao simulador da ERSE (http://www.erse.pt/vpt/entrada/electric ... acturacao/) mas para média tensão apenas.

Considero-me um aprendiz em fase muito verde nesta área :oops: e tenho várias dúvidas que agradecia que me tirassem, se possível.

O programa pede ao utilizador para inserir os dados referentes à factura eléctrica de cada mês e respectivo tarifário em vigor. A partir daí disponibiliza a folha onde mostra a facturação, consoante a esolha de Curtas, Médias ou Longas Utilizações, informando qual a opção com menor custo.

1. O que eu pretendo que ele tambem faça de imediato é avisar o utilizador do custo escusado da Energia Reactiva e quanto ele pode poupar reduzindo-a (Com instalação de condensadores, por exemplo). As minhas perguntas são:
  • Sendo a Energia Reactiva um factor indispensável para as máquinas, qual o valor (em kWh) a partir do qual começa a ser facturada sem necessidade?

    Quanto custa a instalação de equipamentos que reduzam os encargos com Energia Reactiva, de modo a fazer a análise económica?
2. Pretendo que o programa diga de imediato o custo médio equivalente do kWh em cada Período Horário, tendo em atenção que nas horas de ponta (HP) existe Potência em hora de ponta, que tambem é facturada. Para descriminar o preço real do kWh por cada horario tenho de ter em atenção esta particularidade das horas de ponta. As contas que estou a fazer são:

Custo kWh HP = (Custo total Energia Activa em HP + Custo Potência em HP) / Energia Activa em HP

isto está correcto?

3. Possuo para Média Tensão de 3 tipos de ciclos (semanal, semanal opcional, e diário). Pelo que eu percebi, os ciclos apenas variam nos horários, sendo os preços constantes. Quais são as vantagens e desvantagens de cada um? De que modo isso interfere na análise da factura? Existe horário de Verão e de Inverno. Em que mês começa e acaba cada um deles?

4. O que é o diagrama de carga típico mensal? Com base nas facturas como consigo descriminar o diagrama de carga típico mensal para cada mês?

5. Como diminuo a Potência Contratada sem prejudicar a produção?

6. Pretendo fazer uma análise do benefício económico de deslocar a produção dos Períodos Horários em que a energia é mais cara para aqueles em que é mais barata. Penso que uma simples mudança (com a variação do custo por kWh) não chega e tenho de ter em conta outros factores como por exemplo os diferentes ciclos falados acima. Qual a vossa opinião?

Muito obrigado pela ajuda

:P


Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1084
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: simulador de factura - HELP

Mensagem por Electro 99 »

Presumo que estudes no ISEP. É usual pedirem isso lá, nas cadeiras de Sistemas Eléctricos de Energia.

No fundo, só tens que saber trabalhar bem em excel e introduzir às fórmulas para o cálculas, que presumo que as saibas, pois costuma ser um dos conteúdos programáticos dessa disciplina.

Ao reduzires o consumo de energia reactiva da rede, não a estás a abdicar do seu fornecimento aos equipamentos que dependem dela, pois esta passa a ser fornecida localmente através de baterias de condensadores.

Cumps.
sonyk
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 15 abr 2009, 15:20

Re: simulador de factura - HELP

Mensagem por sonyk »

estudo engenharia mecânica na Universidade de Aveiro e este programa nada tem a ver com o curso mas com um estágio extra curricular.

"Ao reduzires o consumo de energia reactiva da rede, não a estás a abdicar do seu fornecimento aos equipamentos que dependem dela, pois esta passa a ser fornecida localmente através de baterias de condensadores."

sim, eu sei, mas quanto custam os condensadores (custo médio) e de quanto é o payback? A energia reactiva fornecida à rede traz beneficios economicos à Empresa ou só existe apenas como excedente (sem lucro)?

As planilhas de excel já estão criadas, o meu problema é mesmo nessas dúvidas que equacionei. Não sei as fórmulas porque só agora comeco a entrar nesta area e a estudar por minha conta, por isso qualquer ajuda seria bem-vinda.

