Boa tarde,
Estou a tentar aumentar a potência de uma instalação não doméstica e estou com dificuldades em obter uma resposta clara por parte da E-Redes.
O pedido inicial foi para passar de 13,8 kVA para 41,40 kVA, mas foi recusado com a justificação de que seria necessário instalar um posto de transformação (PT), o que não pretendo fazer neste momento.
Submeti então um novo pedido com 20,70 kVA, que foi aprovado sem problemas.
Após isso, questionei diretamente qual seria a potência máxima que posso solicitar sem ser necessário PT. Disseram que iam verificar com o departamento técnico, mas quando me ligaram de volta apenas disseram que 41,40 não dá e 20,70 dá — sem responder concretamente à pergunta.
Aparentemente, a única forma de saber é ir fazendo pedidos sucessivos com diferentes valores até encontrar o limite… o que não faz muito sentido.
As minhas dúvidas:
• Não há mesmo forma de saber antecipadamente qual a potência máxima permitida sem PT numa instalação?
• Há alguma forma de aceder a essa informação técnica (ex: através de engenheiro eletrotécnico, pedido formal, etc)?
• Alguém já passou por isto e conseguiu resolver de forma mais direta?
Agradeço desde já qualquer ajuda ou partilha de experiência.
Saber até quanto posso aumentar de potência sem ser preciso um PT
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 22 set 2024, 16:54
- Profissão: Técnico
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Re: Saber até quanto posso aumentar de potência sem ser preciso um PT
A potência que se pode pedir depende da potência que pode ser fornecida ou que está disponível naquela área.
Daí a necessidade dum novo PT caso a potência requerida seja superior à que está disponível.
Daí a necessidade dum novo PT caso a potência requerida seja superior à que está disponível.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 95 vezes
Boas em que zona do pais lhe estão a dar essa indicação?
Esse instalação tem ramal dedicado ou é uma instalação coletiva?
Esse instalação tem ramal dedicado ou é uma instalação coletiva?
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 22 set 2024, 16:54
- Profissão: Técnico
Boa tarde,
Fica na zona de Sintra, tenho um ramal dedicado que vem de um poste de baixa tensão, passa por baixo da estrada e vai dar ao meu contador.
Cumprimentos
Fica na zona de Sintra, tenho um ramal dedicado que vem de um poste de baixa tensão, passa por baixo da estrada e vai dar ao meu contador.
Cumprimentos