Ligação à rede para um lugar de garagem

Responder
FilipeR_
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 mai 2026, 05:12
Profissão: Técnico Industrial

Ligação à rede para um lugar de garagem

Mensagem por FilipeR_ »

Boas caros foristas,

Venho aqui pedir algum esclarecimento, visto a assistência da E-redes não ser suficientemente esclarecedora e remeter sempre para o site deles.

Ora bem, o "problema" é o seguinte :
Vivo num prédio já com alguma idade onde não me permite fazer uma ligação elétrica entre o meu quadro eléctrico do 1º andar e o lugar de garagem sem recorrer a grandes obras, portanto não é hipótese. A ideia será colocar uma tomada GreenUp ou Wallbox no máximo de 7.4kwh, portanto uma ligação de 30A de potência.

A segunda hipótese mais viável é fazer uma nova ligação à rede através do quadro de coluna do edifício que fica no Hall de entrada do prédio, local onde se poderá colocar um contador e onde já existe furação no chão para passar cabo para a garagem que fica logo por baixo.

Em contacto com a assistência telefónica da E-redes, foi-me explicado exatamente o mesmo que se pode ler no site, ou seja, para um leigo nesta matéria não ajudou grande coisa.

Portanto, alguém me poderá dar umas "luzes" sobre como iniciar este processo de pedido de ligação à rede?

Para começar, pedem a ficha eletrotécnica. Mas querem a ficha eletrotécnica do prédio ou da instalação que pretendo fazer?
Quais são os custos que isto pode acarretar? É o condómino ou o condomínio que tem de suportar estes custos ( pergunto isto porque mais tarde, quando outro residente quiser fazer uma instalação semelhante, já não terá que pedir e pagar esta ficha).

Depois pedem a caderneta predial, esta é fácil.

Depois pedem fotos do local onde ficaria o contador e zona envolvente. Aqui, outra dúvida : é preciso fotos com a instalação já feita com caixa para o contador colocada e tomada já no meu lugar de garagem, ou aqui só pretendem fotos para perceber o espaço que existe?

Estas são algumas que para já se levantam, às quais precisa de ajuda, pelo menos para conseguir abrir o processo na E-redes e eles iniciarem o estudo e orçamentação da instalação do contador e criação do CPE.

Obrigado desde já, cumprimentos.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 104 vezes

Re: Ligação à rede para um lugar de garagem

Mensagem por amoreira »

Caro FilipeR

Para o que pretende esqueça a e-redes eles não vão ajudar em nada! ... essas pessoas do call center só estão lá para complicar (infelizmente).
A melhor opção de longe é ligar ao seu quadro da habitação, independente das obras que tenha de realizar.
A si pode-lhe parecer melhor a "segunda hipótese" mas essa é a que certamente lhe vai ficar mais cara e maior dor de cabeça lhe vai causar.

Para avançar com a "segunda hipótese" como é necessário aumento de potência e criar um novo local de consumo,vai necessitar de projeto, não basta a tal ficha eletrotécnica, aqui começam os custos pois tem de contratar um técnico (eng.º eletrotécnico).
Esse técnico terá de ir ao local e mediante as condições que encontrar vai "orientar-lo" para os passos a seguir.

Para ficar mais por dentro das soluções para instalação de PCVE's pode consultar o guia técnico da DGEG em anexo.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
FilipeR_
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 mai 2026, 05:12
Profissão: Técnico Industrial

Mensagem por FilipeR_ »

Obrigado pela resposta mas rasgar paredes do prédio para passar cabo para o lugar de garagem está mesmo fora de questão. Não me acredito que fique mais barato do que criar um novo ponto de entrega mais próximo do lugar de garagem e fazer a instalação elétrica. Eu quero manter tudo o mais simples possível:instalação dimensionada para 4.6/6.9Kva, vai ter de servir.
É óbvio que dava jeito conseguir contratar 10.35kva, mas não sei se vale a pena o investimento que é necessário para esse tipo de instalação e certificação, etc.

Mas obrigado pelo guia técnico, muita informação importante em relação ao tipo de instalações, pode vir a ser útil.
helioneves
Pré Oficial
Pré Oficial
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Profissão: Procura-se
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Mensagem por helioneves »

{ os mais puritanos que me perdoem, mas ao ler isto, só me vem à cabeça uma frase que a minha avó dizia, "livrar de começar a mexer..." }
se tiver hipótese de se "safar" sem burocracias, então aproveite... da maneira que as coisas hoje em dia vão, mais vale não pedir nada a ninguém...
Coldhx
Curioso
Curioso
Registado: 04 mar 2026, 17:48
Profissão: Eng. Informático
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Mensagem por Coldhx »

FilipeR_ Escreveu: 07 mai 2026, 05:57 A segunda hipótese mais viável é fazer uma nova ligação à rede através do quadro de coluna do edifício que fica no Hall de entrada do prédio, local onde se poderá colocar um contador e onde já existe furação no chão para passar cabo para a garagem que fica logo por baixo.
Desculpe se a pergunta não fizer sentido, mas a alimentação do seu QE não vem dar à mesma coluna?
Partindo do principio que tem potencia suficiente no QE para fazer mais um circuito de 32A, até que ponto não seria possível utilizar a canalização existente para trazer o circuito do QE até à tal furação que vai para a garagem?
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”