Fio de terra a arder?

Responder
dmalq
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 04 out 2023, 13:34
Profissão: Bombeiro
Localização: Lisboa

Fio de terra a arder?

Mensagem por dmalq »

Boa tarde,

Sou novo por cá e o que me trouxe cá foi um pequeno incêndio no quadro que tive. Ora bem, depois do electricista cá vir indicou-me ele que a origem seria provavelmente nos fios de terra dos ar condicionados (que estavam ligados aquando do incêndio).

Em relação ao incêndio, foi basicamente os fios que sobreaqueceram e pegaram fogo à caixa do quadro e respectivo isolamento de alguns fios. Realmente os fios que ficaram com o isolamento pior foram os do ar condicionado.

Entretanto ao ser feito o teste de ligar, um dos ac quando liga a máquina exterior começa logo a causar faisca (mas não visivel, só audível) na zona da fase ou neutro, não foi possível identificar ao certo.

A teoria dele é que há passagem de um ou dos 2 ac para o fio terra e sobreaqueceu de tal forma que incendiou.. Alguém tem outra teoria?

E o que fazer? Testar os ac com um técnico de ac ou passar cablagem toda nova desde o exterior e aparelhos interiores?

Ou ainda.. Visto serem velhos (ac com 20 anos).. Meter novos e cablagem nova?

Cumprimentos e obrigado!


mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Fio de terra a arder?

Mensagem por mromeiro »

Se tiver protegido por um diferencial (interruptor ou disjuntor), ao passar para a terra, iria disparar muito antes de aquecer.

Pode haver passagem da fase para o neutro, e aí o disjuntor que protege essa parte da instalação, deveria de ter disparado.

Por vezes, o que acontece, é haverem maus contactos ou parafusos mal apertados, o que gera uma resistência elétrica, e consequentemente vão aquecer com a utilização normal
dmalq
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 04 out 2023, 13:34
Profissão: Bombeiro
Localização: Lisboa

Re: Fio de terra a arder?

Mensagem por dmalq »

Obrigado pela resposta. Aqui o mais estranho é ter sido nos terra queimou.. Algo não bate certo nisto e há algo de errado com a parte eléctrica dos ac não?
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Fio de terra a arder?

Mensagem por mromeiro »

É efetivamente estranho o fio de terra ter sido a causa provável.
Para isso acontecer só me estou a lembrar das seguintes possibilities;
- a instalação não estar protegida por um diferencial, e estar a haver um contacto entre a fase e a terra (também poderia ser neutro-terra, mas é menos provável, já que normalmente a diferença de tensão é muito baixa);
- ter sido usado o fio de terra para passar o neutro ou uma fase, e assim na realidade não se trata da terra;
- ter havido uma descarga exterior através da terra (um trovão ter caído na parte metálica do ar condicionado (mas nesse caso provavelmente teria estragos bem maiores), algum fio de rua que passe junto aos ar condicionados que esteja em contacto com a parte metálica, etc.).

Quando questiona o que fazer, só mesmo um eletricista no local pode aconselhar.
O cabo, o mais provável é ser melhor substituir, se o aquecimento afetou todo o cabo.
Até pode ser para fazer outras coisas para além de substituir cabos (por exemplo pode estar em falta um interruptor diferencial e/ou disjuntores para proteger esse circuito).

O motor que aparenta estar em mau funcionamento, deverá ou substituí-lo, ou verificar/reparar o problema antes de o usar novamente.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Fio de terra a arder?

Mensagem por ohmico »

Boas,

não será possível publicar fotos desse quadro?

Há aí qualquer coisa de muito estranho, com a foto do quadro talvez se possa acrescentar qualquer coisa.

Ohmico
dmalq
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 04 out 2023, 13:34
Profissão: Bombeiro
Localização: Lisboa

Re: Fio de terra a arder?

Mensagem por dmalq »

Obrigado a todos pelas respostas.

