Disjuntores não disparam

Responder
afj147
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 07 jun 2023, 23:22
Profissão: Engenheiro informático
Localização: Lisboa

Disjuntores não disparam

Mensagem por afj147 »

Boa tarde,

Tenho potência contratada de 6.9kVA, o que me deveria permitir um consumo de até 6900W em simultâneo, certo?

Acontece que consigo consumir 8000W e o disjuntor geral (da companhia) não dispara, apesar de estar marcado como sendo de 30A.
Disjuntor geral
Disjuntor geral

Parte desse consumo (6000W) passou por um disjuntor de 16A. Visto que essa potência é equivalente a cerca de 25A, porque não disparou também este disjuntor?

Algo me está a escapar. O disjuntor de 16A não me está a limitar a corrente que passa nos fios para não exceder os 16A, e está a permitir um consumo demasiado elevado que eventualmente irá danificar os fios elétricos.

Estou a pensar mal relativamente à ideia de limitar consumos superiores a 16A com um disjuntor de 16A?
Disjuntor de 16A
Disjuntor de 16A

Gostaria que me ajudassem a perceber se algo está errado, ou a perceber se estou a olhar mal para a situação devido às coisas não funcionarem como eu penso que funcionam.

Obrigado.


Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Disjuntores não disparam

Mensagem por Duzia12 »

Inf=1,1 In

30 A x 1,1 x230=7590 W e 7+5=12 ehheh

Cada disjuntor de 16 A 4048 W
Mas cada circuito tem vários neutro o que equivale a mais de 30x1,1= 33 A

Se fore 3 circuitos Logo cada 30x1,1x3=11 A
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Disjuntores não disparam

Mensagem por Duzia12 »

Se a tensão de entrada for superior 8% logo

7500X0,08=124 W Logo 7500+124=7624W

Por outro lado devido ao coeficiente de simultaneidade pouco pouco ultrapassa os 6,9
    KVA
    justme
    Velha Guarda
    Velha Guarda
    Mensagens: 702
    Registado: 26 mai 2007, 21:17
    Agradecimento recebido: 22 vezes

    Re: Disjuntores não disparam

    Mensagem por justme »

    Boas,

    o tempo de atuação contra sobrecargas (cargas acima do calibre do disjuntor mas não consideradas curto-circuitos) não é instantâneo.

    Pode levar vários minutos (até 1h para disjuntores até 63A...) após ter sido ultrapassado o seu ponto de atuação.

    Portanto, é normal que o seu disjuntor não tenha disparado imediatamente!

    Convém dizer que esse tempo de atuação é inverso, isto é, quanto maior a corrente (acima do ponto de atuação da proteção) menor o tempo de atuação...


    Até já
    afj147
    Faça a sua apresentação
    Faça a sua apresentação
    Mensagens: 5
    Registado: 07 jun 2023, 23:22
    Profissão: Engenheiro informático
    Localização: Lisboa

    Re: Disjuntores não disparam

    Mensagem por afj147 »

    justme Escreveu: 08 jun 2023, 18:34 Boas,

    o tempo de atuação contra sobrecargas (cargas acima do calibre do disjuntor mas não consideradas curto-circuitos) não é instantâneo.

    Pode levar vários minutos (até 1h para disjuntores até 63A...) após ter sido ultrapassado o seu ponto de atuação.

    Portanto, é normal que o seu disjuntor não tenha disparado imediatamente!

    Convém dizer que esse tempo de atuação é inverso, isto é, quanto maior a corrente (acima do ponto de atuação da proteção) menor o tempo de atuação...


    Até já

    Dado que tenho fios de 2.5mm, por onde podem passar 25A (6000W), como posso fazer o corte da eletricidade de forma a não submeter os fios a demasiada potência?
    Pela informação acima parece que não me posso fiar num disjuntor para aquilo que pretendo. Então que outro equipamento me permite fazer este corte de forma a salvaguardar os fios de sobreaquecimento devido a estar a ser consumida mais energia do que aquela que os fios suportam?
    justme
    Velha Guarda
    Velha Guarda
    Mensagens: 702
    Registado: 26 mai 2007, 21:17
    Agradecimento recebido: 22 vezes

    Re: Disjuntores não disparam

    Mensagem por justme »

    Boas,

    repare que o que disse acima se baseiam em determinações regulamentares, portanto desde que a instalação desse circuito obedeça ás regras, não tem que se preocupar, pois o disjuntor de 16A protege um circuito a fio de 2,5 mm2.

    O tempo de atuação do disjuntor é calculado de acordo com as disposições regulamentares que têm como objetivo proteger as instalações e os materiais que as constituem, portanto não se preocupe quando a corrente acima do calibre do disjuntor não o faz disparar imediatamente. É mesmo assim!

