Pedir / Remover DCP da E-Redes

Responder
wilsonlspacheco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 21 nov 2023, 09:09
Profissão: IT System Administrator
Localização: Moita, Setubal, Portugal

Pedir / Remover DCP da E-Redes

Mensagem por wilsonlspacheco »

Boa tarde a todos!

Desculpem vir ressuscitar este tema, mas andei a pesquisar no forum e até no Google e não consegui tirar esta duvida sozinho, com 100% de certezas.

Devido a alterações/remodelação no meu apartamento, estamos a precisar de espaço no QE. Desta forma, o electricista sugeriu falar com a E-Redes para remover o DCP (não diferencial) do meu QE (TEV E234D). Isto porque já temos um dos contadores inteligente, com corte de energia e limitador à distância, deste modo o DCP deixa de ter efeito, ainda por cima não sendo diferencial e já havendo um corte geral do meu lado.

Assim, no local onde está o DCP (não diferencial) poderiamos colocar o Corte Geral e ganhar 2 DIN do outro lado. No entanto, o meu "Corte Geral" é um "simples" Interruptor Modular 2P 40A 55540 2IT da Efapel, de onde sai a fase e depois liga a um barramento, que distribuí para 3 diferenciais 40A 30mA, que estão assim a proteger os circuito ligados em todos os disjuntores.

Mas, o ultimo técnico da E-Redes que cá esteve disse que, segundo as novas normas/legislação, indicam que para eles retirarem o DCP (não diferencial) é obrigatorio na rede privada do cliente, ter um "corte geral" que seja disjuntor diferencial (exemplo: Schneider A9DC3640 ou A9DE3640).

Fez-me confusão que assim seja, porque actualmente, mesmo com o DCP instalado desde a construção da casa em 2012, não há um diferencial antes dos três diferenciais parciais, e mesmo o DCP deles, não é diferencial, está lá bem escrito em letras grandes para quem quiser ler.

Então, queria perguntar se alguém me podia facultar ou guiar, de forma a encontrar essa indicação nas normas/legislação, para que possa ler e compreender melhor. Outra questão, só mesmo para validar, qualquer electricista credenciado pode retirar a selagem e remover o DCP, fazer o trabalho e depois passar um termo de responsabilidade e contactar a E-Redes a comunicar o feito, certo? Tenho ideia que é isto, mas também nao tenho 100% de certeza.

Deixo uma imagem do QE actual e o projecto futuro, só para conseguirem visualizar melhor o que estou a tentar explicar.
E desde já, muito obrigado pela vossa ajuda.
PXL_20231117_174028506.jpg
Quadro Elect 2023.jpg
Quadro Elect 2024.jpg


wilsonlspacheco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 21 nov 2023, 09:09
Profissão: IT System Administrator
Localização: Moita, Setubal, Portugal

Re: Pedir / Remover DCP da E-Redes

Mensagem por wilsonlspacheco »

Alguém que consiga dar-me uma ajuda com isto?
Se me disserem onde está esta informação em algum regulamento, já seria top.
Eu leio e aprendo rápido. Obrigado!
FredericoRocha
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 31 ago 2022, 10:53
Profissão: Engenheiro Electrotécnico
Localização: Cascais

Re: Pedir / Remover DCP da E-Redes

Mensagem por FredericoRocha »

Boa tarde,

Nas RTIEBT existem várias referências à necessidade da proteção contra os contactos indirectos:

471.2.1.1 A medida de protecção por corte automático da alimentação (veja-se 413.1) deve ser aplicada à totalidade da instalação, com excepção das partes da instalação a que tenham sido aplicadas outras medidas de protecção.

801.5.9 Dispositivos de protecção contra os contactos indirectos por corte automático da alimentação
Em todas as partes de uma instalação a que tenha sido aplicada a medida de protecção contra contactos indirectos por corte automático da alimentação, os dispositivos de corte automático devem, independentemente do esquema de ligações à terra da instalação, ser diferenciais.
Para cumprimento desta regra, esta protecção pode, em função do tipo do disjuntor de entrada, ser garantida por um dos meios seguintes:
a) disjuntor de entrada com protecção diferencial - neste caso, a protecção contra os contactos indirectos pode ser garantida apenas por este dispositivo;
b) disjuntor de entrada sem protecção diferencial - neste caso, a protecção contra os contactos indirectos deve ser garantida, para todos os circuitos (individualmente ou por grupos) e a parte da instalação compreendida entre o disjuntor de entrada e os dispositivos diferenciais deve ser da classe II de isolamento.


