Substituir cabos elétricos

Responder
Damien
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 22 jan 2021, 21:51
Localização: Braga

Substituir cabos elétricos

Mensagem por Damien »

Boa tarde,

Tenho um anexo, e quero substituir o fogão que lá tenho a gás por uma placa elétrica. A instalação que vem da casa são 2 fios, neutro e fase, fio de 2.5mm. O fio terra não vem da casa, tem um aterramento lá.

Para conseguir utilizar a placa tenho de mudar os cabos, a placa consome no pico 7 mil watts, a somar a isto tenho um forno que consome 3800 w.
O forno será utilizado continuamente durante várias horas. 7 a 8 horas por dia.

Um cabo de 10 mm será suficiente para suportar este consumo? Pretendo colocar um cabo novo enterrado, pelo jardim, de neutro e fase, e utilizar o aterrramento que já lá existe.

Do quadro principal ao anexo são cerca de 100 metros. Acham que o fio de 10 mm será suficiente? Qual é o limite de consumo em amperes, em contínuo, de um fio de 10 mm?

Que disjuntor devo colocar para este novo cabo no quadro principal?


Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Substituir cabos elétricos

Mensagem por Duzia12 »

É assim pelas normas está mal, mas se calhar até funciona, já há redes com mais de 10% de q.d.t.
Damien
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 22 jan 2021, 21:51
Localização: Braga

Re: Substituir cabos elétricos

Mensagem por Damien »

Qual é o cabo indicado, pode por favor informar-me? Estou a tentar informar-me antes de efetivamente entregar o trabalho a alguém. Para tentar compreeender se o trabalho será feito com segurança. Já vieram aqui dois eletricistas e disseram que o cabo de 6mm chegava perfeitamente. Eu não sei onde encontrar as normas que procuro. Preciso que me informem se for possível. Quero fazer uma instalação que fique segura. Isto implicará abrir um buraco no jardim para passar os fios novos. Não queria fazer o trabalho 2 vezes.

10 mm é aconselhado no máximo para quantos watts?
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Substituir cabos elétricos

Mensagem por Josecalado »

Para uma queda de tensão de 4% deve utilizar cabo enterrado de 25mm2 de cobre ou 35mm2 de alumínio.
Damien
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 22 jan 2021, 21:51
Localização: Braga

Re: Substituir cabos elétricos

Mensagem por Damien »

Josecalado Escreveu: 05 out 2023, 19:48 Para uma queda de tensão de 4% deve utilizar cabo enterrado de 25mm2 de cobre ou 35mm2 de alumínio.
Obrigado! Infelizmente não coloquei o cabo que indicou. Fui a várias lojas e eletricistas. Todos me disseram que 10 mm chegava e sobrava... Enfim. Acabei por avançar com a obra e os eletricistas instalaram o cabo de 10mm neutro e fase.

Agora neste momento está tudo a funcionar, mas tenho receio de que algo possa correr mal, uma vez que o cabo que temos aqui enterrado é de apenas 10 mm. E você indicou o de 25mm é quase o triplo.

Quero partilhar também que quando estamos a utilizar vários amperes, cerca de 38 A, por curiosidade tirei a tampa do quadro principal da casa, e este cabo quando tem este consumo, quando lhe toco com a mão, parece que vibra. Isto é normal?

Obrigado!
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Substituir cabos elétricos

Mensagem por pedro caetano »

boas. para essa distancia tinha ficado mais bem servido com cabo de aluminio de 35mm. cump
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Substituir cabos elétricos

Mensagem por Gil82 »

Damien Escreveu: 03 dez 2023, 13:01
Josecalado Escreveu: 05 out 2023, 19:48 Para uma queda de tensão de 4% deve utilizar cabo enterrado de 25mm2 de cobre ou 35mm2 de alumínio.
Obrigado! Infelizmente não coloquei o cabo que indicou. Fui a várias lojas e eletricistas. Todos me disseram que 10 mm chegava e sobrava... Enfim. Acabei por avançar com a obra e os eletricistas instalaram o cabo de 10mm neutro e fase.
Do pessoal da área que falo sobre estes assuntos, normalmente esquece-se das q.d.t.
Com o forno a bombar pega num voltímetro e vê o valor da tensão.


