o meu nome é Jorge Martins e tenho 55 anos. Sou eletrotécnico de formação de base e fiz uma "perninha" durante 11 anos em manutenção de helicópteros.
A minha formação na área iniciou-se em 1990 na antiga Escola de Eletrotecnia no extinto Grupo n.º 1 de Escolas da Armada. Para os que desconhecem era a escola que formava os eletricistas e os sargentos eletrotecnicos na "antiga" Marinha de Guerra Portuguesa, digo "antiga" porque atualmente "Guerra" foi posta de parte, deve ser para não ferir susceptibilidades
O nosso curso tinha uma duração de 2 anos + 1, nos dois primeiros anos além das Matemáticas e Fisicas faziam parte do currículo Eletricidade e Máquinas elétricas, Tecnologia e Trabalhos Oficinais, Eletrónica analógica I, Técnicas de medida, isto no 1º ano. No 2º ano deixávamos as "fortes" para trás e lá vinha a Eletrónica analógica II, Sistemas digitais e Microprocessadores, Transmissão/Receção, Sistemas de controlo e Circuitos especiais, Montagens e Equipamentos de teste e claro não podiam faltar as Técnicas de Medida.
O último ano era dedicado à especialização própriamente dita, e tinhamos 4 opções: Informações em Combate (Radares), Comunicações, Artilharia e o "parente pobre" na altura Armas Submarinas
E sim ainda trabalhei em equipamentos a... válvulas e sistemas com amplificadores mágneticos
Bem para não tornar isto uma seca, atualmente vou fazendo alguns trabalhos de eletricidade residencial, apesar de ainda estar verde, e vou voltar a pegar na Licenciatura em Engenharia Eletrotecnica do ISEL, os 2/3 que faltam.
Tenho a certeza que neste fórum vou encontrar respostas para as minhas questões e dúvidas que vão aparecendo e espero também poder contribuir.
Cumprimentos a todos,
Jorge M.
TRIESP 86044