Ajuda com instalação de switch Zigbee em comutador de escada (sem alterar esquema)

Responder
fmnamado
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 set 2012, 12:14

Ajuda com instalação de switch Zigbee em comutador de escada (sem alterar esquema)

Mensagem por fmnamado »

Olá a todos!
Estou a aventurar-me nas modernizações cá por casa. Tenho algum conhecimento básico de eletricidade, mas estou a tentar ir mais longe e conto com a vossa ajuda e experiência.

Estou perfeitamente à vontade com a utilização do multímetro, percebo noções de tensão, corrente, continuidade, etc. Não tenho é muita experiência em electricidade residencial, standards de ligação, etc.

Comecei esta aventura, sabendo muito pouco do que tinha instalado em casa. A nível eléctrico.
Tenho um PC a correr o Home Assistant, e um coordinator zigbee, tudo a funcionar lidanente para o controlo de tomadas inteligetens, etc. Da parte do zigbee não necessito de qualquer auxílio.
Queria agora passar a controlar a iluminação.
Pretendo manter os interruptores “normais” nas paredes, apenas adicionar o controlo remoto ou inteligente através de automação.
Dessa forma, pretendo evitar as lamapdas inteligentes zigbee, e instalar switches zigbee para comandar as cargas.

Após alguma pesquisa, comecei por comprar um Sonoff ZBMINI.
Quando vou a instalar, qual o meu espanto, tenho dois fios atrás dos interruptores mas nenhum deles é o neutro. Ora olhando para o esquema, percebo que precisava de fase e neutro disponíveis. Nada feito.
Percebi aqui então, que será habitual ter estas instalações: no interruptor fase e fio até à lâmpada (vou chamar como retorno da lâmpada, não sei se é o mais correcto mas já tenho lido esta nomenclatura), na lâmpada, este de retorno e o neutro, fechando o circuito.
Cheguei à brilhante conclusão que existem switches que funcionam sem neutro e que precisaria destes.
Por sorte, na minha garagem, o interruptor é uma caixa junto de um mini quadro, consegui puxar o neutro até ao interruptor e aproveitei este ZBMINI para comandar a garagem.

Comecei então à procura e vi que existe um ZBMINIL2, mas o valor mais baixo que encontrei foi 12.90€, o que me parece demasiado caro, pelo que deixei este projecto de lado.

Começaram agora a aparecer no Aliexpress switches bem mais baratos. Diziam que não precisavam de neutro, e mandei vir este https://es.aliexpress.com/item/1005007052424175.html por cerca de 6€, sem verificar com detalhe o esquema. Afinal, não requer neutro, pensei que tinha tudo acautelado.

Assim que chega, toca a colocar mãos à obra.
Chego à brilhante conclusão que quase todos os meus interruptores são de comutação de escada, mesmo aqueles que pareciam à partida de lustre ou simples.

Após perder uma tarde inteira com isto, de multímetro na mão, percebo que nos meus comutadores de escada, não tenho as condições reunidas para o circuito eléctrico que este switch exige. (esquema abaixo "double switch)
Se7c9cb6fce5e4004b5c4829d3bf9e71cZ.webp
Ou seja, estou a tentar instalar um interruptor Zigbee sem neutro, e o meu objetivo era fazê-lo sem alterar o esquema elétrico tradicional da casa.
O cenário é este:
• Tenho um circuito de escada com dois comutadores (um em cada ponta do corredor).
• Num dos comutadores tenho a fase no comum, e no outro comutador tenho o retorno da lâmpada no comum — ou seja, o esquema tradicional.
O meu problema:
Para instalar o switch Zigbee que comprei, preciso de ter fase e retorno no mesmo ponto, porque o dispositivo precisa desses dois fios para alimentar-se e controlar a lâmpada.
Eu não queria abdicar do funcionamento normal dos dois comutadores (ou pelo menos manter o controlo em ambos os lados, mesmo que seja com Zigbee).
Já vi quem diga que posso "usar os fios cruzados" para passar o retorno até à fase, mas isso faria com que perdesse o funcionamento normal do outro interruptor, o que não quero.
Alguém pode sugerir uma solução mantendo o funcionamento em ambos os pontos (com comutadores físicos ou com alguma alternativa Zigbee), sem mexer na fiação da casa?

• Entretanto, vejo que o esquema eléctrico do ZBMINIL2 é ligeiramente diferente, seria solução? (esquema da imagem abaixo, o mais à direita)
2.jpg
2.jpg (28.55 KiB) Visto 2169 vezes
• Seria o esquema do ZBMINIL2 aplicável a este que comprei?
• Este que comprei ao menos poderei usar num circuito de lustre pelo que percebo…

Obrigado desde já a quem responder! 🙏
Qualquer ajuda é bem-vinda.
vasco.alves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 out 2020, 11:08

Re: Ajuda com instalação de switch Zigbee em comutador de escada (sem alterar esquema)

Mensagem por vasco.alves »

Boa tarde, o que deves ter em casa deve ser algo deste género:
e64e721908f146510e28e38d6ffdca43_image.png
Uma vez que o ziggbee vai ficar apenas em uma das caixas,
a alteração que tens de fazer é ligar
1. o fio que vem da fase no L
2. o fio que vem da lâmpada no L1 (passar 1 fio adicional entre caixas)
3. os 2 fios que ligam um comutador ao outro não se mexem
4. Saida do comutador de um lado liga no COM
5. Saida do comutador do outro lado liga no S1 (passar 1 fio adicional entre caixas)
e64eCópia.png
Espero ter ajudado,

Cumprimentos, Vasco Alves
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”