Como ligar 2 ou mais interruptores a um ponto de luz unico ?

Responder
FMiranda
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 15 mar 2009, 19:57

Como ligar 2 ou mais interruptores a um ponto de luz unico ?

Mensagem por FMiranda »

Saudações a todos.

Antes de perguntar, tentei encontrar no forum algum problema exactamente igual, apesar de ter visto algo semelhante não fiquei totalmente esclarecido pelo que aqui fica o pedido de auxilio.

Desde já informo que os conhecimentos de electronica são parcos....

Tenho várias divisões na casa onde possuo dois ou mais interruptors para controlar um unico ponto de luz, acontece que por vários motivos necessitei de trocar os interruptores e assim começaram os problemas.

Com os novos interruptores deixei de ter coerencia no ligar e desligar do ponto de luz, ou seja ligar ou desligar em qualquer interruptor de forma aleatória. Acabo sempre por ter uma dependencia de um interruptor, algo que não é desejavel nem funcional. Para além disso creio que as cores e cabos que me colocaram cá em casa também não deve ser a mais correcta, pois tenho circuitos feitos com 1 cabo preto e 2 castanhos, outros há que são 3 castanhos :o

Por ora e para resolver, voltei a colocar os interruptores antigos e tudo ficou novamente a funcionar bem outra vez, masl seria :D .

Mas não quero desistir, mais adianto que num dos ditos interruptores apliquei um legrand novinho em folha cuja a embalagem o identifica como "Comutador de escada duplo", ao que li por aqui parece-me ser fundamental para que tudo funcione bem, mas também não me ajudou em nada.

Também tenho sérias duvidas em identificar um interruptor de escada ou sem ser de escada ....

Como poem ler, qualquer auxilio para além de necessário, é bem vindo

Bem hajam


roger.faisca
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 15 mar 2009, 22:49

Re: Como ligar 2 ou mais interruptores a um ponto de luz unico ?

Mensagem por roger.faisca »

boas, tudo bem? só consegues ligar a um ponto luz, comutadores de escada ou inversores de escada! ligar 1 ou mais interruptores não vai funcionar! não estão preparados nem têm bornes suficientes para as ligações a efectuar! quanto a cores, é normal veres 1 preto e 2 castanhos, esses castanhos são retornos k ligam os comutadores de escada ou inversores entre si, e o preto é a alimentação!

Se estiver errado que me corrijam! obrigado e espero ter ajudado em algo!
abraços a todos
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 513
Registado: 30 mar 2008, 10:45
Localização: 150 Km de Lisboa

Re: Como ligar 2 ou mais interruptores a um ponto de luz unico ?

Mensagem por patinhofeio »

Boas...
Se para já conseguiu montar aparelhagem nova, repor a antiga e está a funcionar, mostra que peno menos tem sentido de orientação, o que já é um principio.
Se procurar no fórum, vai encontrar muitos esquemas de comutação de escada, comutação de escada duplo, comutação de escada com inversor.
Pelo que descreve, o mais indicado será a comutação de escada com inversor. Esta comutação permite ligar o mesmo ponto de luz em mais de 2 botões diferentes.
Para descobrir qual o tipo de botão que está montado:
-Se o botão só tem 2 fios ligados,1 tecla, então é um interruptor
-Se o botão tem 3 fios ligados, 1 tecla e só acende um ponto de luz, então esse botão é comutador de escada;
-Se o botão tem 3 fios ligados, 2 teclas e liga 2 pontos de luz, então é um comutador de lustre.
-Se o botão tem 4 fios ligados, 1 tecla e só comuta um ponto de luz, então esse botão é um inversor de grupo
-Se o botão tem 4 fios, 2 teclas e comuta 2 pontos de luz diferentes, então é um comutador de escada duplo.Neste botão, podem estar ligados 4,5 ou 6 fios, conforme o circuito.
Por certo o que está a acontecer é que alguns inversores de grupo ligam em linha, outro ligam em cruz. Nos comutadores de escada, ha marcas em que o comum está sozinho de um lado, e outras em que o comum está no mesmo lado de uma das saídas.
O ideal é ter o esquema dos botões, novos e antigos para poder fazer os ajustes necessários
O conselho que dou, é mudar um botão de cada vez, e ir testando. Se deixar de funcionar, o erro está no ultimo botão que foi montado.

Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
FMiranda
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 15 mar 2009, 19:57

Re: Como ligar 2 ou mais interruptores a um ponto de luz unico ?

Mensagem por FMiranda »

Obrigado pelas respostas.

Confesso que me sinto muito mais literado pelo que li aqui ontem.

Compreendi como devem estar feita as ligações eletricas e o conceito de como ligar varios interruptores a um ponto de luz.

Agora a maior dificuldade é comprar o então interruptor correcto.... continuo a precisar de ajuda

Como disse comprei um "Comutador de escada duplo", supostamente com 2 botões independentes cada botão possui 4 orificios para ligação, 2 em cima e 2 em baixo. Um dos pontos de luz correu bem, funcionou bem (3 fios, este ponto de luz é controlado por 2 interruptores) mas o outro botão, também com as supostas 4 ligações para receber 3 fios (1 preto e 2 castanhos), liga mas mal ....

O melhor que consegui foi ligar e desligar a luz a partir deste interruptor, quando tento ir a outros 2 que também controlam o ponto de luz, não funciona, ou melhor, funciona consoante a posição do interruptor que acabei de comprar ....

Quando digo não funciona é que não apaga ou liga de forma aleatória seja em que interruptor for, quando digo funciona mal, é quando não liga ou não apaga de forma aleatória, aliás na maior parte das vezes, sente-se que o interruptor "tenta" funcionar uma vez que desliga e liga muito rapidamente as luzes

Como ultima nota, reparei que nos interruptores que tenho de origem e que funcionam, é notóriamente visivel que os 2 botões são isolados/independentes ao invés este legrand "Comutador de escada duplo" aparenta pelo esquema da embalagem que há passagem de ligações entre botões se a memória não me falha ao nivel do neutro ...

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 513
Registado: 30 mar 2008, 10:45
Localização: 150 Km de Lisboa

Re: Como ligar 2 ou mais interruptores a um ponto de luz unico ?

Mensagem por patinhofeio »

Boas...
Que salganhada.
1º: O neutro não vai aos botões
2º: En nenhum comutador de escada duplo hã ligação entre os circuitos dos 2 botões Se for necessário temos de fazer essa ligação nos bornes.
3º: Tal como disse em cima, os comutadores de escada duplo têm 6 bornes, 3 bornes para cada botão, podendo ser ligados 4, 5 ou 6 consoante o circuito.
Se com o meu conselho de procurar os circuitos na área de esquemas não consegue resolver ou perceber o funcionamento/ligação dos diferentes tipos de botão, mais não posso fazer.

Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Como ligar 2 ou mais interruptores a um ponto de luz unico ?

Mensagem por Duzia12 »

Responder

Voltar para “Dúvidas”