Obrigado
Avatar do Utilizador
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 114
Registado: 28 jul 2008, 15:01
Localização: Portugal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: simulador de factura - HELP

Mensagem por PFerreira »

Aconselho-o a consultar
http://www.erse.pt/NR/rdonlyres/86C846E ... _Final.pdf
Para saber como é que funciona a facturação de energia eléctrica.
Antigamente a EDP fornecia anualmente um livrinho com o tarifário e a sua estrutura, que era bastante elucidativo.
Contudo vou tentar dar uma pequena ajuda.
1. O que eu pretendo que ele tambem faça de imediato é avisar o utilizador do custo escusado da Energia Reactiva e quanto ele pode poupar reduzindo-a (Com instalação de condensadores, por exemplo). As minhas perguntas são:
Sendo a Energia Reactiva um factor indispensável para as máquinas, qual o valor (em kWh) a partir do qual começa a ser facturada sem necessidade?
É alvo de facturação a energia reactiva consumida fora de vazio que exceda 40% de energia activa no mesmo período.
Quanto custa a instalação de equipamentos que reduzam os encargos com Energia Reactiva, de modo a fazer a análise económica?
É variável, tem que se calcular cada caso.
2. Pretendo que o programa diga de imediato o custo médio equivalente do kWh em cada Período Horário, tendo em atenção que nas horas de ponta (HP) existe Potência em hora de ponta, que tambem é facturada. Para descriminar o preço real do kWh por cada horario tenho de ter em atenção esta particularidade das horas de ponta. As contas que estou a fazer são:

Custo kWh HP = (Custo total Energia Activa em HP + Custo Potência em HP) / Energia Activa em HP

isto está correcto?
Não sei qual é a intenção desse cálculo. Mas para calcular o preço médio (€/kWh) de uma instalação é:
A facturação total (€) (energia activa, energias reactivas, PC, PHP e termo tarifário fixo) a dividir pelo consumo total de energia activa.
3. Possuo para Média Tensão de 3 tipos de ciclos (semanal, semanal opcional, e diário). Pelo que eu percebi, os ciclos apenas variam nos horários, sendo os preços constantes. Quais são as vantagens e desvantagens de cada um? De que modo isso interfere na análise da factura? Existe horário de Verão e de Inverno. Em que mês começa e acaba cada um deles?
Ver aqui: http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Grou ... arios2.htm
4. O que é o diagrama de carga típico mensal? Com base nas facturas como consigo descriminar o diagrama de carga típico mensal para cada mês?
É chamado diagrama de carga a um conjunto de leituras de energia consumida efectuadas por períodos de 15 minutos
5. Como diminuo a Potência Contratada sem prejudicar a produção?
A PC é obtida através da PT (potencia tomada) máxima do período de facturação.
Existem sistemas que efectuam micro-cortes de energia em alguns equipamentos, o que vai diminuir a PT e também o consumo de energia.
Em alguns casos em que a PI (potência instalada) é bastante superior á PT, pode-se tentar junto do fornecedor de energia eléctrica que ele baixe a mesma
6. Pretendo fazer uma análise do benefício económico de deslocar a produção dos Períodos Horários em que a energia é mais cara para aqueles em que é mais barata. Penso que uma simples mudança (com a variação do custo por kWh) não chega e tenho de ter em conta outros factores como por exemplo os diferentes ciclos falados acima. Qual a vossa opinião?
Exacto tem que ver qual é o melhor ciclo para a sua instalação.
Última edição por PFerreira em 16 abr 2009, 15:41, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
PFerreira
Avatar do Utilizador
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 114
Registado: 28 jul 2008, 15:01
Localização: Portugal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: simulador de factura - HELP

Mensagem por PFerreira »

sonyk Escreveu:estudo engenharia mecânica na Universidade de Aveiro e este programa nada tem a ver com o curso mas com um estágio extra curricular.

"Ao reduzires o consumo de energia reactiva da rede, não a estás a abdicar do seu fornecimento aos equipamentos que dependem dela, pois esta passa a ser fornecida localmente através de baterias de condensadores."

sim, eu sei, mas quanto custam os condensadores (custo médio) e de quanto é o payback? A energia reactiva fornecida à rede traz beneficios economicos à Empresa ou só existe apenas como excedente (sem lucro)?

As planilhas de excel já estão criadas, o meu problema é mesmo nessas dúvidas que equacionei. Não sei as fórmulas porque só agora comeco a entrar nesta area e a estudar por minha conta, por isso qualquer ajuda seria bem-vinda.

Obrigado
Cumprimentos,
PFerreira
sonyk
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 15 abr 2009, 15:20

Re: simulador de factura - HELP

Mensagem por sonyk »

1. Tudo o que queria saber sobre energia reactiva já sei andando a investigar por este mesmo fórum.

2. O cálculo que eu estava a fazer era para calcular o custo especifico do KWh na hora de ponta e é o correcto. O preço do kWh é como o PFerreira mencionou:

A facturação total (€) (energia activa, energias reactivas, PC, PHP e termo tarifário fixo) a dividir pelo consumo total de energia activa.

3. Essa apresentação em flash não me elucida sobre quando acaba/começa o período de Inverno e Verão nem as vantagens e desvantagens dos diferentes ciclos. Apenas me informa das horas de ponta, cheias, etc.