Ora depois do que foi escrito, a instalação efectivamente não tem diferencial (só tem o da edp). Cada AC tem um circuito independente e disjuntor de 16A que não disparou.

O incêndio surgiu nos cabos do fio terra e só propagou eventualmente porque aqueceu o plástico do quadro, foi verificado que o cobre em si estava bom e apenas ardeu algo como 5 a 10cm de cabo quase junto ao barramento de terra.

Poderá haver algum contacto no aparelho interno ou mesmo no externo do AC entre fase e neutro ou fase e terra?

Na altura que veio cá o electricista um dos aparelhos tinha 12v medidos com a caneta no fio terra, mas seria isto o suficiente? Não era suposto ir esta corrente ir para a terra?

E continua a ser estranho que quando o motor exterior de um deles dispara para fazer o frio, começa logo a ouvir-se barulho de curto circuito na zona do disjuntor.

Se houvesse contacto de fase e terra havia este curto?
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Fio de terra a arder?

Mensagem por mromeiro »

dmalq Escreveu: 07 out 2023, 06:52 Obrigado a todos pelas respostas.

Ora depois do que foi escrito, a instalação efectivamente não tem diferencial (só tem o da edp). Cada AC tem um circuito independente e disjuntor de 16A que não disparou.
Se tem o diferencial da EDP, já limita a 0,5A, o que já impedida esse aquecimento em caso de curto-circuito entre fase ou neutro com a terra.
dmalq Escreveu: 07 out 2023, 06:52 O incêndio surgiu nos cabos do fio terra e só propagou eventualmente porque aqueceu o plástico do quadro, foi verificado que o cobre em si estava bom e apenas ardeu algo como 5 a 10cm de cabo quase junto ao barramento de terra.

Poderá haver algum contacto no aparelho interno ou mesmo no externo do AC entre fase e neutro ou fase e terra?
Em caso de avaria, muitas coisas podem acontecer.
dmalq Escreveu: 07 out 2023, 06:52 Na altura que veio cá o electricista um dos aparelhos tinha 12v medidos com a caneta no fio terra, mas seria isto o suficiente? Não era suposto ir esta corrente ir para a terra?
Se tem essa tensão, pode ser indicador de que há maus contactos no neutro (pode ser dentro de casa, ou mesmo no exterior (cabos da EDP)}, ou uma terra fraca.
dmalq Escreveu: 07 out 2023, 06:52
E continua a ser estranho que quando o motor exterior de um deles dispara para fazer o frio, começa logo a ouvir-se barulho de curto circuito na zona do disjuntor.
Pode ser o disjuntor estragado, e que seja a causa deste aquecimento.
dmalq Escreveu: 07 out 2023, 06:52
Se houvesse contacto de fase e terra havia este curto?
Sim, e no caso de ultrapassar o valor do diferencial, deveria de disputar.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Fio de terra a arder?

Mensagem por ohmico »

Boas,

apresenta-se como bombeiro, vem a propósito uma pergunta:

Acha normal o que descreve ter-se passado no quadro eléctrico? nunca participou em nenhum incêndio que tenha começado da mesma maneira?

Pois o que diz é completamente anormal e sinal de que a sua instalação necessita de uma revisão urgente por técnico qualificado.

A ser verdade o que descreve como sendo a opinião do electricista, esqueça-a e procure alguém com competência para analisar o problema.

Ohmico
dmalq
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 04 out 2023, 13:34
Profissão: Bombeiro
Localização: Lisboa

Re: Fio de terra a arder?

Mensagem por dmalq »

O que não percebo é, em caso de contacto de fase com terra não deveria o disjuntor disparar? E se for neutro com terra? Também dispararia algo?

O disjuntor acaba até por ser fácil testar, tenho 3 e agora até estão desligados, é só uma questão de testar aquele ar condicionado em outro disjuntor.

