O sonho de Tesla tornou-se realidade: energia solar transferida do espaço para a Terra pela primeira vez

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4684
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 109 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

O sonho de Tesla tornou-se realidade: energia solar transferida do espaço para a Terra pela primeira vez

Mensagem por admin »

Imagine ter painéis solares no espaço, onde não há nuvens e o sol está sempre a brilhar. Imagine que esta energia pode ser transmitida para qualquer ponto do planeta. Não imagine mais: a ciência está a tornar isso possível!
no-es-scifi-logran-transferir-energia-solar-del-espacio-a-la-tierra-por-primera-vez-1686446648160_1024.jpg
A energia solar é a forma de produção de energia renovável que regista o crescimento mais rápido. Apesar disso, representa atualmente menos de 4% da produção mundial de eletricidade e 13% da energia produzida por energias renováveis, seguida da energia eólica (23%) e da energia hídrica (54%). Para evitar ultrapassar o limiar de 1,5°C acordado em 2015 em Paris, temos de ter 100% da energia global proveniente de energias renováveis até 2029... atualmente, não passa de 14%. E é por isso que é muito provável que ultrapassemos definitivamente o limiar de 1,5°C na próxima década.

A boa notícia é que a produção de energia a partir destas três fontes (solar, eólica e hídrica) está a crescer de forma constante, principalmente devido a uma maior consciência ambiental diretamente relacionada com a ação climática. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia também desempenhou o seu papel, levando vários países a repensar a sua segurança energética e a reduzir a dependência de países terceiros dos quais importam petróleo e gás.



Ao contrário dos combustíveis fósseis e de outras fontes de energia, muitas fontes de energia renováveis têm a limitação de não serem capazes de gerar energia constantemente 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. As alterações nos caudais dos rios e nos níveis das albufeiras afetam a energia hidroelétrica, as variações na intensidade do vento afetam a energia eólica. E sabemos que as noites ou dias nublados limitam a produção de energia solar.

Fonte: https://www.tempo.pt/noticias/ciencia/o ... a-vez.html

Fica aqui um Documentário



Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
fmreis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 22 jun 2024, 13:56
Profissão: Ajudante de Electricista
Localização: Leiria

Re: O sonho de Tesla tornou-se realidade: energia solar transferida do espaço para a Terra pela primeira vez

Mensagem por fmreis »

Embora a ideia em si seja incrivel pois ultrapassa um dos pontos negativos que a energia solar atualmente enfrenta, a oscilação de eficiência com base no fator climático, acho que acrescenta outros dois pontos negativos (que imagino que seja uma questão de tempo até serem também ultrapassados), pois se carregamentos sem fios já sofrem de uma perda de eficiência enorme mesmo em contacto direto, imagino a perda de enviar energia da órbita para a terra. Por fim quanto mais coisas enviamos para a atmosfera sem termos para já uma forma efetiva de as remover, estamos apenas a acrescentar mais lixo em cima do que já é existente.
Responder

Voltar para “Notícias”