    Daqui excluo o caso de o disjuntor estar avariado, se quer ficar mais descansado substitua-o por outro com as mesmas carateristicas.

    Repare que no caso de curto-circuito a atuação do disjuntor é grosso modo "instântanea", mas neste caso tratam-se de correntes muitas vezes superiores ao calibre do disjuntor ou fusível.

    Até já
    afj147
    Faça a sua apresentação
    Faça a sua apresentação
    Mensagens: 5
    Registado: 07 jun 2023, 23:22
    Profissão: Engenheiro informático
    Localização: Lisboa

    Re: Disjuntores não disparam

    Mensagem por afj147 »

    justme Escreveu: 08 jun 2023, 20:01 Boas,

    repare que o que disse acima se baseiam em determinações regulamentares, portanto desde que a instalação desse circuito obedeça ás regras, não tem que se preocupar, pois o disjuntor de 16A protege um circuito a fio de 2,5 mm2.

    O tempo de atuação do disjuntor é calculado de acordo com as disposições regulamentares que têm como objetivo proteger as instalações e os materiais que as constituem, portanto não se preocupe quando a corrente acima do calibre do disjuntor não o faz disparar imediatamente. É mesmo assim!

    Daqui excluo o caso de o disjuntor estar avariado, se quer ficar mais descansado substitua-o por outro com as mesmas carateristicas.

    Repare que no caso de curto-circuito a atuação do disjuntor é grosso modo "instântanea", mas neste caso tratam-se de correntes muitas vezes superiores ao calibre do disjuntor ou fusível.

    Até já

    Obrigado pela explicação

    Então apenas para resumir: eu tinha a ideia de que um cabo de 2.5mm² aguenta corrente de 24A, mas se tiver dentro de tubagens dentro da parede só aguenta até 21A antes de começar a aquecer. Como as tomadas elétricas aguentam até 16A, o disjuntor é também de 16A, garantindo assim que os fios não sobreaquecem.

    Eu não sei de que regras se está a referir quando diz "desde que a instalação desse circuito obedeça ás regras, não tem que se preocupar, pois o disjuntor de 16A protege um circuito a fio de 2,5 mm²”.

    Na minha situação tenho uma placa vitroceramica de 6000W, ligada diretamente ao fio elétrico de 2.5mm², que está ligado a um disjuntor de 16A.

    O meu entendimento era que a placa "puxa" 25A, e que o disjuntor deveria disparar, por ser um disjuntor de 16A, pelo que idealmente deveria ter fio de 4mm² e um disjuntor de 25A.

    Mas pelo que me explicou acima, assumindo que o disjuntor não tem defeito, e não havendo curto-circuito, então o disjuntor não dispara e posso ter a placa no máximo a consumir os 6000W, e mesmo assim o disjuntor está a proteger o circuito com o fio de 2.5mm²? Ou iso apenas é válido durante algum tempo, após o qual o disjuntor dispara, visto que estou a puxar mais do que os 16A por tempo superior ao "tempo de atuação do disjuntor"?

    Agradeço imenso o tempo gasto com as minhas dúvidas.
    🙏
    mromeiro
    Electricista de 3ª
    Electricista de 3ª
    Mensagens: 288
    Registado: 10 set 2021, 17:26
    Localização: __
    Enviou: 10 vezes
    Agradecimento recebido: 36 vezes

    Re: Disjuntores não disparam

    Mensagem por mromeiro »

    afj147 Escreveu: 08 jun 2023, 22:35
    justme Escreveu: 08 jun 2023, 20:01 Boas,

    repare que o que disse acima se baseiam em determinações regulamentares, portanto desde que a instalação desse circuito obedeça ás regras, não tem que se preocupar, pois o disjuntor de 16A protege um circuito a fio de 2,5 mm2.

    O tempo de atuação do disjuntor é calculado de acordo com as disposições regulamentares que têm como objetivo proteger as instalações e os materiais que as constituem, portanto não se preocupe quando a corrente acima do calibre do disjuntor não o faz disparar imediatamente. É mesmo assim!

    Daqui excluo o caso de o disjuntor estar avariado, se quer ficar mais descansado substitua-o por outro com as mesmas carateristicas.

    Repare que no caso de curto-circuito a atuação do disjuntor é grosso modo "instântanea", mas neste caso tratam-se de correntes muitas vezes superiores ao calibre do disjuntor ou fusível.

    Até já

    Obrigado pela explicação

    Então apenas para resumir: eu tinha a ideia de que um cabo de 2.5mm² aguenta corrente de 24A, mas se tiver dentro de tubagens dentro da parede só aguenta até 21A antes de começar a aquecer. Como as tomadas elétricas aguentam até 16A, o disjuntor é também de 16A, garantindo assim que os fios não sobreaquecem.

