Fala pessoal! Boa tudo, tudo bem? Espero que sim! Eu sou de duque de caxias no rj e aqui a concessionária de energia é a ENEL
Pessoal, onde eu moro eu estou em um pé de guerra com a ENEL desde maio devido a oscilações dde energia, eles vieram e colocaram um medidor gráfico na rede e disseram que não identificaram oscilações. Nas medições direto no relógio, varia dde 125 a 121v. E durante a medição gráfica a tensão média deu 125.7. Durante esse período, dentro da minha casa e nas demais a luz "piscou".
Acontece que: toda vez que oscila, a lâmpada pisca, o problema é que sempre quando tem essas oscilaçÕes e a lampada pisca, a rede varia de 127 a 121, mas só essa pequena oscilação já dá pra sentir diferença nas lâmpadas de led. E rapidamente a tensão sobe de novo para 125/124v.
Já reclamei na ANEEL, no consumidor.gov e etc, mas todos os avisos de medição não mostra variação menor que 117v, que é o mínimo pare rede monofásica, segundo o PRODIST 8 da ANEEL. Para terem ideia, a ENEL sugeriu que eu trocasse as lâmpadas de LED por outro modelo, menos sensíveis à oscilação. Eu comprei um voltímetro e coloquei na tomada fiquei filmando, e realmente sempre que a luz oscila, bem rápido, cai pra uns 122, 121v e o mínimo que vi foi 119v
A minha pergunta é: essas oscilações, mesmo que pequenas, deveriam ser tão perceptíveis para na lâmpada? Eu vou colocar um vídeo para vocês. Isso não acontece só na minhca casa, mas em outras do quintal e nos vizinhos também.
Meu último recurso é entrar na justiça(caso seja problema da enel), mas como nÃo está abaixo do previsto no prodist, to pensando em pedir aumento do tap do transformador se é que é possível negociar isso com a ENEL, né...enfim, algum de vocês já passou por isso?
Aqui está o vídeo de como fica, vejam que é bem rápido.
Eu acredito que o problema seja da ENEL, sei lá, conexões com problemas...mas eles disseram que já refizeram. Nenhum deles olham meus vídeos. As equipes veem mas só olham o relógio. Um eletricista avaliou, só viu mesmo, não chegou a mexer em nada...ele disse que aparentemente não tem problemas. Eu já troquei lâmpadas também, mas acontece que isso acontece nas 3 casas ao mesmo tempo e todas possuem medidores diferentes. Mas todas são o mesmo sintoma, a tensão cai para 122v a luz pisca. Vocês teriam alguma noção do que poderia ser? Eu realmente já estou bem cansado do problema, só vejo as lampadas piscando mesmo os demais aparelhos parecem não "sentir"
Luz Piscando - Problema da ENEL ou Interno?
- nelmindo
- Team Apoio

- Mensagens: 5458
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Localização: PORTO
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 204 vezes
Re: Luz Piscando - Problema da ENEL ou Interno?
Essas oscilações não são graves. Acredito mais na baixa qualidade das lâmpadas LED. Aliás, uma boa lâmpada LED é imune a oscilações na ordem do 20V!
-
Kingflare
- Faça a sua apresentação

- Mensagens: 2
- Registado: 27 ago 2025, 21:19
- Profissão: Desenvolvedor
- Localização: Duque de Caxias
Re: Luz Piscando - Problema da ENEL ou Interno?
Opa, amigo! Bom dia! Obrigado pela informação. Eu troquei as lâmpadas por uma Philips, que em tese funciona de 100 a 240v. Mas o problema continua. Até mesmo a geladeira também pisca. Percebi que tenho 3 geladeiras, duas dela a luz pisca ao oscilar a tensão. A outra não. Problema super estranho e que tem dias para ocorrer, não é todo dia. Geralmente meio de semana que ocorre. A concesssionária de energia diz que nÃo é com ela. Problema bem estranho.