Cumps!
Damien
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 22 jan 2021, 21:51
Localização: Braga

Re: Substituir cabos elétricos

Mensagem por Damien »

Gil82 Escreveu: 04 dez 2023, 09:58
Damien Escreveu: 03 dez 2023, 13:01
Josecalado Escreveu: 05 out 2023, 19:48 Para uma queda de tensão de 4% deve utilizar cabo enterrado de 25mm2 de cobre ou 35mm2 de alumínio.
Obrigado! Infelizmente não coloquei o cabo que indicou. Fui a várias lojas e eletricistas. Todos me disseram que 10 mm chegava e sobrava... Enfim. Acabei por avançar com a obra e os eletricistas instalaram o cabo de 10mm neutro e fase.
Do pessoal da área que falo sobre estes assuntos, normalmente esquece-se das q.d.t.
Com o forno a bombar pega num voltímetro e vê o valor da tensão.


Cumps!
Boa noite, bom ano a todos. Quero referir que agradeço todas as vossas partilhas de informação. O que referi anteriormente do consumo ser no máximo 38 amperes está errado. Ficou registado um pico de 44 amperes no medidor que tenho instalado no quadro para os cabos do anexo. O disjuntor que está instalado no quadro de 40 Amp não disparou, mesmo com estes 44 amperes mantidos durante vários minutos.

Quanto às quedas de tensão mesmo com o forno, placa e cilindro a bombar rondam os 10 volts no máximo. Mas infelizmente tenho problemas de tensão na casa. Deixo algumas fotos para vocês poderem ver.

Não sei como resolver estes problemas de tensão. Nunca pensei que nunca iria poder usufruir de uma potência que sempre esteve contratada nesta casa durante 20 anos... Já contactei a E-redes e tiveram a lata de me dizer que para Dezembro de 2024 em principio estaria resolvido.

Cump!
Anexos
20231225_175017.jpg
20231223_124348.jpg
20231224_115844.jpg
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Substituir cabos elétricos

Mensagem por mromeiro »

Boa noite,

Tem luz trifásica?
Se sim, , parece ser problemas com o neutro, que deve estar a fazer mau contacto.
Meça também a tensão entre o neutro e a terra, que deve ter umas tensão baixa (talvez 1ou 2 V).
Se tiver valores elevados, é sinal que há maus contactos no neutro e que provacam quedas de tensão elevadas.
Damien
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 22 jan 2021, 21:51
Localização: Braga

Re: Substituir cabos elétricos

Mensagem por Damien »

Boa noite, desde já obrigado pela sua partilha, tenho luz monofasica em casa, contrato 10,35 Kva.
As tensões baixas acontecem na hora de maior consumo, por volta das 18 da tarde até às 22 horas. E no horário do meio dia. Ao fim de semana e feriados é sempre baixa. O piquete diz que é problema dos cabos da rua, mas estes cabos foram colocados para esta casa.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Substituir cabos elétricos

Mensagem por Josecalado »

Com os valores de tensão registados, veja o que disse o colega anterior, porque o mais certo é haver um problema na rede de distribuição porque não é normal registar valores na ordem dos 260V, tal como os 161,7V aconselho-o a usar estes registos e reclamar junto do seu comercializador, e tome alguns cuidados com equipamentos mais vulneráveis a estes valores de tensão.
Damien
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 22 jan 2021, 21:51
Localização: Braga

Re: Substituir cabos elétricos

Mensagem por Damien »

Contactei a e-redes e disseram-me que estão a estudar a solução, e que em principio, no final de Dezembro deste ano estará resolvido... Tem poucas verbas para a manutenção da linha. O piquete que veio aqui a casa, pela última vez, disse-me que o cabo que está a alimentar a rua, é de 16mm em alumínio. E que terá de ser substituído por um de 90mm, e não entende como foi colocado um cabo tão fino para tantas casas. Estão a ser alimentadas por este cabo 8 casas. Todas elas com 45 amperes de potência contradada...

