Disjuntor para Placa de indução e forno

Responder
robertocabrita
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 03 jan 2014, 14:20

Disjuntor para Placa de indução e forno

Mensagem por robertocabrita »

Boa noite,

Comprei uma placa de indução e um forno. A placa tem 4 focos e potência 7200 W.

A instalação tinha um disjuntor de 16A a proteger as duas tomadas para forno e placa, isto é 3 condutores do quadro até uma das tomadas e depois repicagem para a outra tomada. Os condutores eram de 2,5mm2.
Quando a placa foi instalada pelo técnico, o forno ficou ligado à tomada e a placa directamente aos condutores com ligadores.

Como vi que a instalação elétrica não estava bem, pois fios de 2,5mm2 não eram os adequados bem como o disjuntor, substitui os fios de 2,5 por fios de 6mm2 desde a caixa da tomada até ao quadro, bem como o disjuntor por um C32.
Deviam de existir 2 circuitos mas não posso colocar 2 circuitos, um para o forno outro para a placa pois não tenho tubagem para isso.

Mas como tenho um contrato de 6.9 KVA, tenho uma dúvida se o disjuntor de 32A está lá a fazer alguma coisa pois o disjuntor geral à entrada do quadro é de 30A, e jusante tenho um de 32 A.

Em caso de sub-carga o que vai disparar é o geral, por ter uma protecção mais baixa que o disjuntor da placa, certo?

Devo baixar para um disjuntor de 25A?


Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Disjuntor para Placa de indução e forno

Mensagem por angel_of_diablo »

robertocabrita Escreveu:Boa noite,

Comprei uma placa de indução e um forno. A placa tem 4 focos e potência 7200 W.

A instalação tinha um disjuntor de 16A a proteger as duas tomadas para forno e placa, isto é 3 condutores do quadro até uma das tomadas e depois repicagem para a outra tomada. Os condutores eram de 2,5mm2.
Quando a placa foi instalada pelo técnico, o forno ficou ligado à tomada e a placa directamente aos condutores com ligadores.

Como vi que a instalação elétrica não estava bem, pois fios de 2,5mm2 não eram os adequados bem como o disjuntor, substitui os fios de 2,5 por fios de 6mm2 desde a caixa da tomada até ao quadro, bem como o disjuntor por um C32.
Deviam de existir 2 circuitos mas não posso colocar 2 circuitos, um para o forno outro para a placa pois não tenho tubagem para isso.

Mas como tenho um contrato de 6.9 KVA, tenho uma dúvida se o disjuntor de 32A está lá a fazer alguma coisa pois o disjuntor geral à entrada do quadro é de 30A, e jusante tenho um de 32 A.

Em caso de sub-carga o que vai disparar é o geral, por ter uma protecção mais baixa que o disjuntor da placa, certo?

Devo baixar para um disjuntor de 25A?
Olá "robertocabrita".

Antes de mais, se só tens 6,9 kVA na entrada nunca poderás alimentar na totalidade a placa de indução ou teres a placa e forno ao mesmo tempo, salvo se conseguires ter uma gestão de potência muito precisa de toda a carga da casa.

O Disjuntor de 30A (do Distribuidor) apesar de fazer protecção contra sobreintensidades (sobrecarga e curto-circuito), tem a principal função de limitar a potência na entrada do quadro.

Até podes ter o disjuntor de 32A para esse circuito, mas de facto não faria nada, pois o da entrada disparava primeiro.

Se não estás a pensar aumentar a potência da casa, eu colocava um de 25A para não correr o risco de desligar o quadro, mas sempre com a noção de que nunca poderás ligar o grupo ou parte do grupo à potência máxima.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Disjuntor para Placa de indução e forno

Mensagem por ENERGY »

Boas
Qual a secção do cabo que liga da placa nos condutores de 6mm vindos do Q.E, e como está feita essa ligação.
Já sabe que para ter o forno ligado em simultaneo com a placa, a placa só poderá ter um disco grande e um pequeno ligado, e não pode ter mais eletrodomésticos ligados em casa, excepto iluminação, tv, e outros pequenos eletrodomésticos de consumo redcuzido.
Cpts.
Energy
robertocabrita
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 03 jan 2014, 14:20

Re: Disjuntor para Placa de indução e forno

Mensagem por robertocabrita »

A placa tem 4 condutores, e foi ligada de acordo com o especificado pelo fabricante, em que dois condutores fase estão ligados à fase de 6mm2 que vem do QE.
A secção do fio da placa penso que é 2,5m.

