Libertar espaço em quadro elétrico - separar em 2 quadros
-
nfh
- Velha Guarda

- Registado: 05 fev 2010, 01:10
- Enviou: 19 vezes
- Agradecimento recebido: 1 vez
Libertar espaço em quadro elétrico - separar em 2 quadros
Preciso libertar algum espaço no meu quadro elétrico principal e em vez de fazer uma mudança radical e instalar um quadro novo maior, ocorreu-me a possibilidade de instalar um quadro pequeno (com 8 ou 12 módulos) onde colocaria o interruptor geral e o barramento de escada para distribuir o neutro e fase pelos diferenciais correspondentes (e barramentos de neutro).
A minha pergunta é: este tipo de modificação é legal, ou será melhor enveredar pela substituição completa do quadro elétrico?
A minha pergunta é: este tipo de modificação é legal, ou será melhor enveredar pela substituição completa do quadro elétrico?
-
rainbow
- Velha Guarda

- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 41 vezes
Re: Libertar espaço em quadro elétrico - separar em 2 quadros
Boa tarde.
Eu não sei dizer se é ilegal esse tipo de alteração (penso que não, desde que feito correctamente, mas só mesmo consultando documentação para saber).
No entanto, eu optaria pela solução de substituir completamente o quadro.
Eu não sei dizer se é ilegal esse tipo de alteração (penso que não, desde que feito correctamente, mas só mesmo consultando documentação para saber).
No entanto, eu optaria pela solução de substituir completamente o quadro.
-
miguel74
- Curioso

- Registado: 20 jun 2014, 23:26
- Profissão: Eletricista
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Não vejo nenhuma ilegalidade é uma renovação do componentes do quadro desde que a secção dos cabos seja a correta
-
nfh
- Velha Guarda

A única dúvida da legalidade que tenho é o facto de pretender mover o interruptor geral e os diferenciais para um quadro à parte. Deste modo libertava espaço no quadro principal sem ter de o trocar (que implicaria usar barramentos de neutro para calha DIN, se o trocasse por um quadro mais alto), e usava o espaço livre que está dentro do armário técnico onde está o quadro (tenho espaço numa parede a 90º em relação ao quadro).miguel74 Escreveu: 18 mai 2026, 21:49 Não vejo nenhuma ilegalidade é uma renovação do componentes do quadro desde que a secção dos cabos seja a correta
O quadro vai ficar a escassos centímetros do quadro que vai receber a intervenção, mas mesmo assim continuo na dúvida se mesmo estando tão próximo não é suposto o quadro principal manter o interruptor geral e os respetivos diferenciais.
-
TiagoMatos
- Curioso

- Registado: 04 jan 2025, 19:05
- Profissão: Engenheiro Electrotécnico
- Enviou: 4 vezes
Boa Tarde,
Não sei se entendi bem a questão. Se estarei a interpretar mal, por favor sinta-se à vontade para corrigir.
O que entendi é que tem um Quadro que necessita de ter módulos livres. Por sua opção ao invés de instalar um Quadro (em substituição do actual) maior com mais módulos, está a optar fazer um novo Quadro (Parcial) e que fará a transferência de alguns circuitos do actual para o novo.
Se assim for, não existe ilegalidade nenhuma. Tem é que garantir que em cada um dos quadros, exista um Interruptor de Corte Geral do respectivo quadro de forma a poder seccioná-lo da restante instalação, assim como os dispositivos diferenciais a montante dos respectivos disjuntores que ficarão no mesmo quadro.
Presumo que a alimentação desse novo quadro, terá origem naquele que está actualmente instalado. Aí tem de garantir secção mínima de 4mm2 (Caso o regime de Terra seja TT) e aparelho de protecção contra curto-circuitos e sobrecargas adequado para esse alimentador. Se o novo Quadro não for de classe II de isolamento e o regime de terra for TT terá também de instalar um dispositivo diferencial a montante da protecção do alimentador do quadro novo.
Se entendi mal a questão, por favor sinta-se à vontade de me corrigir.
Não sei se entendi bem a questão. Se estarei a interpretar mal, por favor sinta-se à vontade para corrigir.
O que entendi é que tem um Quadro que necessita de ter módulos livres. Por sua opção ao invés de instalar um Quadro (em substituição do actual) maior com mais módulos, está a optar fazer um novo Quadro (Parcial) e que fará a transferência de alguns circuitos do actual para o novo.
Se assim for, não existe ilegalidade nenhuma. Tem é que garantir que em cada um dos quadros, exista um Interruptor de Corte Geral do respectivo quadro de forma a poder seccioná-lo da restante instalação, assim como os dispositivos diferenciais a montante dos respectivos disjuntores que ficarão no mesmo quadro.
Presumo que a alimentação desse novo quadro, terá origem naquele que está actualmente instalado. Aí tem de garantir secção mínima de 4mm2 (Caso o regime de Terra seja TT) e aparelho de protecção contra curto-circuitos e sobrecargas adequado para esse alimentador. Se o novo Quadro não for de classe II de isolamento e o regime de terra for TT terá também de instalar um dispositivo diferencial a montante da protecção do alimentador do quadro novo.
Se entendi mal a questão, por favor sinta-se à vontade de me corrigir.
Com os melhores cumprimentos,
Tiago Matos
Engenharia de Energia e Sistemas de Potência
OET – 30736
TRIESP DGEG – 87110
TRSCIE ANEPC
Tiago Matos
Engenharia de Energia e Sistemas de Potência
OET – 30736
TRIESP DGEG – 87110
TRSCIE ANEPC
-
miguel74
- Curioso