Relativamente às medições do terra, medi 9v. O piquete quando aqui veio, trocou os ligadores na baixada, neutro e fase, disse que para além do cabo ser fino, estavamos a partilhar os ligadores com o vizinho... Não entendo como é possível haver tanta facilidade em fazer as coisas mal feitas.

Quais seriam os equipamentos mais vulneráveis a este problema de tensões? Como é que é uma tensão normal? É sempre nos 230V? Porque eu deixei o multimetro ligado, umas horas, e eu nunca tenho uma tensão que se mantenha nos 230V.

Adiante,
Tenho neste momento contratada uma potência de 10,35 Kva, mas posso aumentar até 13,80 Kva em monofásico. Já contactei a minha empresa de fornecimento, neste caso a EDP e foi isso que me disseram. Que a baixada que tenho no máximo aguenta com 13,80 Kva monofásico, trocando para trifásico posso ir até 20,70 Kva.
Assim, o cabo que tenho a ir até ao anexo, é de 10mm em cobre, monofásico. Pretendo alterar no futuro, porque inicialmente era para ter só um forno mas agora pretendo que tenha mais... O cabo tem 100 metros.

Acham que devo colocar um cabo monofásico ou trifásico?
Um cabo monofásico para 65 amperes, com 100 metros de comprimento, qual o indicado?
E um trifásico para 65 amperes, também com 100 metros de comprimento, qual o indicado?
Será possível trocar o cabo sem ter que rebentar o chão todo novamente? O tubo não vai em linha reta, faz bastante curvas, algumas de quase 90 graus, o tubo é vermelho, anelado e acho que é largo, diria prai uns 4cm de largura interior.

Neste momento já não sou da EDP e acham que devo expor esta situaçao à nova empresa de fornecimento, neste caso a Goldenergy? Ou será em vão?

Obrigado a todos pela partilha!
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Substituir cabos elétricos

Mensagem por Mário »

Boas Damien,

Já reparaste que o pessoal escreveu a dar apoio, foste fazer com a opinião dos outros?

Agora queres saber se deves reclamar com o novo fornecedor de energia?

Vai adiantar o que vamos escrever em apoio ao problema existente? creio que não.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Damien
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 22 jan 2021, 21:51
Localização: Braga

Re: Substituir cabos elétricos

Mensagem por Damien »

Boa tarde Mário, infelizmente acabei por fazer com a opinião dos outros, das empresas de eletricidade. Porque pensei que ia ser ignorado. Esperei dois dias por alguma resposta, como não obtive nenhuma e precisava de entregar o trabalho porque a empresa disse que só tinha livre naqueles dias, se não entregasse o trabalho no dia 5 de outubro só viriam fazer a instalação em dezembro... Portanto confiei na empresa de eletricidade e já se viu o resultado final. Instalaram um cabo que não é o adequado. Não sou o tipo de pessoa de criar conflitos, simplesmente a empresa que cá veio não vem cá mais. Quando for para substituir este cabo virá outra, ou até mesmo irei tentar eu substituí-lo.

Na altura não recebia nenhum email com alerta de novas mensagens aqui no forum, pelo que passei esses dois dias sempre a atualizar a página para ver se alguém me tinha respondido. Depois de ter entregue o trabalho simplesmente deixei de pensar no forum, porque se tivesse visto a mensagem enquanto a empresa estava aqui, claro que lhes ia perguntar se não seria mais adequado o tal cabo de alumínio.

Eu nunca falei em reclamar com a Goldenergy. Falei em expor, porque pelo que vi depois de fazer a queixa à ERSE, pelo que entendo esta vai expor a situação à Goldenergy. Não pretendo reclamar criar conflitos com Goldenergy. Não sei porque ficou com essa ideia. https://www.erse.pt/consumidores-de-ene ... e-consumo/

De qualquer das formas obrigado.
Responder

Voltar para “Dúvidas”