Condominio Provado - Coeficientes de Simultaneidade.

Responder
ruigonzalvez
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 18 jan 2019, 16:16
Localização: braga
Enviou: 1 vez

Condominio Provado - Coeficientes de Simultaneidade.

Mensagem por ruigonzalvez »

Bom dia Colega.

Gostaria de lhes solicitar vossa opinião na seguinte situação:

Na Elaboração de um "condomínio privado", nomeadamente 8 pavilhões industriais inseridos dentro de um terreno privado, estava a pensar optar pela alimentação dos mesmos através de uma rede de Armários de distribuição.

Como tal estou prever a colocação de uma portinhola no limite da propriedade ( virada para via publica), e a partir dai se desenvolver a minha infraestrutura elétrica privada ( do condomínio). De momento está previsto 41.4 KVA por pavilhão e 10.35KVA para os serviços comuns.

Ao elaborar cálculos, de forma a prever potência necessária, me deparo com a seguinte dúvida:
- Devo me guiar pelos coeficientes das RTIEBT ( instalação do tipo C), onde me indica que em estabelecimentos industriais o coeficiente é 1 ( contas feitas 41.4x8+10.35= 341.55 KVA

ou

- Devo me guiar pelo coeficiente de simultaneidade previstas no  RSRDEEBT – Regulamento de Segurança das Redes de Distribuição de Energia Eléctrica em Baixa Tensão que me apresenta a seguinte formula =0,5+0,5 √n , onde contas feitas me origina uma potência de 210.02 KVA

Com qual potência os colegas consideram ser correto efetuar meus dimensionamento , tanto para a entrada ( Portinhola - até Armários) e com qual potência devo efetuar o meu pedido de viabilidade junto da E-REDES?.

Desde já agradeço vosso apoio.

Cumprimentos

Rui Gonçalves


tuliotosa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 05 mai 2024, 13:58
Profissão: Engenheiro Eletricista
Localização: Bebedouro

Re: Condominio Provado - Coeficientes de Simultaneidade.

Mensagem por tuliotosa »

Você está com uma diferença de 131,53kVA para os dois cálculos. Isso é um valor bem alto, principalmente para o dimensionamento do transformador, o qual virá juntamente com a análise de viabilidade técnica da linha que vai alimentá-lo. Sugiro que você refaça esses cálculos utilizando a sequência de cálculos da IEC 60364 “Electrical Installation in Buildings". Nessa norma você encontrará o fator de simultaneidade (visto na norma como ks). De antemão adianto que em situações industriais você, como projetista, tem que tomar essa decisão de forma individualizada, pois cada indústria possui sua linha de produção própria e demanda própria.

Qualquer dúvida adicional estou à disposição para assessoriar você. :D :D
[email protected]
-----------------------------------------------------------------
Engenheiro Eletricista Responsável Técnico pela Oliveira Engenharia
Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei

[email protected]
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”