extractor WC instalação

Responder
jmartinho85
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 18 mar 2024, 19:47
Profissão: programador
Localização: porto

extractor WC instalação

Mensagem por jmartinho85 »

Boa noite,


Tenho uma duvida, recentemente construí uma casa e deixei pré-instalação para o sistema de ventilação nos WC.
Comprei um ventilador Cata E100 que tem temporizador e sensor de humidade, aquando da instalação deparo-me que só tenho um fio neutro, outro Fase e outro terra.

O aparelho tem 3 ligações. L - N - SL

Sendo o L para estar sempre ligado, o N de neutro e o SL de switch para ligar ao interruptor.

Pelo que percebi, eu a fase que tenho no sitio da instalação do ventilador e' o SL, pois vem do interruptor.
Alguém que perceba deste tipo de instalações, sabe se posso só ligar o SL e o N? Mesmo que isso signifique que só ira ligar quando tiver ligado o interruptor?

Perco alguma função importante por não ter o L ligado? Pela instalacao que foi feita, e' impossivel mandar mais um fio de alimentacao sem estar a abrir o pladur do teto uma vez que nao tenho tubo nos fios.


Obrigado,
Jaime


Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: extractor WC instalação

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Pelas instruções de montagem, as ligações são as seguintes:

N - neutro;
L - Fase (antes do interruptor);
SL - Fase (depois do interruptor, ou seja, a que vai para a lâmpada);


Cumps!
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: extractor WC instalação

Mensagem por pedro caetano »

boas. como nota digo que esse trabalho de colocar fios sem proteção em tetos falsos é um erro enorme em todos os aspetos.quanto muito deve-se colocar cabo, e em situações como essa é preferivel ligar o ventilador a uma caixa de derivação. cump
jmartinho85
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 18 mar 2024, 19:47
Profissão: programador
Localização: porto

Re: extractor WC instalação

Mensagem por jmartinho85 »

Gil82 Escreveu: 19 mar 2024, 09:10 Boas!

Pelas instruções de montagem, as ligações são as seguintes:

N - neutro;
L - Fase (antes do interruptor);
SL - Fase (depois do interruptor, ou seja, a que vai para a lâmpada);


Cumps!
Obrigado pela resposta.

Pois, o meu problema e' esse. E' que só tenho a possibilidade de usar a do interruptor. Eu tenho um interruptor especifico para o extrator e só esse fio de fase disponível no local de instalação do extrator.

Conclusão, posso so ter o N e o L ligados, sendo que o L vai estar ligado ao interruptor? Sempre que quiser ligar o exaustor ligo no interruptor? Funcionara em pleno se decidir usar desta forma?

Obrigado
jmartinho85
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 18 mar 2024, 19:47
Profissão: programador
Localização: porto

Re: extractor WC instalação

Mensagem por jmartinho85 »

pedro caetano Escreveu: 19 mar 2024, 13:32 boas. como nota digo que esse trabalho de colocar fios sem proteção em tetos falsos é um erro enorme em todos os aspetos.quanto muito deve-se colocar cabo, e em situações como essa é preferivel ligar o ventilador a uma caixa de derivação. cump
Posso me ter explicado mal, cabo tem, nao tem e' tubo guia, caso precisasse (como preciso) passar outro fio fase que viesse antes do interruptor para poder ligar ao L e ao SL
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: extractor WC instalação

Mensagem por Gil82 »

jmartinho85 Escreveu: 19 mar 2024, 17:41
Gil82 Escreveu: 19 mar 2024, 09:10 Boas!

Pelas instruções de montagem, as ligações são as seguintes:

N - neutro;
L - Fase (antes do interruptor);
SL - Fase (depois do interruptor, ou seja, a que vai para a lâmpada);


Cumps!
Obrigado pela resposta.

Pois, o meu problema e' esse. E' que só tenho a possibilidade de usar a do interruptor. Eu tenho um interruptor especifico para o extrator e só esse fio de fase disponível no local de instalação do extrator.

Conclusão, posso so ter o N e o L ligados, sendo que o L vai estar ligado ao interruptor? Sempre que quiser ligar o exaustor ligo no interruptor? Funcionara em pleno se decidir usar desta forma?

Obrigado

Boas!

Em principio só vai funcionar com o SL ligado, pois funciona como "starter". Penso que terás de ligar o L e o SL ao interruptor para isso funcionar. Na prática será fazer um "shunt" entre o L e o SL.


Cumps!
Responder

Voltar para “Dúvidas”