Aquecimento águas atraves de paineis fotovoltaicos

Responder
afarinha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 03 ago 2023, 09:14
Profissão: Engenhoso
Localização: Burinhosa

Aquecimento águas atraves de paineis fotovoltaicos

Mensagem por afarinha »

Tenho um seguidor solar para auto-consumo e quando tenho excedente de produção o mesmo é canalizado para uma resistência para aquecimento da água através de um gestor de excedentes.
Só que este gestor de excedentes não tem uma app para ceder à mesma através do telemóvel assim pretendia ligar em paralelo um shelly 1PM com um AddOn para saber a temperatura da água e se necessário ligar a resistência.
A minha questão para a qual solicito ajuda é como fazer as ligações para que quando ligue o shelly não injecte corrente no gestor de excedentes e vice/versa.
Obrigado


Avatar do Utilizador
sdsilva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 20 ago 2023, 07:55
Profissão: Emp.Fabril
Localização: Leiria

Re: Aquecimento águas atraves de paineis fotovoltaicos

Mensagem por sdsilva »

Olá. Se fôr um gestor de exedentes com firmware freeds pode ligar uma sonda de temperatura igual às das Shelly e configurar para não descer abaixo de certa temperatura.
cdtsilva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 18 fev 2024, 22:28
Profissão: engenheiro
Localização: viseu

Re: Aquecimento águas atraves de paineis fotovoltaicos

Mensagem por cdtsilva »

Mais vale ter dois termostatos para esse sistema.

Um e programado com uma temperature minima. Se a temperature da agua descer desse valor, liga sempre a resistencia.
O outro vem normalmente do medidor de excedente e durante o verao deve ser o principal a activar.

Mas tenha cuidado, a maioria desdes sistemas sao so on/off, nao fazem a canalizacao exactamente do excesso, simplesmente ligam se houver algum excesso, o que tem de ser programado correctamente com os periodos de 15min do contador.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”