Dúvida sobre ligação á terra em termoacumulador

helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dúvida sobre ligação á terra em termoacumulador

Mensagem por helioneves »

[ mais uma vez... e como não dá para editar os posts... ]
A diferença de potencias ( 4000W, 2000W ) deve ter a ver com o factor de potencia... já devem ter seguramente reparado nesta diferença noutras situações... por exemplo, em minha casa tenho um desses casos: tenho um cilindro termoacumulador de 1500W. Mas em certas situações, e como só tenho um disjuntor de 16A para a casa toda, fiz uma ingronhice que se resume a "shuntar" um dimmer quando tenho pouco consumo ( e assim posso ter o cilindro "full-power" ) ou então ter o cilindro a consumir apenas cerca de 500W via "dimmer" quando a coisa está mais curta... no entanto, apesar de serem apenas 500W, a corrente média dele passa os 3A... como a maior parte dos consumidores não têm conhecimentos de electricidade, os fabricantes tanto optam por referir em termos de [A] como de [W], uma vez que não há nenhuma norma que estipule o que devem dizer...Como dizia o Guterres, "bem, é só fazer as contas..."
Neste caso "só fazer as contas", não chega... é preciso saber também da poda! O factor de potencia explica as diferenças de valores anunciados pelo(s) fabricante(s), mas também (sim, o membro que falou na eficiencia estava certo! ) no rendimento do "regulador"... não conheço que tipologia de regulação esse "magnifico aparelho de fabrico chinês" usa, mas para os "grandiosos" 4000W anunciados, não deve ter desempenho fabuloso... vamos considerar 5% de perdas ( vá lá, estou a ser optimista!... ), e assim vão 4000*0,05=200W ao galheiro...
Ainda sobre o meu post anterior: até saber que tipo de regulação é que isso usa, e pelo que percebi, o "regulador" vem encapsulado numa caixa metálica, talvez não seja má ideia deixar essa carcaça metálica desligada da ligação à terra que vai fazer... como dizia o Bocage, não vá " a emenda ser pior que o soneto", e isso dar barraca se ligar a caixa à terra... se o fabricante entendesse que essa ligação à terra era necessária, tinha-a feito e a ficha de ligação à rede não seria essa...
Só me ocorre dizer " O que é nacional é bommmm...."


lsdigital
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 06 abr 2023, 19:40
Profissão: Programador
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dúvida sobre ligação á terra em termoacumulador

Mensagem por lsdigital »

Obrigado pela resposta.
Por enquanto tem funcionado bem e exatamente como o pretendido. A Caixa está ligada á terra e não tem dado chatisses. Tive de "descascar" um pouco de tinta e soldar um pouco do fio terra. O que me faz confusão é outros "brinquedos" um pouco mais caros terem entrada e saida "terra". Honestamente se lá dentro tem seguimento não sei, mas se o fio do termo tem, é melhor que siga com terra até á terra (passe a redundância :D ).
Assim, consegui com cerca de 25€, fazer o que outros brinquedos prometem por 100-150€ e ainda tenho controle manual para quando o "sistema automático" está em baixo. Neste momento, através do home assistant consegui meter isto a aproveitar os excedentes fotovoltaicos ajustando a potência a cada 2 minutos (quando necessário).
Confesso que não percebo porque divulgam os 4000w mas sinceramente isto não passa dos 850w e procuro manter sempre acima dos 200w por via das dúvidas.
Responder

Voltar para “Dúvidas”