Os disjuntores são todos da marca ABB e provavelmente têm a idade da casa (23 anos). Estaria na altura de trocar tudo?

Cumprimentos
dmalq
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 04 out 2023, 13:34
Profissão: Bombeiro
Localização: Lisboa

Re: Fio de terra a arder?

Mensagem por dmalq »

Caro ohmico, por não achar normal nem ficar convencido com o que me foi dito é que procurei segunda opinião para explicação de algo que para mim e do conhecimento de electricidade que tenho (que não é de longe profissional) não é de todo normal e pareceu-me que quem lá foi também não quis saber muito bem a causa do problema mas apenas na resolução para ficar tudo a funcionar excepto os AC.

O que é certo é que neste momento sem qualquer AC ligado tenho 230v com fase+neutro e fase+terra e uma medição de 0 em neutro+terra.

Há muitos incêndios eléctricos e aos que vamos na sua grande maioria é de sobreaquecimentos e maioritariamente utilização de circuitos com fraco dimensionamento. Não me parece ser o caso, já que todos os ac têm circuito dedicado e funcionam assim há uns 20 anos (disjuntor independente de 16A com fio de 2.5).

Estou apenas na incerteza se valerá mais a pena esquecer estes AC que já são antigos e desse modo juntar dinheiro e colocar novos aparelhos acompanhado de nova fiação.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Fio de terra a arder?

Mensagem por mromeiro »

dmalq Escreveu: 07 out 2023, 14:53 O que não percebo é, em caso de contacto de fase com terra não deveria o disjuntor disparar? E se for neutro com terra? Também dispararia algo?

O disjuntor acaba até por ser fácil testar, tenho 3 e agora até estão desligados, é só uma questão de testar aquele ar condicionado em outro disjuntor.

Os disjuntores são todos da marca ABB e provavelmente têm a idade da casa (23 anos). Estaria na altura de trocar tudo?

Cumprimentos
A tensão entre o neutro e a terra deverá ser próximo de 0, mas não necessariamente 0, por isso, pode ser suficiente para o diferencial disparar em caso de contacto do neutro com a terra.

Quando há avarias, nem sempre é um contacto direto, mas sim apenas uma pequena fuga, e assim nem sempre o suficiente para fazer disparar o diferencial.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Fio de terra a arder?

Mensagem por ohmico »

dmalq Escreveu: 07 out 2023, 14:59 Caro ohmico, por não achar normal nem ficar convencido com o que me foi dito é que procurei segunda opinião para explicação de algo que para mim e do conhecimento de electricidade que tenho (que não é de longe profissional) não é de todo normal e pareceu-me que quem lá foi também não quis saber muito bem a causa do problema mas apenas na resolução para ficar tudo a funcionar excepto os AC.

O que é certo é que neste momento sem qualquer AC ligado tenho 230v com fase+neutro e fase+terra e uma medição de 0 em neutro+terra.

Há muitos incêndios eléctricos e aos que vamos na sua grande maioria é de sobreaquecimentos e maioritariamente utilização de circuitos com fraco dimensionamento. Não me parece ser o caso, já que todos os ac têm circuito dedicado e funcionam assim há uns 20 anos (disjuntor independente de 16A com fio de 2.5).

Estou apenas na incerteza se valerá mais a pena esquecer estes AC que já são antigos e desse modo juntar dinheiro e colocar novos aparelhos acompanhado de nova fiação.
Boas,

O problema que apresenta só pode ser analisado no próprio local e com recurso aos equipamentos de medida adequados.

É necessário proceder à medição do valor da resistência de terra e da resistência de isolamento, quer dos equipamentos instalados quer dos condutores da instalação eléctrica.

Para além disto, o resto são hipóteses com que eu não perderia tempo, pois está em presença de uma instalação que não tem só risco de incêndio como também risco de acidentes pessoais por electrocussão.

Quanto à substituição dos equipamentos, o dinheiro é seu, como tal

Ohmico
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”