4. Se tem conhecimento do simulador da ERSE para facturas então há de reparar que na folha Análise es fazem o diagrama de carga para cada mês, sendo que o fazem apenas com os dados da factura que o utilizador insere. A minha questão é: Como é que o fazem?

6. Para fazer a referida análise preciso de saber a resposta para o ponto 3.

Muito obrigado pela ajuda :wink:
Avatar do Utilizador
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 114
Registado: 28 jul 2008, 15:01
Localização: Portugal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: simulador de factura - HELP

Mensagem por PFerreira »

Boas,

É assim o tarifário está dividido em 4 Períodos (trimestres), o 1.º (Jan.Fev.Mar.) e o 4.º (Out. Nov. Dez.) são referentes ao Inverno e o 2.º (Abr. Mai. Jun.) e o 3.º (Jul. Ago. Set.) ao Verão.
No ciclo Semanal a transição é feita com a mudança da hora, ou seja no último fim-de-semana de Março passa do ciclo de Inverno para o ciclo de Verão, e no último fim-de-semana de Outubro passa-se o inverso.
As principais diferença entre os ciclos Diário e Semanal são:

Diário tem 4h de ponta todos os dias do ano
Semanal tem só horas de ponta nos dias úteis (3h de Inverno, 5h de Verão)

Diário o vazio começa mais cedo que no Semanal
Semanal aos domingos e feriados é todo o dia vazio

Podemos considerar que uma instalação que tenha laboração ao fim de semana é mais favorável o ciclo semanal, (ex. Hotéis) se é uma instalação que está fechada ao fim de semana é mais favorável o ciclo diário (ex. oficinas).
Agora com um diagrama de cargas é mais fácil saber qual é o melhor ciclo.
Cumprimentos,
PFerreira
sonyk
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 15 abr 2009, 15:20

Re: simulador de factura - HELP

Mensagem por sonyk »

Muito obrigado pelo esclarecimento, ajudou bastante.

Mas continuo sem saber como o diagrama de cargas é feito tendo por base apenas o que vem na tarifa, ou seja:

Potência em horas de ponta (EUR/kW por mês) - Quociente entre a energia activa fornecida em horas de ponta e o número de horas de ponta no período a que a factura respeita.

Potência contratada (EUR/kW por mês) – Potência que o distribuidor coloca em termos contratuais à disposição do cliente. Nos fornecimentos em MT a potência contratada corresponde à máxima potência activa média em kW, registada em qualquer intervalo ininterrupto de 15 minutos, durante os últimos 12 meses.

Energia Activa (EUR/kWh) - Energia activa consumida em determinado período horário de entrega de energia eléctrica (horas de ponta, horas cheias, horas de vazio normal e horas de super vazio). Pode ainda apresentar uma diferenciação trimestral.

Energia Reactiva fornecida (EUR/kvarh) – Energia reactiva fornecida que, nas horas fora de vazio, excede 40% da energia activa transitada no mesmo período.

Energia Reactiva recebida (EUR/kvarh) - Energia reactiva recebida nas horas de vazio.

Termo tarifário fixo (EUR por mês) - Contratação, leitura, facturação e cobrança.

De que modo, pegando na tarifa de um mês, consigo esboçar o diagrama de cargas como eles lá fazem?
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1084
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: simulador de factura - HELP

Mensagem por Electro 99 »

sonyk Escreveu:sim, eu sei, mas quanto custam os condensadores (custo médio) e de quanto é o payback? A energia reactiva fornecida à rede traz beneficios economicos à Empresa ou só existe apenas como excedente (sem lucro)?
Bem, o payback é o número de anos que levas a amortizar um investimento, pode ser ajutado, se tiveres em conta o valor temporal do dinheiro ou não ajustado, se não o considerares.

Uma maneira simples de o calculares é dividires o custo das baterias pelo somatório das poupanças (que irias pagar em energia reactiva) ao longo do tempo de vida util da bateria.

Eu, em casa, tenho uma folha de cálculo que faz isso. O Problema é que só no sábado estou em casa e só te posso mandar nessa altura.

Cumps.
sonyk
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 15 abr 2009, 15:20

Re: simulador de factura - HELP

Mensagem por sonyk »

em relação às diferenças dos ciclos deixo aqui o que redigi para mim próprio:

Ciclo Semanal/Ciclo Semanal opcional:

76 horas de vazio por semana, em que de Segunda a Sexta-feira, existem 7 horas de vazio por dia, enquanto que aos Sábados esse valor é de 17 horas e aos Domingos corresponde a 24 horas. Este ciclo semanal favorecerá, em princípio, quem utiliza, com maior intensidade electricidade aos fins-de-semana (Ex: Hotéis).

Mudança de horário ocorre com a mudança da hora (último fim de semana de Março e Outubro).

