Moradia - Divisão de abastecimento

Responder
ruilima
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 jan 2026, 23:38
Profissão: Eletricista
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Moradia - Divisão de abastecimento

Mensagem por ruilima »

Boa tarde a todos.
Venho-me socorrer novamente de vocês já que ando na eletricidade residencial á pouco tempo.

Tive um pedido, moradia, que tem na caderneta predial o seguinte:

ANDAR OU DIVISÃO COM UTILIZAÇÃO INDEPENDENTE: CV
ANDAR OU DIVISÃO COM UTILIZAÇÃO INDEPENDENTE: RC

Tipo de Prédio: Prédio em Prop. Total com Andares ou Div. Susc. de Utiliz. Independente
Descrição: Prédio urbano composto de Cave e R/C, destinado a habitação. Cave com 4 divisões, cozinha e casa
de banho, R/C com 4 divisões, cozinha e casa de banho. S.C. 97,85 m2. L. 304,15 m2. Concluído em 30/04/1986.

Não consta NIP na caderneta.

A questão é, isto surgiu de um desentendimento entre irmãos, faleceram os pais e combinaram que um ficava com a CV e outro o RC.
Só o RC tem ramal e contador, ramal aéreo até a fachada(caixa à superfície) da qual tem uma PMA de 6.9kva.
Antes o RC abastecia a CV e foi proposto um contador no quadro da CV de forma a pagar o proporcional da eletricidade.

Agora os irmão chatearam-se e temos que criar um abastecimento para a CV, obvio que o RC não quer participar nas alterações, o ideal era uma centralização no muro e ficava feito, mas não querem isso, nem obras para o lado deles mesmo que pagas pelo outro.

Falei com a eredes e mesmo havendo duas entradas para a moradia, e podendo pedir outro ramal, o primeiro devido a não estar em conformidade, seria desativado.
Mas foi-me dito por eles que podia fazer.

Apelo mais uma vez ao vosso conhecimento :')

Que opções tenho para tenho nesta situação?

Ponho P100 no muro(ao lado do acesso às escadas da cave), contador no interior do espaço mas fora de casa, e peço ramal?

Tem duas entradas mas não sei se o numero sendo 61 e o outro 61B se o numero de policia está registado na câmara(na caderneta aparecem os dois como 61)

A FE tem que ter obrigatoriamente as duas? Se sim fica abaixo dos 10kva com o FS, preciso de projeto ou só inspeção?

Mais uma vez obrigado a todos!
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Agradecimento recebido: 111 vezes

Re: Moradia - Divisão de abastecimento

Mensagem por amoreira »

Boas,

Partido do principio que existem duas frações autónomas e que têm entradas independentes tem a vida facilitada, não vejo nenhum inconveniente para não poder pedir um contador para a cave.

As potências são vistas por ramal, portanto se para a cave pedir até 10,35 kVA não necessita de projeto mas a instalação tem de ser certificada ou seja tem de estar tudo em conformidade incluindo a rede de terras.

A Portinhola sim tem de ficar no limite do lote o contador pode ficar no mesmo local ou como referiu na fachada da casa mas virado para o exterior.

Na FE tem de constar as duas frações
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
ruilima
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 jan 2026, 23:38
Profissão: Eletricista
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por ruilima »

Obrigado amoreira!
Certo, irei avançar, uma das duvidas era mesmo se a FE tinha que ter as duas, e se a potencia seria por ramal ou total da FE, sendo separado então não me preciso de preocupar com projeto.
Mesmo que tenha duas entradas e esteja apenas uma na câmara? ainda não fui lá verificar como está, mas penso que as casas não tenham projeto.
A cave vai pedir 6.9kva que ao que entendo é atualmente o recomendado, assim dispenso inspeção, os restantes dos trabalhos, incluindo terra penso que tenha tudo orientado mentalmente.
Sendo assim podemos "ignorar" a instalação do RC? que a eredes não implica? tendo a primeira instalação NIP e consequentemente CPE, ficam as duas com o mesmo NIP? ou deixo em branco para ser atribuído novo?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Agradecimento recebido: 111 vezes

Mensagem por amoreira »

ruilima Escreveu: 29 jul 2026, 19:02 Obrigado amoreira!
Certo, irei avançar, uma das duvidas era mesmo se a FE tinha que ter as duas, e se a potencia seria por ramal ou total da FE, sendo separado então não me preciso de preocupar com projeto.
Mesmo que tenha duas entradas e esteja apenas uma na câmara? ainda não fui lá verificar como está, mas penso que as casas não tenham projeto.
A cave vai pedir 6.9kva que ao que entendo é atualmente o recomendado, assim dispenso inspeção, os restantes dos trabalhos, incluindo terra penso que tenha tudo orientado mentalmente.
Sendo assim podemos "ignorar" a instalação do RC? que a eredes não implica? tendo a primeira instalação NIP e consequentemente CPE, ficam as duas com o mesmo NIP? ou deixo em branco para ser atribuído novo?
Boas,

Na habitação / instalação existente do R/C terão de ser removidas todas as interligações elétricas com a fração da cave. Estamos a tratar isto como frações autónomas portanto cada uma tem de ter as suas infraestruturas.
Para a e-redes podemos tratar esta fração como "existente a manter sem alterações".
NA FE para esta fração coloca RAMAL 1 - morada .... nº 61- NIP - CPE - PMA

Para a fração da cave pede um "novo local de consumo"
NA FE para esta fração coloca RAMAL 2 - morada .... nº 61B- (sem NIP) - (sem CPE) - PMA = 6,9 kVA
Para efeitos de obra tem de construir ramal novo, desde Portinhola, Cx contador, Rede de terras, reformular o quadro de entrada e toda a instalação elétrica no interior da casa tem de estar em conformidade e em bom estado.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”