- Registado: 20 jun 2014, 23:26
- Profissão: Eletricista
Pode fazer, desde que respeite as regras seção adequada barramentos terra e neutro à vista
-
ohmico
- Técnico Dedicado

- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 20 vezes
- Agradecimento recebido: 89 vezes
Boas,
não quer partilhar aqui um "esquisso" do que pretende fazer?
Pelo que percebo está a pretender instalar um segundo quadro para servir de ampliação ao existente e deslocar para este o interruptor geral assim como os diferenciais.
A ser verdade o que percebi, só poderá ser feito à custa da instalação de um quadro encostado ao existente, ligados por comunicação interior entre os dois, para que se possa considerar a existência de um único corte geral.
Ohmico
Pelo que percebo está a pretender instalar um segundo quadro para servir de ampliação ao existente e deslocar para este o interruptor geral assim como os diferenciais.
A ser verdade o que percebi, só poderá ser feito à custa da instalação de um quadro encostado ao existente, ligados por comunicação interior entre os dois, para que se possa considerar a existência de um único corte geral.
Ohmico
-
nfh
- Velha Guarda

É precisamente isso, instalar um segundo quadro ao lado do primeiro, passar para lá a linha de fase e neutro que vêm do exterior, o cabo de terra, o interruptor geral, um barramento de escada, e os interruptores diferenciais para libertar espaço no quadro original para mais disjuntores de circuitos independentes.ohmico Escreveu: 21 mai 2026, 13:20 Boas,
Pelo que percebo, está a pretender instalar um segundo quadro para servir de ampliação ao existente e deslocar para este o interruptor geral assim como os diferenciais.
Ohmico
Daí seguirão ligações de cabo de 16 mm² para o quadro original.
O senão relativamente ao que sugeriu é que, embora eles vão estar mesmo ao lado um do outro, estarão a 90°. O quadro principal está montado dentro de um armário na entrada da casa. Esse armário tem uma profundidade considerável (uns 50 cm de profundidade) e no painel perpendicular ao longo do quadro há uma área (e também profundidade dentro da parede de Pladur) para instalar o segundo quadro para o qual iria mover tudo o que referi acima.
Não poderia manter o interruptor geral no quadro original, pois isso deitaria por terra o objetivo. Se lá mantivesse esse interruptor geral teria também de manter o barramento de escada e os diferenciais, pelo que voltaria à estaca zero.
Seria mais ou menos o que está nesta imagem (se o anexo funcionar corretamente). A imagem inclui também a instalação em direção ao quadro da garagem, que passaria a sair deste quadro novo, uma vez que está a montante de tudo o resto.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
-
helioneves
- Pré Oficial

- Registado: 09 mar 2019, 13:13
- Profissão: Procura-se
- Enviou: 12 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
-
ohmico
- Técnico Dedicado

Boas,
a sua questão tem muito texto mas não chega para uma resposta.
O boneco que pretendeu partilhar não chegou cá.
Ora sem boneco qualquer resposta não passa de palpite.
Ohmico
a sua questão tem muito texto mas não chega para uma resposta.
O boneco que pretendeu partilhar não chegou cá.
Ora sem boneco qualquer resposta não passa de palpite.
Ohmico
- admin
- Admin

- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Enviou: 139 vezes
- Agradecimento recebido: 151 vezes
- Contacto:
Boa tarde a todos
existia um erro no carregamento desta imagem mas ja esta ok
existia um erro no carregamento desta imagem mas ja esta ok
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
-
ohmico
- Técnico Dedicado

Boas,
já consegui ver o desenho.
Você fará o que entender e será da sua responsabilidade.
O que pretende fazer A1/A2 só poderá ser feito se ambos os quadros ficarem unidos um ao outro, não pode andar a passar ligações "internas" pelo exterior, entre quadros.
Ohmico
já consegui ver o desenho.
Você fará o que entender e será da sua responsabilidade.
O que pretende fazer A1/A2 só poderá ser feito se ambos os quadros ficarem unidos um ao outro, não pode andar a passar ligações "internas" pelo exterior, entre quadros.
Ohmico
-
nfh
- Velha Guarda

E unidos implica encostados lado a lado? Como eu referi, vão literalmente ficar encostados, mas pela diagonal, pelo que haverá a necessidade de ou aplicar algum acessório para fazer a união pelo interior da parede (um paralelepípedo, feito por exemplo com calha técnica 70x70), ou então tubo corrugado Com uns 12cm de comprimento para unir os dois quadros.