Boas
Tenho um engenho de furar monofasico que era de um familiar mas não funciona , aparentemente não tem o condensador. A questão é que ele liga, faz um barulho e só roda se der o impulso com a mão , se der impulso para a direita ele roda para a direta se der para a esquerda ele roda para a esquerda
A questão é que comprei um condensador , na maquina tem uma etiqueta que diz isto:
3/4 HP
Volt 240
hz 50
AMP 5
PHASE 1
CLASS A
kw 0.55
pole 4
RPM 1500
Segundo isto e fazendo um calculo que julguei estar correto, deu.me um valor para condensador 66uf , acabei comprando um de 70uf a 250V coloquei e está exatamente na mesma ou seja só roda de der impulso com a mão.
Ou seja o que será? será que comprei o condensador correto? neste caso comprar um de 250V ou de 450V que vantagens tem?
Que avaria pode ser alem do condensador? é normal rodar em ambos os sentidos?
São algumas duvidas, gostava de o colocar a funcionar corretamente, algumas dicas seriam muito bem vindas
Que problema terá o engenho de furar
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Re: Que problema terá o engenho de furar
Boas
Tens que saber se tem relé de arranque ou dispositivo centrifugo.
Cump
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Re: Que problema terá o engenho de furar
Obrigado pelo comentário
O engenho é antigo, embora profissional, tem como a maioria dos engenhos o motor atras numa carcaça redonda com uma saliencia aparafusada onde liga o condensador.
Esse relé ou o dispositivo centrifugo onde costumam estar ? na compartimentação do motor?
Estou a pensar em desmanchar aqui tudo, quer dizer retirar o motor e ver o que lá existe.
O engenho é antigo, embora profissional, tem como a maioria dos engenhos o motor atras numa carcaça redonda com uma saliencia aparafusada onde liga o condensador.
Esse relé ou o dispositivo centrifugo onde costumam estar ? na compartimentação do motor?
Estou a pensar em desmanchar aqui tudo, quer dizer retirar o motor e ver o que lá existe.
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Re: Que problema terá o engenho de furar
Boas
O dispositivo centrifugo fica dentro do motor, normalmente do lado de trás do motor.
O relé pode ficar em qualquer lugar
Cump
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Re: Que problema terá o engenho de furar
Boas, estive a ver um pouco aquilo e a ler um pouco sobre a filosofia motores de indução
Aquilo com condensador ou sem condensador é igual, o motor tanto roda para a esquerda ou direita, e tem pouca força no arranque, o que me leva a conclusão que a avaria é mesmo nesse interruptor centrifugo que está aberto e ter ou não condensador é igual .
O relé nem sei se tem mas como é antigo e isso é um sistema de proteção não creio que tenha nada a ver com esta avaria.
Portanto este fds o objetivo é retirar e abrir o motor e ver com o motor aberto onde está concretamente a avaria
Obrigado pelas dicas, eu depois conto o que descobrir
Aquilo com condensador ou sem condensador é igual, o motor tanto roda para a esquerda ou direita, e tem pouca força no arranque, o que me leva a conclusão que a avaria é mesmo nesse interruptor centrifugo que está aberto e ter ou não condensador é igual .
O relé nem sei se tem mas como é antigo e isso é um sistema de proteção não creio que tenha nada a ver com esta avaria.
Portanto este fds o objetivo é retirar e abrir o motor e ver com o motor aberto onde está concretamente a avaria
Obrigado pelas dicas, eu depois conto o que descobrir
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Re: Que problema terá o engenho de furar
Boas
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Re: Que problema terá o engenho de furar
Boas.
O aparelho tem um cabo de alimentação que liga com uma placa mas não é relé, é apenas placa de ligação.
Desmontei o motor e vi que tinha lá algumas coisas meias estranhas, a ventoinha estava partida, o rolamentos tambem precisam ser trocado, e o interruptor centrifugo em bom estado.
