Termo de Responsabilidade Por Instalação de Termoacumulador

Responder
rotivb6
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 12 jun 2008, 14:36
Localização: Torres Novas

Termo de Responsabilidade Por Instalação de Termoacumulador

Mensagem por rotivb6 »

Viva,

Quem me pode indicar de como proceder na Assinatura de um Termo de Responsabilidade por Instalação de Termoacumulador.
Tenho um cliente que necessita de um termo para efeitos de uma legalização, o equipamento já esta instalado não sei o tempo, nem sequer tem proteção diferencial, embora ja tenha indicado ao cliente que isso é condição principal.
Algum membro me pode indicar quais as medidas que devo adoptar.
Obg


DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Termo de Responsabilidade Por Instalação de Termoacumula

Mensagem por DEUS AMIGO »

Amigo para passar um termo de responsabilidade de um termo tem de observar vários critérios de ensaio do mesmo!
Vamos lá ver se não me esqueço de nenhum!
Proteção diferencial de acordo com a potência do mesmo e preferência de 10MA! medir a terra?
Válvula de segurança, ver se está em boas condições de funcionamento ?.
Válvula de pressão, ver se está em boas condições de funcionamento ?.
N.I. a responsabilidade tanto e de eletricidade e canalização.
Existe normas sobre esse termo é procurar na Net.
De resto pode ser que deem mais umas dicas!
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Termo de Responsabilidade Por Instalação de Termoacumula

Mensagem por nelmindo »

Portaria 1081/91, estabelece que devem ser instalado sob a norma NP-3401:

http://www.dre.pt/pdf1s/1991/10/245B00/54945494.pdf

"Termo de responsabilidade por instalação de termoacumuladores
Eu, abaixo assinado (nome) ..., residente em ..., portador do bilhete de identidade n.º ..., passado em ... pelo Arquivo de Identificação de ..., contribuinte fiscal n.º ..., declaro que instalei o termoacumulador ... (marca, modelo e características técnicas e número de fabricante) ... (local de instalação completo) ..., de acordo com o estipulado na Portaria n.º .../..., pelo que tomo toda a responsabilidade civil e criminal pela sua correcta montagem, declarando ainda que os circuitos hidráulicos de água fria e quente que respeitam à segurança do termoacumulador estão bem executados.

Local e data: ...
(Original com assinatura reconhecida a inutilizar uma estampilha fiscal de valor previsto na Tabela Geral do Imposto de Selo para termos de responsabilidade.)"


De reparar que o termo não só é para a parte eléctrica, mas também para a hidráulica... Se qualquer uma deles estiver descorada, temos uma bomba certa, de espoleta com tempo indeterminado...
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Termo de Responsabilidade Por Instalação de Termoacumula

Mensagem por nelmindo »

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Termo de Responsabilidade Por Instalação de Termoacumula

Mensagem por ENERGY »

Boas
Esse termo de responsabilidade, por norma é passado pelo canalizador, pois refere-se a ligações hidraulicas.
Cpts.
Energy
rotivb6
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 12 jun 2008, 14:36
Localização: Torres Novas

Re: Termo de Responsabilidade Por Instalação de Termoacumula

Mensagem por rotivb6 »

Energy,

O termo não pode ser passado pelo canalizador, pois tem que ter técnico inscrito na DGE.
O problema é que o equipamento terá uma serie de anos, e nao sabemos como esta o seu interior.
Até pode rebentar amanha, ou nunca que é o que se espera, mas se corre mal o tecnico fica responsabilizado criminalmente.
Alguém aqui no forum ja passou um termo destes?
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Termo de Responsabilidade Por Instalação de Termoacumula

Mensagem por DEUS AMIGO »

Eu passei mas dei informação no termo responsabilidade que a mesma terminava com a garantia dada pela marca! (era novo).
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Termo de Responsabilidade Por Instalação de Termoacumula

Mensagem por ohmico »

rotivb6 Escreveu:Energy,

O termo não pode ser passado pelo canalizador, pois tem que ter técnico inscrito na DGE.
O problema é que o equipamento terá uma serie de anos, e nao sabemos como esta o seu interior.
Até pode rebentar amanha, ou nunca que é o que se espera, mas se corre mal o tecnico fica responsabilizado criminalmente.
Alguém aqui no forum ja passou um termo destes?

Boas,

como já foi referido anteriormente, os componentes da instalação de um termoacumulador que têm a haver com a segurança do mesmo, são o termostato, a válvula de segurança e a protecção diferencial.

Se tem dúvidas sobre o funcionamento destes elementos só tem que substitui-los.

Quanto ao facto do termoacumulador já não ser novo, este facto não faz com que o mesmo expluda, quando muito pode romper.

O termo de que fala refere-se à instalação e não à qualidade / idade do termoac. portanto, parece-me que deve fazer referência à condição de equipamento com uso cuja garantia não se enquadra nesse termo.

ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Termo de Responsabilidade Por Instalação de Termoacumula

Mensagem por ENERGY »

Boas

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=10343
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... pEnsUNnGeQ


rotivb6 Escreveu:Energy,

O termo não pode ser passado pelo canalizador, pois tem que ter técnico inscrito na DGE.
O problema é que o equipamento terá uma serie de anos, e nao sabemos como esta o seu interior.
Até pode rebentar amanha, ou nunca que é o que se espera, mas se corre mal o tecnico fica responsabilizado criminalmente.
Alguém aqui no forum ja passou um termo destes?
Anexos
Termo de responsabilidade pelo termoacomulador.pdf
(62.41 KiB) Transferido 805 vezes
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
j ferreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 29 out 2023, 19:17
Profissão: Eletrotécnico
Localização: Setubal

Re: Termo de Responsabilidade Por Instalação de Termoacumulador

Mensagem por j ferreira »

Meu amigo pode contatar as autoridades competentes mas a resposta por enquanto é simples
Ainda não há uma certificação para termoacumuladores, mas o que se faz e pelo menos tem sido aceite é o seguinte.
Uma empresa Certificada em Ar condicionado e Bombas de Calor nomeia um técnico Certificado para a montagem de termoacumuladores e a responsabilidade fica em cima da empresa e do Técnico que assina. Tendo em conta que a segurança das bombas de calor é a mesma.
Só tem valor quando dá entrada na camara juntamente com indicação do alvara de construção onde se encontra instalado o equipamento.
É aconselhvel este técnico para reforçar os conhecimentos ter uma formação de uma marca de Termoacumuladores
J. Ferreira
Responder

Voltar para “Dúvidas”