Cumprimentos
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Pedir / Remover DCP da E-Redes

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Que saiba isso não existe. Pode ser um corte normal e depois em cada circuito é feita a proteção com diferenciais.


Cumps!
wilsonlspacheco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 21 nov 2023, 09:09
Profissão: IT System Administrator
Localização: Moita, Setubal, Portugal

Re: Pedir / Remover DCP da E-Redes

Mensagem por wilsonlspacheco »

FredericoRocha Escreveu: 28 nov 2023, 14:37 Boa tarde,

Nas RTIEBT existem várias referências à necessidade da proteção contra os contactos indirectos:

471.2.1.1 A medida de protecção por corte automático da alimentação (veja-se 413.1) deve ser aplicada à totalidade da instalação, com excepção das partes da instalação a que tenham sido aplicadas outras medidas de protecção.

801.5.9 Dispositivos de protecção contra os contactos indirectos por corte automático da alimentação
Em todas as partes de uma instalação a que tenha sido aplicada a medida de protecção contra contactos indirectos por corte automático da alimentação, os dispositivos de corte automático devem, independentemente do esquema de ligações à terra da instalação, ser diferenciais.
Para cumprimento desta regra, esta protecção pode, em função do tipo do disjuntor de entrada, ser garantida por um dos meios seguintes:
a) disjuntor de entrada com protecção diferencial - neste caso, a protecção contra os contactos indirectos pode ser garantida apenas por este dispositivo;
b) disjuntor de entrada sem protecção diferencial - neste caso, a protecção contra os contactos indirectos deve ser garantida, para todos os circuitos (individualmente ou por grupos) e a parte da instalação compreendida entre o disjuntor de entrada e os dispositivos diferenciais deve ser da classe II de isolamento.


Cumprimentos
FredericoRocha,

Antes de mais, muito obrigado pelas citações e por responder ao meu pedido de ajuda. :!:
Penso o que no meu caso, o esquema de ligações do meu quadro, é similiar ao que foi descrito na alinia b) do 801.1.859.

Então terei de me focar no que diz que "a protecção contra os contactos indirectos deve ser garantida, para todos os circuitos (individualmente ou por grupos) e a parte da instalação compreendida entre o disjuntor de entrada e os dispositivos diferenciais deve ser da classe II de isolamento."

Pelo que investiguei sobre "classe II de isolamento", percebi que «estão previstas medidas complementares de segurança, tais como o duplo isolamento ou o isolamento reforçado. O quadro eléctrico deverá ser equipado com barramento de terra ao qual serão ligados todos os condutores de protecção, nunca podendo o invólucro ser ligado à terra.» No meu Quadro Electrico, todos os condutores terra estão ligados ao barramento de Terra (na imagem: lado superior esquerdo), tanto do circuitos individuais como dos equipamentos de protecção (diferenciais).

Diria que, ao retirar o Disjuntor DCP (não diferencial) da E-Redes, estão cumpridos todos os requisitos de protecção exigidos.
Estou a pensar mal?
wilsonlspacheco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 21 nov 2023, 09:09
Profissão: IT System Administrator
Localização: Moita, Setubal, Portugal

Re: Pedir / Remover DCP da E-Redes

Mensagem por wilsonlspacheco »

Gil82 Escreveu: 28 nov 2023, 16:23 Boas!

Que saiba isso não existe. Pode ser um corte normal e depois em cada circuito é feita a proteção com diferenciais.


Cumps!
Gil82,

Antes de mais, muito obrigado por responder ao meu pedido de ajuda. :!:
Eu também penso que sim, o esquemático de ligações do QE está dessa forma, cumprindo todos os requisitos de protecção.

