Comutadores simples e duplos - como ligar?

pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por pedro caetano »

boas.portanto em baixo tem um escada em cima tem um duplo que comunica com o debaixo, mas a outra tecla do duplo comunica com outro escada' noutro ponto em cima? é isto. o comutador de lustre não acende nos dois lados só num ponto.cump


BMFDUARTE
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 13 set 2023, 10:07
Profissão: Funcionário público
Localização: Torres Vedras

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por BMFDUARTE »

Faltou dizer o seguinte sim em cima dois fios pretos é um para cada lâmpada mais dois fios pretos que vêm debaixo e o castanho. Se seguir a mesma lógica feita em baixo não vai fazer com que ligue apenas uma das lâmpadas em vez de ligar e desligar em simultâneo?
Os castanhos não haverá dúvida ser na parte pintada a vermelho, ficam os 2 juntos certo (um que vem de baixo e outro de cima)?
BMFDUARTE
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 13 set 2023, 10:07
Profissão: Funcionário público
Localização: Torres Vedras

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por BMFDUARTE »

Ambos os interruptores são simples,em baixo e em cima.
Em baixo 2 condutores pretos + 1 castanho, que se juntam em cima a mais 2 condutores pretos + 1 castanho.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por pedro caetano »

boas. não percebo a logica disso, em cima podia ser um duplo que acendia uma lampada para baixo em vai vem e outra lampada em cima em vai vem para outro ponto. pois como tem 2 pretos e 1 castanho para baixo e outra saida com os mesmos 3 fios, tinha mais logica de ser 2 comutações de escada. agora os fios pretos são para as lampadas não faz sentido. cump
BMFDUARTE
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 13 set 2023, 10:07
Profissão: Funcionário público
Localização: Torres Vedras

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por BMFDUARTE »

Posso ter-me explicado mal.
Os candeeiros ficam no hall do piso de cima e a meio das escadas e só existem esses 2 interruptores. O ter um simples em cima em vez de duplo é para não acender só a meio das escadas e não acender o hall ou vice versa. Assim acender os 2 candeeiros em vez de 1. Foi esta a lógica.
Agora poderá é a instalação de raiz não estar bem executada, pois tenho exemplo de interruptores que quando os abri nem fios lá tinha, nem tubo para lá chegar tão pouco. E hoje ando a colocar espelhos duplos para uma só tomada e colocar uma falsa tomada que é só tampa para não ficar um buraco.
Os fios que tenho no piso de baixo se não estiverem ligados ao interruptor de cima não fazem rigorosamente nada, é o de cima que deve estar a fornecer a energia e não o interruptor de baixo. Não sei se ajuda assim.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por pedro caetano »

boas. então se tem um candieiro a meio das escadas, é esse que acende nos 2 lados em baixo e em cima, e tem um candieiro no hall em cima então acende num escada duplo em cima, em que o castanho é a fase o preto é o candieiro das escadas e o outro preto é do hall, assim tem logica se ligou e não liga é porque tem fios trocados. cump
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por pedro caetano »

boas deve ser isto. cump
Anexos
20231016_203002.jpg
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por mromeiro »

No meio de tanta confusão, acho que já percebi.

O que me parece, é que o comutador de baixo é alimentado pelo fio castanho que chega à caixa de cima.

Assim os 2 castanhos são para ligar um ao outro através de um ligador.

Os fios pretos das lâmpadas, ligam aos pontos vermelhos do comutador.

Os fios pretos que vêm do comutador de baixo, ligam nos outros buracos (um no número 1 e outro no 2).

Segue o esquema:
IMG_20231016_213917.jpg
NOTA:
Noutra mensagem perguntou a diferença entre comutador de escada e comutador de lustre.
A resposta é o de lustre sao 2 de escada independentes.
Seguem as combinações possíveis:
- interruptor simples: o mais básico para controlar uma lâmpada a partir de apenas um local (tem apenas 2 pontos diferentes para ligar fios);
- comutador de escada: é um interruptor que tem mais uma saída para ligar outro fio, permitido controlar uma lâmpada de 2 locais diferentes;
- interruptor de lustre (interruptor duplo): o mesmo que o interruptor simples, mas são 2 interuptores independentes que permitiram controlar 2 lâmpadas de forma independente a partir de 1 local;
- comutador de lustre(ou comutador de escada duplo): são 2 comutador de escada.
BMFDUARTE
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 13 set 2023, 10:07
Profissão: Funcionário público
Localização: Torres Vedras

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por BMFDUARTE »

Acho que já experimentei todas as combinações possíveis.
Em anexo as fotos dos 3 tipos de interruptores com os quais testei e sem sucesso na comutação. Não sei o que possa estar a acontecer 😔
O interruptor do piso de cima é que parece ter a fonte das fases, ou seja serve de passagem, o do piso de baixo é terminal, não segue para mais lado nenhum a não ser para o piso de cima para o interruptor em causa.
Anexos
IMG_20231018_160404.jpg
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por pedro caetano »

boas. o o comutador de escada da 1 foto que enviou agora, pergunto se ligou os 2 fios castanhos juntos com ligador, e os dois fios pretos de saida no furo a vermelho, os outros 2 fios pretos que vão para baixo liga um no 1 e outro no 2 ? se não dá é porque esta feito doutra maneira, cump
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por pedro caetano »

boas. da foto enviada volto a dizer que o comutador do meio não dá. o comutador da direita é um escada duplo e é adequado para o esquema que lhe enviei e serve para acender a escada de uma vez e o hall de outra. agora se quer acender o hall e a escada ao mesmo tempo então é o comutador da esquerda. cump
BMFDUARTE
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 13 set 2023, 10:07
Profissão: Funcionário público
Localização: Torres Vedras

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por BMFDUARTE »

Boas,
Muito obrigado pela ajuda
Acabei por optar pelo interruptor simples, o comutador duplo por algum motivo não eu conforme a sua explicação.
Fiz a ligação com comutador simples em baixo e em cima com um conector para os fios castanhos.

Muito obrigado,
Anexos
IMG_20231018_182303.jpg
BMFDUARTE
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 13 set 2023, 10:07
Profissão: Funcionário público
Localização: Torres Vedras

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por BMFDUARTE »

Boas,
Muito obrigado pela ajuda
Acabei por optar pelo interruptor simples, o comutador duplo por algum motivo não eu conforme a sua explicação.
Fiz a ligação com comutador simples em baixo e em cima com um conector para os fios castanhos.

Muito obrigado,
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por pedro caetano »

boas então acende os 2 candieiros? se sim tambem acendiam 1 de cada vez conforme lhe disse alguma coisa não ficou bem, e acho que isso estava preparado para cender 1 de cada vez, porque vinham os 2 fios os dois fios pretos ao comutador. cump
BMFDUARTE
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 13 set 2023, 10:07
Profissão: Funcionário público
Localização: Torres Vedras

Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?

Mensagem por BMFDUARTE »

Sim acendem os dois, e por acaso era o que pretendia. O hall é pequeno e faz sentido para mim ligar em conjunto com as luzes do meio das escadas.
Mais uma vez muito obrigado, acabei por replicar o problema por mais 3 interruptores embora com ligação diferente.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”