Rede Terras Estaleiro com contentores

Responder
nioxys
Curioso
Curioso
Mensagens: 54
Registado: 03 abr 2010, 23:30
Profissão: ...
Localização: Lisboa

Rede Terras Estaleiro com contentores

Mensagem por nioxys »

Boas,

Tenho algumas dúvidas relativaemtne à execução de rede de terras num estaleiro.

Neste caso, existe um gerador (instalado por outros) que alimenta, através de tomada, um quadro de distribuição que por sua vez tem 3 saídas para alimentação contentores escritório.

Os contentores escritório são formados por conjuntos de contentores ligados entre si, cada contentor tem um quadro parcial.
Cada conjunto dista entre si aproximadamente 10 a 15 metros.

Qual será a forma mais adequada para a realização da rede de terras da instalação?
  1. Terei de fazer um anel de terra com piquet em cada conjunto de contentores e daí fazer as ligações?
  2. Colocar apenas piquets para cada conjunto dos contentores?
  3. O quadro de distribuição recebe já o condutor PE que vem inserido na tomada do gerador, deverei colocar na mesma um piquet de terra para o QE?
Tenho noção que podem parecer perguntas absurdas mas a rede de terras é algo que me dá sempre grandes dores de cabeça.
Obrigado desde já pela ajuda.


Venancio
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 06 mar 2021, 19:09
Profissão: Eletricista
Localização: Charneca da Caparica
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Rede Terras Estaleiro com contentores

Mensagem por Venancio »

Olá boa tarde
Julgo que a primeira hipótese é a mais apropriada.O gerador já está ligado a uma terra de serviço?
Pela experiência que tive deverá equipotencializar tudo ,colocando uma haste em cada conjunto e interligar todas as hastes .Por mim ,começava junto ao gerador e fechava o “anel” no gerador ,onde tem ou está a “terra principal”, chamemos assim.
Parto do princípio que todos os conjuntos de contentores já tem os chassis interligados com terras de proteção.
Não sei se ajudou ,mas tentei.
Cump.
Ivo
nioxys
Curioso
Curioso
Mensagens: 54
Registado: 03 abr 2010, 23:30
Profissão: ...
Localização: Lisboa

Re: Rede Terras Estaleiro com contentores

Mensagem por nioxys »

Olá,

Obrigado pela resposta, ajuda sempre.
Eu também estou mais inclinado para a primeira opção.
Sim, o gerador já tem a terra de serviço.

Obrigado.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”