Solarge apresenta os primeiros painéis solares recicláveis do mundo

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Solarge apresenta os primeiros painéis solares recicláveis do mundo

Mensagem por admin »

Fabricante holandesa de painéis solares, Solarge, uniu forças com a EconCore para criar os primeiros painéis solares recicláveis e leves do mundo!
paineis-solares-reciclaveis-2.jpg
paineis-solares-reciclaveis-2.jpg (47.52 KiB) Visto 955 vezes
A Solarge, sediada nos Países Baixos, deu a conhecer o que afirma ser o primeiro painel solar 100% reciclável do mundo. No site da empresa, afirma que “a geração atual de painéis solares ainda tem algumas desvantagens”.

É por isso, necessária uma mudança de paradigma, com o objetivo de colher todo o potencial da energia solar.

Os painéis solares Solarge apontam para o futuro, graças às suas caraterísticas:

Pegada solar baixa em carbono: 80% melhor do que os painéis solares convencionais (na nova fábrica)
Totalmente reciclável e circular, graças à facilidade de desmontagem no final do ciclo de vida do produto
Pode ser feito inteiramente a partir de polímeros bio-baseados ou polímeros reciclados. O processo de fabricação do painel solar terá também uma pegada de carbono negativa
Mais de 50% mais leve do que os atuais painéis solares convencionais
Não contém materiais tóxicos como PFAS.

Como reduziram o peso dos painéis solares recicláveis?
paineis-solares-reciclaveis-leves.jpg
paineis-solares-reciclaveis-leves.jpg (59.21 KiB) Visto 955 vezes
A redução de peso dos painéis solares Solarge em colaboração com a EconCore deve-se, principalmente, à substituição do vidro normalmente utilizado para proteger as células solares do granizo e dos instaladores, por materiais leves tipo favo de mel fornecidos pela EconCore.

O material tipo favo de mel desenvolvido pela EconCore é composto por uma estrutura composta de favo de mel, unida a uma camada superior de polímero para substituir o vidro utilizado nos painéis solares convencionais.

O material do tipo favo de mel é muito forte e rígido para uma determinada densidade, distribuindo o stress de impactos em toda a sua estrutura.

A combinação da camada superior de polímero e do material tipo favo de mel é unida diretamente ao substrato abaixo, onde as células solares estão localizadas, o que significa que não há vidro e alumínio nos painéis Solarge que precisem ser reciclados.

O que esperar com a reciclagem de painéis solares?
A SolarCycle é uma empresa californiana fundada por um antigo CEO do Sierra Club, Jesse Simons, com o objetivo de reciclar painéis solares.

esse Simons afirma que os aterros sanitários de resíduos sólidos geralmente cobram cerca de 1/2 dólares para aceitar um painel solar. Valor que sobe para cerca de 5 dólares se o material for considerado resíduo perigoso. Em contraste, a SolarCycle cobra 18 dólares por painel, o que é muito dinheiro.
paineis-solares-reciclados.jpg
paineis-solares-reciclados.jpg (81.79 KiB) Visto 955 vezes
Mas as empresas estão dispostas a pagar o que a SolarCycle cobra, por serem incapazes de encontrar um aterro sanitário que seja licenciado para aceitar resíduos perigosos e assumir a responsabilidade legal por isso, além disso, querem minimizar o impacto ambiental dos painéis solares antigos.

A SolarCycle é uma de apenas cinco empresas nos Estados Unidos listadas pela SEIA como capazes de fornecer serviços de reciclagem. Esta indústria ainda está em fase de crescimento, estando ainda a descobrir como ganhar dinheiro a recuperar e vender os componentes dos painéis solares por eles recolhidos.

Já existe um princípio de processo de reciclagem dos painéis solares nos Estados Unidos, mas ainda não está disseminado em grande escala.

Painéis solares em fim de vida
Em 2016, a Agência Internacional de Energias Renováveis previu que, no início dos anos 2030, a quantidade global de painéis solares desativados equivaleria a cerca de 4% do número de painéis instalados.

ATÉ À DÉCADA DE 2050, O VOLUME DE RESÍDUOS DE PAINÉIS SOLARES AUMENTARÁ PARA PELO MENOS 5 MILHÕES DE TONELADAS MÉTRICAS POR ANO.

A China, o maior produtor de energia solar do mundo, deverá retirar do mercado um total cumulativo de pelo menos 13,5 milhões de toneladas métricas de painéis até 2050 – a maior quantidade entre as principais nações produtoras de painéis solares e quase o dobro do volume retirado nos EUA até então.

Importância de desenvolver técnicas de reciclar painéis solares
O Laboratório Nacional de Energia Renovável está envolvido no desenvolvimento de maneiras de reciclar painéis solares.

Taylor Curtis, Analista de sustentabilidade do NREL diz que “Uma gestão responsável e com custo efetivo do hardware do sistema de painéis solares é uma importante consideração empresarial e ambiental. Em que a reparação, reutilização ou recuperação deste equipamento reduziria os impactos ambientais negativos, reduziria as restrições de recursos e estimularia o crescimento econômico dos EUA”.

ESTIMAM AINDA QUE O MERCADO DE MATERIAIS DE PAINÉIS SOLARES RECUPERADOS APENAS NOS EUA POSSA TOTALIZAR 60 MILHÕES DE DÓLARES ATÉ 2030 E 2 BILHÕES DE DÓLARES ATÉ 2050.

Números que podem ser reduzidos, pois a reciclagem de painéis solares poderá aumentar a estabilidade da cadeia de suprimentos e a segurança dos recursos, diminuir os custos de produção, melhorar a reputação verde de uma empresa, fornecer novas fontes de receita, adicionar benefícios fiscais e criar mais oportunidades de emprego nas indústrias de energia renovável.

A tarefa da Solarge
Não temos como saber se os novos painéis solares completamente recicláveis da Solarge serão comercialmente bem-sucedidos.

Não existem muitas informações disponíveis da empresa sobre o custo ou eficiência fatores que mais importam aos possíveis clientes/consumidores da empresa e dos seus painéis solares recicláveis!

No entanto, a perspetiva de termos no mercado painéis solares que pesam 50% menos, têm 80% menos emissões de carbono durante o processo de produção, não contêm materiais PFAS e são 100% recicláveis parece algo que todos gostaríamos de ter e saber mais informações.

Fonte: https://www.portal-energia.com/solarge- ... eis-mundo/


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Energia Fotovoltaica”