    Eu não sei de que regras se está a referir quando diz "desde que a instalação desse circuito obedeça ás regras, não tem que se preocupar, pois o disjuntor de 16A protege um circuito a fio de 2,5 mm²”.

    Na minha situação tenho uma placa vitroceramica de 6000W, ligada diretamente ao fio elétrico de 2.5mm², que está ligado a um disjuntor de 16A.

    O meu entendimento era que a placa "puxa" 25A, e que o disjuntor deveria disparar, por ser um disjuntor de 16A, pelo que idealmente deveria ter fio de 4mm² e um disjuntor de 25A.

    Mas pelo que me explicou acima, assumindo que o disjuntor não tem defeito, e não havendo curto-circuito, então o disjuntor não dispara e posso ter a placa no máximo a consumir os 6000W, e mesmo assim o disjuntor está a proteger o circuito com o fio de 2.5mm²? Ou iso apenas é válido durante algum tempo, após o qual o disjuntor dispara, visto que estou a puxar mais do que os 16A por tempo superior ao "tempo de atuação do disjuntor"?

    Agradeço imenso o tempo gasto com as minhas dúvidas.
    🙏
    Parece que não leu corretamente o comentário:
    justme Escreveu: 08 jun 2023, 18:34
    Pode levar vários minutos (até 1h para disjuntores até 63A...) após ter sido ultrapassado o seu ponto de atuação.

    Portanto, é normal que o seu disjuntor não tenha disparado imediatamente!
    Avatar do Utilizador
    nelmindo
    Team Apoio
    Team Apoio
    Mensagens: 5378
    Registado: 14 abr 2008, 10:52
    Localização: PORTO
    Enviou: 23 vezes
    Agradecimento recebido: 195 vezes

    Re: Disjuntores não disparam

    Mensagem por nelmindo »

    afj147 Escreveu: 08 jun 2023, 22:35
    justme Escreveu: 08 jun 2023, 20:01 Boas,

    repare que o que disse acima se baseiam em determinações regulamentares, portanto desde que a instalação desse circuito obedeça ás regras, não tem que se preocupar, pois o disjuntor de 16A protege um circuito a fio de 2,5 mm2.

    O tempo de atuação do disjuntor é calculado de acordo com as disposições regulamentares que têm como objetivo proteger as instalações e os materiais que as constituem, portanto não se preocupe quando a corrente acima do calibre do disjuntor não o faz disparar imediatamente. É mesmo assim!

    Daqui excluo o caso de o disjuntor estar avariado, se quer ficar mais descansado substitua-o por outro com as mesmas carateristicas.

    Repare que no caso de curto-circuito a atuação do disjuntor é grosso modo "instântanea", mas neste caso tratam-se de correntes muitas vezes superiores ao calibre do disjuntor ou fusível.

    Até já

    Obrigado pela explicação

    Então apenas para resumir: eu tinha a ideia de que um cabo de 2.5mm² aguenta corrente de 24A, mas se tiver dentro de tubagens dentro da parede só aguenta até 21A antes de começar a aquecer. Como as tomadas elétricas aguentam até 16A, o disjuntor é também de 16A, garantindo assim que os fios não sobreaquecem.

    é exatamente a razão dos circuitos de tomadas serem protegidos por um disjuntor de 10A. O elo mais fraco é a tomada, mesmo que o fio 2.5 aguente mais. É o que acontece com os circuitos de iluminação. O disjuntor é de 10A não por causa do fio de 1,5 mas sim por causa dos interrptores que lá se metem pelo meio, que só aguentam 10A

    Eu não sei de que regras se está a referir quando diz "desde que a instalação desse circuito obedeça ás regras, não tem que se preocupar, pois o disjuntor de 16A protege um circuito a fio de 2,5 mm²”.

    Regras técnicas de instalações Electricas de Baixa Tensão ou seja a RTIEBT, também conhecida pela Portaria n.º 949-A/2006, de 11 de setembro
    https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe ... 006-303262

    Na minha situação tenho uma placa vitroceramica de 6000W, ligada diretamente ao fio elétrico de 2.5mm², que está ligado a um disjuntor de 16A.

    O meu entendimento era que a placa "puxa" 25A, e que o disjuntor deveria disparar, por ser um disjuntor de 16A, pelo que idealmente deveria ter fio de 4mm² e um disjuntor de 25A.

    Mas pelo que me explicou acima, assumindo que o disjuntor não tem defeito, e não havendo curto-circuito, então o disjuntor não dispara e posso ter a placa no máximo a consumir os 6000W, e mesmo assim o disjuntor está a proteger o circuito com o fio de 2.5mm²? Ou iso apenas é válido durante algum tempo, após o qual o disjuntor dispara, visto que estou a puxar mais do que os 16A por tempo superior ao "tempo de atuação do disjuntor"?