Quanto a não existir Disjuntor Diferencial, penso que não é verdade. Existe sim interruptor Diferencial (RCCB) e Disjuntor Diferencial (RCBO). Diria que, em termos mais básicos, o primeiro (RCCB) é para proteger contra corrente de fuga à terra e o segundo (RCBO), também é usado para proteger contra corrente de fuga à terra, mas também a sobrecarga de potência.

Exemplo de Interruptores Diferenciais:
Efapel 55640 2BC
Schneider A9R21240

Exemplo de Disjuntores Diferenciais:
Efapel 55340 6BY
Schneider A9DE7640

NOTA: Não sou Electricista, espero não estar a dizer nenhuma barbaridade, por favor sintam-se à vontade para me corrigir.

RCCB - Residual Current Circuit Breaker
RCBO - Residual Current Circuit Breaker with Overcurrent Protection
FredericoRocha
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 31 ago 2022, 10:53
Profissão: Engenheiro Electrotécnico
Localização: Cascais

Re: Pedir / Remover DCP da E-Redes

Mensagem por FredericoRocha »

wilsonlspacheco Escreveu: 29 nov 2023, 19:28
FredericoRocha Escreveu: 28 nov 2023, 14:37 Boa tarde,

Nas RTIEBT existem várias referências à necessidade da proteção contra os contactos indirectos:

471.2.1.1 A medida de protecção por corte automático da alimentação (veja-se 413.1) deve ser aplicada à totalidade da instalação, com excepção das partes da instalação a que tenham sido aplicadas outras medidas de protecção.

801.5.9 Dispositivos de protecção contra os contactos indirectos por corte automático da alimentação
Em todas as partes de uma instalação a que tenha sido aplicada a medida de protecção contra contactos indirectos por corte automático da alimentação, os dispositivos de corte automático devem, independentemente do esquema de ligações à terra da instalação, ser diferenciais.
Para cumprimento desta regra, esta protecção pode, em função do tipo do disjuntor de entrada, ser garantida por um dos meios seguintes:
a) disjuntor de entrada com protecção diferencial - neste caso, a protecção contra os contactos indirectos pode ser garantida apenas por este dispositivo;
b) disjuntor de entrada sem protecção diferencial - neste caso, a protecção contra os contactos indirectos deve ser garantida, para todos os circuitos (individualmente ou por grupos) e a parte da instalação compreendida entre o disjuntor de entrada e os dispositivos diferenciais deve ser da classe II de isolamento.


Cumprimentos
FredericoRocha,

Antes de mais, muito obrigado pelas citações e por responder ao meu pedido de ajuda. :!:
Penso o que no meu caso, o esquema de ligações do meu quadro, é similiar ao que foi descrito na alinia b) do 801.1.859.

Então terei de me focar no que diz que "a protecção contra os contactos indirectos deve ser garantida, para todos os circuitos (individualmente ou por grupos) e a parte da instalação compreendida entre o disjuntor de entrada e os dispositivos diferenciais deve ser da classe II de isolamento."

Pelo que investiguei sobre "classe II de isolamento", percebi que «estão previstas medidas complementares de segurança, tais como o duplo isolamento ou o isolamento reforçado. O quadro eléctrico deverá ser equipado com barramento de terra ao qual serão ligados todos os condutores de protecção, nunca podendo o invólucro ser ligado à terra.» No meu Quadro Electrico, todos os condutores terra estão ligados ao barramento de Terra (na imagem: lado superior esquerdo), tanto do circuitos individuais como dos equipamentos de protecção (diferenciais).

Diria que, ao retirar o Disjuntor DCP (não diferencial) da E-Redes, estão cumpridos todos os requisitos de protecção exigidos.
Estou a pensar mal?
Se em vez de usar de usar um disjuntor de entrada c/ prot. diferencial fizer essa proteção individualmente ou por grupos para todos os circuitos então está assegurada a devida proteção contra contra contactos indirectos.
No entanto, a situação mais comum e economicamente mais viável é haver a proteção na entrada com um disjuntor diferencial, e possivelmente foi por isso que o técnico da e-redes só lhe indicou essa opção.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”