Trimestre I – de 1 de Janeiro a 31 de Março – Horário de Inverno
Trimestre II – de 1 de Abril a 31 de Junho – Horário de Verão
Trimestre III – de 1 de Julho a 31 de Setembro – Horário de Verão
Trimestre IV – de 1 de Outubro a 31 de Dezembro – Horário de Inverno

Horas de ponta apenas nos dias úteis:

• 3 horas por dia de Inverno
• 5 horas por dia de Verão


Ciclo Diário

70 horas, em que não se faz distinção entre dias de semana ou fim-de-semana, existindo sempre 10 horas de vazio por dia. Este ciclo destina-se a pessoas que têm um consumo de electricidade mais homogéneo ao longo da semana (ex: Oficinas).

Mudança de horário ocorre com a mudança da hora (último fim de semana de Março e Outubro).

Trimestre I – de 1 de Janeiro a 31 de Março – Horário de Inverno
Trimestre II – de 1 de Abril a 31 de Junho – Horário de Verão
Trimestre III – de 1 de Julho a 31 de Setembro – Horário de Verão
Trimestre IV – de 1 de Outubro a 31 de Dezembro – Horário de Inverno

Horas de ponta todos os dias do ano:

• 4 horas por dia


Obrigado pela ajuda :wink:

Ja agora, se souberem de algum programa que me permita desbloquear a folha de excel agradecia visto que assim conseguia perceber muito melhor como é que os diagramas são feitos tendo por base apenas a factura electrica. Tenho vários programas na net mas são shareware e só permitem passwords até 4 caracteres. :|
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1084
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: simulador de factura - HELP

Mensagem por Electro 99 »

Eu acho que deverias criar a tua própria ferramenta, acho que tens vantagens nisso.

O imporante é saberes, realmente, efectuar esses cálculos.
Avatar do Utilizador
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 114
Registado: 28 jul 2008, 15:01
Localização: Portugal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: simulador de factura - HELP

Mensagem por PFerreira »

Boas,

Só umas rectificações ao apanhado:

No ciclo Semanal os feriados são equiparados aos Domingos

A mudança da hora só afecta o ciclo Semanal (no apanhado tem que é no diário)



A EDP mediante registo em www.servinet.pt fornece os diagramas de cargas mensais da sua instalação de MT. Sendo que por aí poderá simular a sua factura ou ver qual é o melhor ciclo ou tarifa.
Se tiver um analisador de redes também poderá ter os diagramas de cargas da instalação.
Fora isso só consegue ver a distribuição do consumo pelos diversos períodos, ex.: um hotel no ciclo Semanal o consumo de energia divide-se em média em:
47% em Cheias
29% em Vazio
12% em Super Vazio
12% em Ponta



Nota: o colega “Electro99” tem toda a razão quando diz para fazer uma folha de cálculo por si próprio e não utilizar a da ERSE, pois só assim é que se consegue dominar o tarifário e efectuar várias comparações.
Cumprimentos,
PFerreira
sonyk
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 15 abr 2009, 15:20

Re: simulador de factura - HELP

Mensagem por sonyk »

eu nao quero utilizar a da ERSE porque a minha aliás é mais completa. Gostava mesmo de saber é como eles traçaram os diagramas mensais tipicos com a inserção apenas da factura que nem sequer dá o número de horas mas sim a energia consumida (se tivesse a Potência em cada tipo de horas, retirava o nº de horas mas n tenho). É só isso que gostava de saber, como se chega aos diagramas tendo apenas os dados da factura :?

na empresa especifica é facil obte-los mediante equipamento de medida mas não é isso que pretendo. Vou deixar aqui a folha do simulador que falo para visualizarem:

o utilizador insere os dados da factura

Imagem

e obtem na folha analise os diagramas

Imagem

a minha pergunta simplesmente é: como é que chegam aos diagramas?


Obigado pelas rectificações
sonyk
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 15 abr 2009, 15:20

Re: simulador de factura - HELP

Mensagem por sonyk »

e peço desculpa ao Electro99, so agora vi o seu post. Obrigado pela ajuda. Mandarei o meu e-mail por MP se fizer o favor de me facultar essa folha.

Obrigado
Avatar do Utilizador
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 114
Registado: 28 jul 2008, 15:01
Localização: Portugal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: simulador de factura - HELP

Mensagem por PFerreira »

Boas,
Esses gráficos são efectuados com base nos consumos dessa instalação em ciclo semanal.

Isto é um exemplo dos diagramas de carga fornecidos pela EDP, e com isto é que se pode simular uma factura ou verificar qual o ciclo mais correcto.
Anexos
Doc1.doc
(128.5 KiB) Transferido 136 vezes
Cumprimentos,
PFerreira
Responder

Voltar para “Dúvidas”