    Agradeço imenso o tempo gasto com as minhas dúvidas.
    🙏
    justme
    Velha Guarda
    Velha Guarda
    Mensagens: 702
    Registado: 26 mai 2007, 21:17
    Agradecimento recebido: 22 vezes

    Re: Disjuntores não disparam

    Mensagem por justme »

    Boas,

    tenho reparado que muitas pessoas pensam (incluindo profissionais) que a corrente num condutor é limitada pela densidade de corrente que o cobre suporta. Não é assim...

    A corrente máxima num condutor é limitada principalmente pela temperatura que o material de isolamento suporta.

    Esta temperatura por sua vez depende da corrente que passa pelo condutor, a secção do cobre e a capacidade da canalização do circuito dissipar o calor produzido.

    Portanto um condutor de uma certa secção suporta mais corrente se o isolamento for de borracha em vez de vinil, pois a borracha suporta maiores temperaturas.

    Também suporta mais corrente se o meio onde se encontra for mais "arejado", ou absorva mais calor como os enterrados.

    Até já
    justme
    Velha Guarda
    Velha Guarda
    Mensagens: 702
    Registado: 26 mai 2007, 21:17
    Agradecimento recebido: 22 vezes

    Re: Disjuntores não disparam

    Mensagem por justme »

    Boas,
    ...Na minha situação tenho uma placa vitroceramica de 6000W, ligada diretamente ao fio elétrico de 2.5mm², que está ligado a um disjuntor de 16A...
    Mas pelo que me explicou acima, assumindo que o disjuntor não tem defeito, e não havendo curto-circuito, então o disjuntor não dispara e posso ter a placa no máximo a consumir os 6000W, e mesmo assim o disjuntor está a proteger o circuito com o fio de 2.5mm²? Ou iso apenas é válido durante algum tempo, após o qual o disjuntor dispara, visto que estou a puxar mais do que os 16A por tempo superior ao "tempo de atuação do disjuntor"?
    Se o circuito for monofásico então, está a violar as regras, pois os condutores deviam ser de 6mm2.
    Embora o disjuntor acabe por disparar após algum tempo, não é boa prática violar deliberadamente as regras sujeitando o disjuntor a disparos constantes e condutores a stress termico repetido...

    Repare que quando disse para não se preocupar referi que as "coisas" deveriam estar dentro das regras e considerei que a sobrecarga fosse temporária(por exemplo arranque de uma bomba ou aparelho de A/C).

    Até já
    afj147
    Faça a sua apresentação
    Faça a sua apresentação
    Mensagens: 5
    Registado: 07 jun 2023, 23:22
    Profissão: Engenheiro informático
    Localização: Lisboa

    Re: Disjuntores não disparam

    Mensagem por afj147 »

    justme Escreveu: 09 jun 2023, 21:43
    Se o circuito for monofásico então, está a violar as regras, pois os condutores deviam ser de 6mm2.
    Obrigado pelas explicações.
    No entanto tenho outra dúvida. Vejo em vários sítios que o fio de 4mm² é adequado à situação que expus, visto que aguenta até 28A sem aquecer. O RTIEBT específica este valor ou há outra razão pela qual referiu que deve ser usado 6mm² ?
    Avatar do Utilizador
    nelmindo
    Team Apoio
    Team Apoio
    Mensagens: 5378
    Registado: 14 abr 2008, 10:52
    Localização: PORTO
    Enviou: 23 vezes
    Agradecimento recebido: 195 vezes

    Re: Disjuntores não disparam

    Mensagem por nelmindo »

    justme Escreveu: 09 jun 2023, 21:24 Boas,

    tenho reparado que muitas pessoas pensam (incluindo profissionais) que a corrente num condutor é limitada pela densidade de corrente que o cobre suporta. Não é assim...

    A corrente máxima num condutor é limitada principalmente pela temperatura que o material de isolamento suporta.

    Esta temperatura por sua vez depende da corrente que passa pelo condutor, a secção do cobre e a capacidade da canalização do circuito dissipar o calor produzido.

    Portanto um condutor de uma certa secção suporta mais corrente se o isolamento for de borracha em vez de vinil, pois a borracha suporta maiores temperaturas.

    Também suporta mais corrente se o meio onde se encontra for mais "arejado", ou absorva mais calor como os enterrados.

    Até já
    Sim, é verdade. Já demonstrei aqui, não estou a encontrar é o tópico, que se forem reunidas as condições para, um determinado condutor de 2,5 pode ser protegido por um disjuntor de 25A.
    Responder

    Voltar para “Dúvidas”