Dimmer "universal"

Responder
helioneves
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Profissão: Desempregado
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Dimmer "universal"

Mensagem por helioneves »

Há uns tempos que ando com a ideia de fazer um dimmer "universal", isto é, em vez de andar a fazer dimmers para cada "aparelho", fazer antes algo que pudesse ser ligado consoante fosse preciso. Eu sei que tenho de ter em conta a potencia máxima da carga a comandar, a natureza dessa carga ( se é predominantemente resistiva, indutiva ou capacitiva ). Também sei que haverá "aparelhos" que não se poderão ligar, tipo motores de indução, etc... Neste momento, o meu "projecto" está neste ponto:

Mesmo sabendo que existem triacs que já são "snubbered", isto é, que não é preciso acrescentar uma malha snubber externa ao circuito para proteção, mesmo assim coloco a resistência de 1.6k para "limitar" o "inductive kick" da comutação para off do triac, e assim protege-lo. Eu tenho a noção que isso será contraproducente em termos da capacidade de controlo para cargas de menor potencia, mas a ideia é priorizar a proteção dos componentes em detrimento da "gama" de controlo da carga... o triac será escolhido de modo a suportar o máximo de tensão possível ( ao que parece, só existem no mercado até 1200V ) e de 15A em termos de corrente...
o condensador de 47 nanofarads é de polietileno 100V, e o condensador de 150 nanofarads é da classe X2, 315Vac. As resistências de 1k e de 10k são ambas de 2W, e o diac é de 32V. A "resistência" de 1.6k, na realidade são duas resistências de cerâmica de 820 ohms, 20W cada uma, em série.
Digam de vossa justiça.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
helioneves
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Profissão: Desempregado
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Dimmer "universal"

Mensagem por helioneves »

É verdade que existem triacs que apesar de terem o contacto metálico para encostar ao dissipador, não têm continuidade elétrica com ele, ou seja, não há problema se lhe tocarmos com a mão? Eu pensava que todos os de contacto metálico eram "eletricamente activos"...
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”