Arrumos Garagem Coletiva

Responder
Paradoxus
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 06 jul 2009, 20:28
Localização: Porto

Arrumos Garagem Coletiva

Mensagem por Paradoxus »

Boa noite a todos,

Estou a realizar um Edifício Coletivo, em que a instalação elétrica se encontra praticamente concluída. Neste edifico a cave não tinha previsto arrumos para as frações, sendo que apenas existiam lugares de garagem.
Agora nesta fase foi pedido que se criem arrumos fechados atribuídos a às frações.

No estado em que já se encontra a obra, neste momento já não é possível ir buscar a alimentação para estes arrumos, ao quadro das respetivas frações.

Foi-me pedido para ser colocado apenas iluminação nos arrumos e para aproveitarmos uma alimentação no QSC, no entanto as regras técnicas dizem no ponto "803.6.3 As canalizações da instalação eléctrica (de utilização) dos serviços comuns devem ser estabelecidas nas zonas comuns do prédio."

A minha questão é sendo apenas colocado iluminação é possível retirar a alimentação do QSC?

Obrigado pela ajuda.


amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Arrumos Garagem Coletiva

Mensagem por amoreira »

Boas,

Creio que depende da matriz predial do edifício, de como foi licenciado, ou seja se as arrecadações fizerem parte da propriedade horizontal da fração essa alimentação deveria vir da respetiva fração, se não fazem então podemos ver esses espaços como zonas comuns e assim pode vir do QSC.

Outro aspeto a ter em conta para efeitos de SCIE é se as arrecadações estão agrupadas num único núcleo ou dispersas pelo estacionamento uma vez que têm de ser garantidas as devidas compartimentações corta-fogo.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Paradoxus
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 06 jul 2009, 20:28
Localização: Porto

Re: Arrumos Garagem Coletiva

Mensagem por Paradoxus »

O problema é mesmo esse, o prédio foi licenciado sem esses espaços.
Agora com prédio quase pronto querem fazer essas novas divisões e fazer o licenciamento à posterior na câmara
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Arrumos Garagem Coletiva

Mensagem por amoreira »

Acho que está ai um problema "bicudo" e o dono de obra vai ter de assumir os custos.

Antigamente o que se fazia em situações similares mas que honestamente não sei se se à luz da legislação atual é possível é que as paredes das arrecadações que confinam com os corredores não iam até ao teto e a iluminação era colocada nos corredores +/- como indico na imagem.
Anexos
Capturar 10.PNG
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Paradoxus
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 06 jul 2009, 20:28
Localização: Porto

Re: Arrumos Garagem Coletiva

Mensagem por Paradoxus »

Obrigado pela ajuda.

Vamos ver qual será a decisão do cliente, agora está do lado dele.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”