É uma placa AEG.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Disjuntor para Placa de indução e forno

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se foi ligado de acordo com o esquema, e com a barra de schunts que normalmente vem na placa, tudo bem, sendo que o cabo de 2.5mm que liga entre placa e caixa de derivação tem uma secção muito reduzida, apesar da curta distância, na minha opinião deveria ser pelo menos a 4mm.

robertocabrita Escreveu:A placa tem 4 condutores, e foi ligada de acordo com o especificado pelo fabricante, em que dois condutores fase estão ligados à fase de 6mm2 que vem do QE.
A secção do fio da placa penso que é 2,5m.

É uma placa AEG.
Cpts.
Energy
Gil133
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 21 set 2020, 08:22
Localização: Santarém

Re: Disjuntor para Placa de indução e forno

Mensagem por Gil133 »

Boa tarde,

Aproveito esta thread para colocar a minha situação, a questão é sempre a mesma.

Potencia contratada 17,25kVA - trifásico
Placa indução 4 bicos: Potência de ligação: 7400 W (2 fases, no entanto entre o quadro e a placa existem 3 fases, uma não é utilizada)
Forno: 970 Wh/cycle
Micro Ondas: Potência máxima: 800 W
+ frigorifico e outros eletrodomésticos

Placa: 7400W / 240V * 1.2 (80%) = 37 A
Qual o disjuntor: um de 3P 4,5kA de 40A ou por ser 2 fases um de 3P 4,5kA de 20A
Os outros eletrodomésticos de menor consumo basta 3P 4,5kA de 16

Considerando que posso ter metade da placa em funcionamento + o forno, o diferencial de toda a ligação deve ser superior a 40A ?
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 521
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disjuntor para Placa de indução e forno

Mensagem por Gil82 »

Gil133 Escreveu: 30 abr 2024, 14:22 Boa tarde,

Aproveito esta thread para colocar a minha situação, a questão é sempre a mesma.

Potencia contratada 17,25kVA - trifásico
Placa indução 4 bicos: Potência de ligação: 7400 W (2 fases, no entanto entre o quadro e a placa existem 3 fases, uma não é utilizada)
Forno: 970 Wh/cycle
Micro Ondas: Potência máxima: 800 W
+ frigorifico e outros eletrodomésticos

Placa: 7400W / 240V * 1.2 (80%) = 37 A
Qual o disjuntor: um de 3P 4,5kA de 40A ou por ser 2 fases um de 3P 4,5kA de 20A
Os outros eletrodomésticos de menor consumo basta 3P 4,5kA de 16

Considerando que posso ter metade da placa em funcionamento + o forno, o diferencial de toda a ligação deve ser superior a 40A ?
Boas!

O calibre do disjuntor é sempre em função da secção dos condutores que vai proteger. Qual a secção do circuito para a placa?

Quanto ao diferencial deverá usar de 63A pois num caso de aumento de potência já tem muitas cargas associadas.


Cumps!
Gil133
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 21 set 2020, 08:22
Localização: Santarém

Re: Disjuntor para Placa de indução e forno

Mensagem por Gil133 »

Gil82 Escreveu: 30 abr 2024, 15:32 ...
O calibre do disjuntor é sempre em função da secção dos condutores que vai proteger. Qual a secção do circuito para a placa?
...
Os fios do quadro até à placa são de 2.5mm
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 521
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disjuntor para Placa de indução e forno

Mensagem por Gil82 »

Gil133 Escreveu: 03 mai 2024, 08:23
Gil82 Escreveu: 30 abr 2024, 15:32 ...
O calibre do disjuntor é sempre em função da secção dos condutores que vai proteger. Qual a secção do circuito para a placa?
...
Os fios do quadro até à placa são de 2.5mm
Boas!

Para 2,5mm o disjuntor é de 16A. Mais que isso, os fios vão fazer de fusível.


Cumps!
Gil133
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 21 set 2020, 08:22
Localização: Santarém

Re: Disjuntor para Placa de indução e forno

Mensagem por Gil133 »

Obrigado,

Não creio que se consiga passar fios mais grossos pelo tubo, até porque a distancia do quadro à placa são alguns metros, foi um erro projeção.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”