Vi as ligação e estava tudo bem e o motor fora do aparelho até trabalhou aparentemente bem, o que de inicio me levasse a pensar que fosse o interruptos mal ligado sem fazer contato e dai o condensador não ter efeito
Pensei em arranjar uma ventoinha e trocar os rolamento e estava o assunto resolvido.
Mas a testar mais 2 ou 3 vezes o motor , ele começou logo a ter problemas no arranque continua a rodar para esquerda e direita, e custar iniciar, ou nem iniciar. ,,,, vi a bobine e reparei que já tinha levado um escaldão pois tinha a zona onde entra os cabos de alimentação queimada, e presumo que aí esteja o problema na bobine.
Sendo assim a conversa é outra, já merece outro tipo de intervenção mais profissional , já falei com tecnico que faz bobinagens em motores e ele vai me refazer o motor.
Obrigado pelas dicas, eu por norma consigo reparar coisas simples, cabos , contactos, escovas, rolamentos, etc... mas uma intervenção ao nivel da bobine tem de ser num profissional de motor, que rebobine e faça os testes necessários para o motor ficar como novo porque a maquina é profissional e muito boa e justifica o arranjo do motor.
Obrigado pelas dicas
O aparelho tem um cabo de alimentação que liga com uma placa mas não é relé, é apenas placa de ligação.
Desmontei o motor e vi que tinha lá algumas coisas meias estranhas, a ventoinha estava partida, o rolamentos tambem precisam ser trocado, e o interruptor centrifugo em bom estado.
Vi as ligação e estava tudo bem e o motor fora do aparelho até trabalhou aparentemente bem, o que de inicio me levasse a pensar que fosse o interruptos mal ligado sem fazer contato e dai o condensador não ter efeito
Pensei em arranjar uma ventoinha e trocar os rolamento e estava o assunto resolvido.
Mas a testar mais 2 ou 3 vezes o motor , ele começou logo a ter problemas no arranque continua a rodar para esquerda e direita, e custar iniciar, ou nem iniciar. ,,,, vi a bobine e reparei que já tinha levado um escaldão pois tinha a zona onde entra os cabos de alimentação queimada, e presumo que aí esteja o problema na bobine.
Sendo assim a conversa é outra, já merece outro tipo de intervenção mais profissional , já falei com tecnico que faz bobinagens em motores e ele vai me refazer o motor.
Obrigado pelas dicas, eu por norma consigo reparar coisas simples, cabos , contactos, escovas, rolamentos, etc... mas uma intervenção ao nivel da bobine tem de ser num profissional de motor, que rebobine e faça os testes necessários para o motor ficar como novo porque a maquina é profissional e muito boa e justifica o arranjo do motor.
Obrigado pelas dicas
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Re: Que problema terá o engenho de furar
Está tudo dito!
Geralmente quando o motor é ligado, mas não arranca ( não roda ) seja por mau contacto no circuito auxiliar, ou por falha no condensador, quase sempre dá buraco... ( uma pergunta: qual foi o enrolamento a ir de vela? o secundário ou o primário? ) Excepto quando o condensador fica em "circuito aberto", e consequentemente o enrolamento auxiliar/secundario/arranque fica sem corrente em virtude disso, geralmente é esse enrolamento a ir com os cães: é de fio mais fino, mais espiras, mais calor desenvolvido... mas também pode acontecer o inverso, e ser o primário a queimar, mas não é tão comum quanto isso... o importante é mesmo não deixar o motor ligado se ele não estiver a rodar...
Geralmente quando o motor é ligado, mas não arranca ( não roda ) seja por mau contacto no circuito auxiliar, ou por falha no condensador, quase sempre dá buraco... ( uma pergunta: qual foi o enrolamento a ir de vela? o secundário ou o primário? ) Excepto quando o condensador fica em "circuito aberto", e consequentemente o enrolamento auxiliar/secundario/arranque fica sem corrente em virtude disso, geralmente é esse enrolamento a ir com os cães: é de fio mais fino, mais espiras, mais calor desenvolvido... mas também pode acontecer o inverso, e ser o primário a queimar, mas não é tão comum quanto isso... o importante é mesmo não deixar o motor ligado se ele não estiver a rodar...