OE vs OET

Responder
NULLL
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 30 jun 2022, 14:48
Localização: Lisboa

OE vs OET

Mensagem por NULLL »

Boa tarde colegas,

Estou a pensar formalizar a minha entrada numa das Ordens de Engenheiros. Sou mestre em Eng. Eletrotécnica, contudo, tenho alguma pressa em ficar apto a assinar projetos. Neste campo, a OET ganha por não ter de fazer estágio.

A nível profissional, existe alguma diferença? Qual é a vossa experiência?

Obrigado a todos!


mitrax
Curioso
Curioso
Mensagens: 55
Registado: 12 set 2008, 15:40
Localização: VNGaia
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: OE vs OET

Mensagem por mitrax »

Boa noite,

Digo já que a existência de duas ordem para a mesma classe é uma patetice pegada, e aqui atribuo as culpas inteiramente a OE que sempre tentou vedar o acesso integral à profissão aos antigos bachareis, abrindo espaço à OET.

Eu quando iniciei a minha atividade profissional (na altura apenas com bacharel) não tive outra opção que não me inscrever na OET (nesse tempo era ANET). Nessa altura tive que realizar o estagio de 6 meses e submeter o respetivo relatório, só estaria dispensado quem apresenta-se experiencia profissional relevante. Anos mais tarde, após concluída a Licenciatura de 5 anos e posteriormente o Mestrado, inscrevi-me na OE, tendo sido dispensado de realizar estágio por já apresentar CV suficiente para tal.

Relativamente a diferenças, pessoalmente gosto mais da forma como a OE disponibiliza oferta formativa aos associados e a preços bem acessíveis, o que não acontecia quando estava inscrito na ANET/OET (a oferta era fraca e a preços mais elevados) e as mensalidade são mais baratas na OE. Creio que a nivel de atividade profissional, eu diria que para a quase totalidade dos trabalhos que aparecem é indiferente estar inscrito numa ou noutra, mas, e atenção que não estou 100% seguro desta informação, para projetos mais especiais, por exemplo subestações ou grande instalações de produção é necessário estar inscrito na OE.

Com o reconhecimento da antiga ANET como ordem profissional, não estou 100% por dentro das alterações que isso implicou. No entanto, pela minha experiencia, sinto-me mais satisfeito sendo membro da OE.
fiat_uno
Curioso
Curioso
Mensagens: 41
Registado: 31 mai 2018, 10:44
Localização: Portugal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: OE vs OET

Mensagem por fiat_uno »

A cobertura do seguro de responsabilidade civil profissional na OET é de 10000€, na OE é de 50000€. Pode ser relevante.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: OE vs OET

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Se tiraste mestrado, tenta ir para a OE.
No final vai dar ao mesmo, pois ambas as ordens são equiparadas quanto a subscrição de atos de engenharia.


Cumps!
NULLL
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 30 jun 2022, 14:48
Localização: Lisboa

Re: OE vs OET

Mensagem por NULLL »

Boas, obrigado desde já pelo vosso feedback.

Um dos "senãos" que me disseram foi precisamente o que o user mitrax disse, eventualmente podem existir diferenças em obras mais específicas, contudo também não tinham a certeza.
A diferença de seguro de responsabilidade civil, de 10000€ para 50000€ ainda é relevante.

Relativamente a empregabilidade, notam algumas tendências? Eu creio que não.

Neste momento estou mais inclinado para optar pela OET, pela acessibilidade direta a essa ordem. Contudo gostaria de ponderar mais fatores com base na vossa experiência.

Obrigado mais uma vez.
TIAGO.G
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 29 jun 2023, 12:22
Profissão: Técnico
Localização: Portugal

Re: OE vs OET

Mensagem por TIAGO.G »

Boa tarde,

Com tanta alteração nas ordens engenheiros e engenheiros técnicos os cursos técnicos (CET/CTESP) podem se inscrever em alguma delas?

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: OE vs OET

Mensagem por nelmindo »

Não. Só e apenas se concluírem um curso superior em engenharia.
orçamentista
Curioso
Curioso
Mensagens: 77
Registado: 13 mar 2008, 11:40

Re: OE vs OET

Mensagem por orçamentista »

Obviamente que a atribuição do título de engenheiro é um exclusivo da Ordem dos Engenheiros e qualquer licenciado ou mestre em engenharia quer ser engenheiro. O engenheiro técnico é um "produto" político criado por um ex primeiro ministro que nunca conseguiu ser engenheiro.

Acresce que os engenheiros no domínio dos Alvarás de Obras Públicas atingem classes superiores.

Por outro lado o mercado quando quer qualidade e talento opta pelo engenheiro.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”