Remodelação da coluna montante - Aumento de potência

Responder
TNT
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 105
Registado: 29 mai 2008, 23:55

Remodelação da coluna montante - Aumento de potência

Mensagem por TNT »

Olá a todos!

Num edifício coletivo antigo de 3 pisos, onde não existem peças desenhadas, pretende-se efetuar a remodelação da coluna montante para aumento de potência.
Como não existem plantas, será possível abdicar-se das peças desenhadas referentes às frações (iluminação e tomadas), efetuando só o diagrama da coluna montante?

Obrigado pela ajuda que me possam dispensar.


amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Remodelação da coluna montante - Aumento de potência

Mensagem por amoreira »

Sim é possível pedir o aumento de potencia apresentando apenas um diagrama de alimentadores como peça desenhada
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 103
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Remodelação da coluna montante - Aumento de potência

Mensagem por NotreDame »

amoreira Escreveu: 14 mar 2022, 12:39 Sim é possível pedir o aumento de potencia apresentando apenas um diagrama de alimentadores como peça desenhada
Não tenho 100% certezas, mas têm de apresentar o projeto da instalação que irão alterar. Por exemplo, se aumentarem potência nos serviços comuns, terão de apresentar projeto dos serviços comuns, bem como, terá de ser vistoriada.
TNT
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 105
Registado: 29 mai 2008, 23:55

Re: Remodelação da coluna montante - Aumento de potência

Mensagem por TNT »

Neste caso, temos que aumentar a potência nos apartamentos e nos serviços comuns. Assim, para além do diagrama da coluna montante do prédio a remodelar, tem que se efetuar o levantamento das instalações dos apartamentos e dos serviços comuns, com as necessárias alterações. Como não existem plantas do prédio, terá que ser também efetuado o levantamento de construção civil.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Remodelação da coluna montante - Aumento de potência

Mensagem por amoreira »

TNT Escreveu: 16 mar 2022, 17:59 Neste caso, temos que aumentar a potência nos apartamentos e nos serviços comuns. Assim, para além do diagrama da coluna montante do prédio a remodelar, tem que se efetuar o levantamento das instalações dos apartamentos e dos serviços comuns, com as necessárias alterações. Como não existem plantas do prédio, terá que ser também efetuado o levantamento de construção civil.
Se não vão intervir no interior das frações ao nível das instalações elétricas se for só aumento de potencia creio que não é necessário projeto das frações.

Para estares seguro faz como eu costumo fazer... liga para a ANALITICA (ex-CERTIEL) diz que tens uma dúvida técnica, e precisas de falar com um técnico e expões o teu caso eles são muito acessíveis e vão dizer-te concretamente o que precisas.

Depois deixa aqui o feedback.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
TNT
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 105
Registado: 29 mai 2008, 23:55

Re: Remodelação da coluna montante - Aumento de potência

Mensagem por TNT »

Basta fazer o diagrama da coluna montante
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Remodelação da coluna montante - Aumento de potência

Mensagem por elfo106 »

Boa noite

Será que me podem mostrar projetos elétricos de edifícios coletivos? Sejam eles de obras novas ou remodelações...
Se não quiserem/puderem partilhar projetos feitos por vocês, sabem-me indicar alguma sebenta ou livro onde possa ver isso?

Desde já o meu obrigado!
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”